O peixe Oscar (Astronotus ocellatus) é um dos ciclídeos mais criados em aquários de água doce. Com personalidade cativante, inteligência acima da média e cores muito atraentes, esse peixe se tornou um dos queridinhos dos aquaristas que estão começando a se aventurar na criação de ciclídeos que requerem grandes espaços.
Abaixo, confira um guia de cuidados completo sobre o peixe Oscar. Aprenda como alimentar esse peixe, suas características físicas e comportamentais, além de processos como a reprodução e configuração de aquário.
Ficha Técnica do peixe Oscar
Nome: Oscar, Apiari, Carauaçu, Acará-guaçu, Acará-açu, Acará-Grande, Tiger Oscar, Velvet Cichlid, Marble Cichlid;
Nome Científico: Astronotus ocellatus (Agassiz, 1831);
Família: Cichlidae;
Origem da Espécie: Nativo do Peru, Colômbia, Brasil e Guiana Francesa, Argentina, Paraguai e Uruguai;
Comprimento: Até 35 cm;
Expectativa de Vida: Até 10 anos;
Nível de Dificuldade: Fácil / Moderado;
Parâmetros da Água
pH: Manter o pH da água entre 6.5 e 7.5;
Dureza da água: Entre 10 – 20;
Temperatura: Entre 22 e 28°C;
Características
Distribuição e Habitat
Na natureza, o peixe Oscar é encontrada em partes da América do Sul, incluindo Argentina, Brasil, Colômbia, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela. Ele costuma nadar ao longo dos rios e afluentes do Amazonas e Orinoco, aproveitando suas temperaturas quentes e correntes de água moderadas.
Há variedades de peixes Oscar que foram criadas e introduzidas em outras partes do mundo, incluindo África, sul da Ásia e América do Norte. Além disso, ele também pode ser encontrado em partes da Guiana Francesa e Suriname.
Aparência
O peixe Oscar possui corpo marrom / preto com cores avermelhadas ou laranjas nas laterais. Algumas variações desse peixe apresentam coloração esverdeada. Existe também variações albinas, que têm corpos brancos com padrões avermelhados.
Com corpo grande e oval, o Oscar é uma espécie de peixe relativamente grande. Ele possui cabeça, boca e olhos grandes. Além disso, suas barbatanas em forma de leque se estendem pelo comprimento de seu corpo.
Quando é ainda um peixe jovem, o Oscar possui cores opacas e suas marcas são bem escuras. As cores do peixe tornam-se mais brilhantes e suas marcas pretas tornam-se acinzentadas à medida que ele cresce. Um peixe Oscar estressado ou doente, por exemplo, ficará com a aparência pálida.
Alimentação
Onívoro. Na natureza, o peixe Oscar se alimenta de uma dieta variada contendo larvas, peixes pequenos, assim como também matéria vegetal. Como é um peixe onívoro e oportunista, ele come tudo aquilo que encontra pela frente e, por isso, você deve replicar esse tipo de dieta em um aquário.
Alimente o Oscar com uma boa combinação de rações em pellets ou flocos, alimentos vivos / congelados, como dáfnias e artêmias, e alimentos à base de vegetais, como rações ricas em spirulina ou vegetais frescos.
Veja também:
Lembre-se que o peixe Oscar é um excelente caçador e adora pegar e comer alimentos vivos.
Procure alimentá-lo com pequenas porções de alimento pelo menos 2 – 3 vezes por dia. Mas em cada sessão, adicione quantidades de alimentos que eles possam consumir em no máximo 2 minutos.
Abaixo, listarei algumas das principais rações disponíveis para o peixe Oscar. Caso queira adquiri-las, basta clicar nos links:
No products found.
Temperamento / Comportamento
O Peixe Oscar é um animal muito inteligente e pode reconhecer seu dono. Uma das características mais interessantes é que ele pode até mesmo comer na mão, dando-lhe o apelido de “cão dos rios”. A inteligência do peixe Oscar é uma das suas principais qualidades.
No entanto, o peixe Oscar é bastante territorial e têm tendências agressivas. Por isso, você deve escolher com bastante cuidado quais peixes devem viver em um aquário comunitário com ele.
Se o peixe Oscar sentir que seu território está sendo invadido, ele atacará qualquer peixe que cruzar o seu caminho. Além disso, ele também costuma brigar com outros peixes de sua espécie durante as épocas de reprodução.
No geral, o Oscar é um nadador rápido e prefere viver na região intermediária do aquário. Por isso, esse peixe precisa de grandes espaços abertos. Embora seja uma espécie sociável, ainda assim prefere ambientes que possuam esconderijos formados com rochas e plantas para se esconder.
Veja também:
Compatibilidade
Devido à sua personalidade agressiva e territorial, o peixe Oscar deve ficar bem longe da maioria das outras espécies de peixes. Embora estejam acostumados a viver com outras espécies na natureza, ainda assim a tensão pode aumentar em um aquário com espaço limitado, causando brigas e até mesmo mortes.
Em particular, eu recomendo que você crie o Oscar sozinho. No entanto, se ainda quiser criá-lo com outros peixes em um aquário comunitário, escolha espécies grandes, pacíficas e que não o atrapalhe.
Alguns bons companheiros de aquário incluem, por exemplo:
Além disso, se você planeja adicionar mais de um peixe Oscar ao aquário, certifique-se de que haja muito espaço para todos eles. Um aquário com no mínimo 300 litros é o ideal para adicionar 2 peixes da espécie.
Evite também adicionar peixes pequenos ou invertebrados, como camarões ou caranguejos, já que eles se tornarão uma refeição bastante saborosa para o peixe Oscar.
Veja também:
Dimorfismo Sexual
Identificar o macho e a fêmea do peixe Oscar é o primeiro passo quando o assunto é a reprodução. Diferenciá-los não é uma tarefa nada fácil.
Sabe-se que os peixes da espécie são “monomórficos”, o que significa que eles são exatamente iguais, independentemente do sexo.
Os órgãos genitais de um peixe Oscar são o único método para diferenciar o macho da fêmea.
Durante a reprodução, a fêmea possui um “tubo de ovos” que se projeta na mesma área do ânus. Por outro lado, o macho possui o órgão sexual semelhante a um pequeno pico. Nas fêmeas, esse “tubo” costuma ser mais largo e rombudo porque serve para liberar os óvulos.
Para determinar através da observação dos órgãos genitais, você deve segurar o peixe na mão e olhar de perto. A diferenciação fica bem difícil caso a observação seja feita com o peixe nadando no aquário.
Reprodução / Acasalamento
Criar o peixe Oscar em cativeiro é difícil e muitas vezes requer vários peixes juntos. Em relação aos companheiros, eles são exigentes, e adicionar um macho e uma fêmea nas condições certas não garante o sucesso reprodutivo.
Mas, se você é uma pessoa inflexível e quer mesmo assim criá-los, aqui está o que deve fazer:
- Selecione um casal de peixes adultos (os peixes geralmente amadurecem depois de atingir um ou dois anos de idade);
- Coloque o macho e a fêmea em um aquário de reprodução separado, decorado de forma parecida com o aquário principal. Então, diminua a temperatura da água em alguns graus para imitar a estação chuvosa, o que incentiva a reprodução na natureza;
- Troque a água do aquário a cada dois dias. Além disso, alimente-os com uma dieta variada de alimentos vivos e congelados;
- Se o casal estiver interessado um no outro, ambos os peixes abrirão suas brânquias e balançarão ou vibrarão suas caudas. Mas, se o casal não mostrar interesse e começar a brigar, separe-os e tente adicionar uma outra fêmea ou outro macho;
- Após a reprodução bem sucedida, a fêmea colocará cerca de 3.000 ovos em uma superfície plana, como uma rocha, por exemplo;
- Os pais irão vigiar os ovos por até três dias até que eles eclodam;
- Remova os pais do aquário após a eclosão dos ovos para evitar que eles comam os filhotes;
- Por fim, crie os alevinos no aquário de reprodução e alimente-os com rações específicas para eles. Procure alimentá-los quatro vezes por dia.
Configuração do aquário
O aquário deve ter no mínimo 100 litros para um único exemplar ou 300 litros para um casal.
O peixe Oscar têm necessidades moderadas de cuidados. Replicar o habitat natural da espécie e sua dieta é algo relativamente fácil. No entanto, devido às tendências agressivas, o peixe requer cuidados extras ao se alojar com outras espécies.
Um aquário grande, com parâmetros estáveis e um fluxo de água moderado ou forte são perfeitos para o peixe Oscar. Na natureza, por exemplo, eles são encontrados em rios e afluentes do Amazonas e Orinoco. Esses ambientes são uns dos mais ricos em biodiversidade na natureza e, por isso, você deve tentar replicá-los, criando aquários com águas quentes e adicionando espécies variadas de plantas.
Veja também:
Para recriar o habitat natural do peixe Oscar, adicione um substrato macio e arenoso, alguma vegetação, troncos e rochas.
O aquário deve conter uma decoração parecida com o leito rochoso dos rios, ou seja, deve possui algum tipo de vegetação e cavernas formadas com rochas, raízes e quaisquer outros tipos de decoração.
O peixe Oscar gosta de cavar o substrato e reorganizar o ambiente em que vive, então as plantas devem ser resistentes e estar bem enraizadas, e as decorações devem ser bem fixas para evitar quedas que possam machucar o peixe.
Referências
Page, L.M. and B.M. Burr, 1991. A field guide to freshwater fishes of North America north of Mexico. Houghton Mifflin Company, Boston. 432 p. (Ref. 5723);
Richard F. Stratton, The Guide to Owning Cichlids, T.F.H. Publications, Inc., 2002;
Glen S. Axelrod, Brian M. Scott, Neal Pronek, Encyclopedia Of Exotic Tropical Fishes For Freshwater Aquariums, TFH Publications, 2005;
8 Comentários
Pingback: Por que meu peixe Oscar não está crescendo? - MyAquarium
Pingback: Top 6 peixes compatíveis com o famoso Peixe Oscar - MyAquarium
Pingback: Distichodus Seis Barras (Distichodus sexfasciatus) - MyAquarium
Pingback: Red Terror (Mesoheros festae) - MyAquarium
Pingback: Salvini (Trichromis salvini) - MyAquarium
Pingback: Limpa vidro (Otocinclus Affinis) - Ficha Técnica | MyAquarium
Pingback: Top 5 ciclídeos anões ideais para você colocar no seu aquário! - MyAquarium
Pingback: Confira 7 lindos peixes de água doce agressivos para colocar no aquário | MyAquarium