A Molinésia Velifera (Poecilia velifera) é um dos peixes mais famosos e bonitos do mundo do aquarismo, uma vez que apresentam uma variedade enorme de cores e formas. Elas são muito fáceis de serem identificadas, já que os machos possuem barbatanas dorsais imensas.
Embora esses peixes sejam nativos de habitats de água doce, salobra e até mesmo de água salgada no sul da América do Norte, os espécimes vendidos em lojas de aquarismo são, em sua maioria, peixes que prosperam em água doce alcalina. Apesar de seu tamanho, já que podem chegar aos 15 cm, esses peixes são pacíficos e muito extrovertidos.
De um modo geral, são animais que aceitam todos tipos de alimentos, além de gostarem de nadar na região do meio e superior do aquário. Entretanto, lembre-se de adicionar uma boa tampa ao aquário, pois são excelentes saltadores.
Selecionei as três melhores rações disponíveis no mercado para as molinésias. Portanto, caso esteja interessado em adquiri-las, basta clicar nos links ao lado: Tetra Color Flakes 20g, Tetramin 20g, Jbl Novovert 40g.
Ficha Técnica
Nome: Molinésia Velifera, Molinésia Latipina, Sailfin Molly
Nome Científico: Poecilia velifera (Lesueur, 1821)
Família: Poeciliidae
Origem da Espécie: Península de Yucatan (México)
Comprimento: Até 15 cm
Expectativa de Vida: Entre 3 e 5 anos;
Parâmetros da Água
pH: Manter o pH da água entre 7.0 – 8.8
Dureza da Água: 8° – 25° dH
Temperatura: Manter entre 20°C – 28°C
Características
Nível de Cuidado: Fácil;
Alimentação: Onívoro. A Molinésia Velifera não é um peixe muito exigente, uma vez que irá aceitar a maioria dos alimentos disponíveis vendidos em pet shops. Para manter uma boa dieta, forneça uma ração em flocos de alta qualidade todos os dias.
Essa espécie também aceita alimentos vivos, portanto, procure dar artêmias, larvas de besouros do amendoim, assim como também bloodworms algumas vezes durante a semana.
Temperamento / Comportamento: A Molinésia Velifera não costuma ser um peixe muito agressivo, embora os machos possam brigar entre si durante a reprodução.
Mas de qualquer forma, você deve manter sempre uma proporção de 3 – 4 fêmeas para cada macho dentro do aquário.
Compatibilidade: De um modo geral, essa espécie pode conviver com outros peixes, contanto que essas espécies possam tolerar água dura. Então, alguns bons companheiros para elas incluem, por exemplo, espadas, platies, gouramis e loricarídeos resistentes.
Reprodução / Acasalamento: A reprodução da Molinésia Velifera se assemelha aos outros peixes da família Poeciliidae.
Veja também:
As fêmeas armazenam os espermatozoides dos machos para que sejam fertilizados mais tarde e produzir alevinos com o passar do tempo. Nessa espécie não há cuidado parental, ou seja, os pais podem se alimentar dos próprios filhotes.
A gestação dura cerca de 4 – 8 semanas e, por fim, os filhotes já saem formados e começam a nadar pelo aquário. Uma fêmea pode produzir, por exemplo, de 20 à 150 alevinos após o período de gestação. O macho costuma ser menor e bem mais colorido do que a fêmea, assim como também possui uma nadadeira anal adaptada em forma de gonopódio.
Tamanho do aquário: Em primeiro lugar, é importante frisar que você precisa ter um aquário espaçoso para esses peixes. Em aquários pequenos eles não costumam crescer muito e, por conta disso, não atingem o tamanho esperado, além de produzirem filhotes subdesenvolvidos. Portanto, é melhor mantê-los em grupos de 10 ou 12 espécimes adultos. O tamanho mínimo do aquário deve ser de 200 litros.
A Molinésia Velifera não é um peixe muito exigente quanto a decoração ou filtragem, no entanto, parecem prosperar melhor em aquários com muitas plantas e com um fluxo de água suave.
Referências Bibliográficas
Rodriguez, C.M., 1997. Phylogenetic analysis of the tribe Poeciliini (Cyprinodontiformes: Poeciliidae). Copeia 1997(4):663-679. (Ref. 26855)