Embora não seja tão famoso quanto os outros membros de sua família, como os guppies e platies, o Merry Widow (Phallichthys amates) é um peixe bastante resistente, possui um comportamento pacífico e hábitos de reprodução bem parecidos com seus parentes mais próximos.
Além disso, esses peixes são perfeitos para aquários comunitários e até mesmo aquaristas iniciantes podem mantê-los facilmente. Na verdade, essa espécie possui a fama de ser muito mais prolífica do que os famosos guppies.
As fêmeas do Merry Widow são maiores do que os machos e suas cores variam entre um cinza claro / dourado com um brilho metálico azulado quando há luz refletida. A característica mais marcante desses peixes é a faixa preta ao longo da borda da barbatana dorsal, que às vezes é contornada por uma fina faixa branca.
Continue lendo esse artigo para conhecer um pouco mais sobre essa interessante espécie.
Ficha Técnica
Nome: Merry Widow, Merry Widow Liverbearer, Olomina, Iridescent Widow
Nome Científico: Phallichthys amates (Miller, 1907)
Família: Poeciliidae
Origem da Espécie: América Central (sul da Guatemala à Costa Rica e Panamá);
Comprimento: Até 7 cm
Expectativa de Vida: Entre 3 – 5 anos
Nível de Dificuldade: Fácil;
Parâmetros da Água
pH: Manter o pH da água entre 6.0 – 8.0
Dureza da Água: 9° – 19° dH
Temperatura: Manter entre 24°C – 27°C
Características
Alimentação
Na natureza, o Merry Widow se alimenta de algas e microfauna que cresce em todas as superfícies de riachos, bem como de insetos e crustáceos.
Em um aquário, eles não são exigentes e aceitam todos os tipos de alimentos disponíveis para peixes ornamentais como, por exemplo, rações em flocos, pellets, alimentos congelados, liofilizados e vivos de alta qualidade.
Esses animais também serão vistos mordiscando todas as superfícies do aquário, provavelmente consumindo o biofilme presente nele, entre as refeições.
Abaixo, listarei duas excelentes rações para esses peixes. Caso queira adquiri-las, basta clicar nos links abaixo:
Imagem | Produto | Descrição | Preço |
---|---|---|---|
Tetramin | Ração de fácil digestão, que ao mesmo tempo ajuda a acelerar o crescimento dos peixes. Embalagem: 20g |
Comprar na Amazon | |
TetraColor | Alimento diário que ajuda a realçar as cores naturais dos peixes. Embalagem: 20g |
Comprar na Amazon |
Temperamento / Comportamento
Assim como a maioria dos outros peixes da família Poeciliidae, você deve manter o Merry Widow na proporção de 1 macho para 2 – 3 fêmeas.
Esses peixes são considerados muito pacíficos e passarão a maior parte do tempo procurando por algas e perseguindo uns aos outros em busca de acasalamento.
Fique ciente de que esses animais são muito inteligentes e sabem o que está acontecendo ao redor do aquário. Quer um exemplo? Eles irão implorar por comida quando verem o dono, mas ignorarão outras pessoas que se aproximarem do aquário.
Embora costumem nadar por todos os cantos do aquário, não são agressivos e se dão bem com muitas outras espécies de peixes.
Veja também:
Compatibilidade
O Merry Widow não é um peixe muito grande e, por isso, pode se tornar uma excelente refeição para peixes maiores. Então, caso queira criá-los com outras espécies, certifique-se de colocá-los com coridoras, cascudos e outros poecilídeos. Você também pode adicioná-los com tetras, barbos, assim como também com colisas.
Reprodução / Acasalamento
Como já mencionamos antes, esses peixes se reproduzem com extrema facilidade. Os machos possuem um gonopódio e são bem menores do que as fêmeas.
Os filhotes do Merry Widow são capazes de sobreviver por conta própria desde o nascimento, mas os pais não possuem nenhum cuidado parental. Uma observação interessante é que, ao contrário dos guppies e platies, o Merry Widow não costuma se importar muito com os filhotes, portanto, não há necessidade de separá-los para evitar a predação.
A gestação da fêmea dura cerca de quatro semanas e ela pode liberar até 80 alevinos de uma só vez.
Configuração do aquário
O aquário precisa ter no mínimo 76 litros para um grupo de 6 ou mais peixes da espécie.
Na natureza, por exemplo, o Merry Widow é encontrado em riachos de fluxo lento e com águas estagnadas, geralmente sobre um fundo de lama. Além disso, esses locais possuem muita vegetação, ou seja, o aquário deve possuir muitas plantas vivas para dar aos peixes um ambiente ideal para a sobrevivência e procriação.
Procure adicionar Musgo de Java, Samambaias de Java, rochas e plantas flutuantes para compor o aquário dessa espécie.
Referências Bibliográficas
Bussing, W.A., 1998. Peces de las aguas continentales de Costa Rica [Freshwater fishes of Costa Rica]. 2nd Ed. San José Costa Rica: Editorial de la Universidad de Costa Rica. 468 p. (Ref. 36880)