O Papa-terra do Suriname (Geophagus surinamensis) é uma das espécies de ciclídeos mais pacíficas para se criar em aquários. Ele possui uma bela coloração, natureza pacífica e, acima de tudo, é considerado fácil de cuidar.
Abaixo, confira um guia de cuidados completo sobre o Papa-terra do Suriname. Aprenda como alimentar esse peixe, suas características físicas e comportamentais, além de processos como a reprodução e configuração de aquário.
Ficha Técnica do Papa-terra do Suriname
Nome: Papa-terra do Suriname, Red Striped Eartheater;
Nome Científico: Geophagus surinamensis (Bloch, 1791);
Família: Cichlidae;
Origem da Espécie: América do Sul;
Comprimento: Até 14,8 cm;
Expectativa de Vida: Entre 5 e 10 anos;
Nível de Dificuldade: Fácil / Moderado;
Parâmetros da Água
pH: Manter entre 6.0 – 8.0;
Dureza da água: Entre 5 – 19;
Temperatura: Manter entre 24 – 27°C;
Características
Distribuição e Habitat
O Papa-terra do Suriname pode ser encontrado principalmente na América do Sul, na bacia do Rio Amazonas, rio Marowije no Suriname e Guiana Francesa, assim como também nos rios Saramacca e Suriname.
Estes peixes habitam o fundo do leito dos rios, piscinas naturais e remansos. Eles passam a maior parte do tempo vasculhando seixos e areia em busca de alimento, além de se protegerem de predadores em cavernas e fendas.
Aparência
Os espécimes mais jovens do Papa-terra do Suriname costumam ter cores mais opacas. Uma vez que atingem a fase adulta, você verá cores bem destacadas. Peixes que não estejam estressados em aquários bem cuidados exibem padrões lineares semelhantes ao Tetra Neon (vemelho, azul e verde).
As barbatanas e caudas possuem padrões manchados de azul claro e são longas e fluidas. Isso pode representar um problema quando eles estão na companhia de espécies que gostam de mordiscar barbatanas.
O Papa-terra exibe melhor suas listras vermelhas pelo corpo quando não está estressado e na companhia de peixes agressivos. Além disso, sua bela coloração o torna uma espécie valiosa e um complemento perfeito para qualquer aquário doméstico.
Alimentação
Onívoro. O Papa-terra do Suriname é um peixe fácil de alimentar e aprecia uma variedade enorme de alimentos. Como adora peneirar o substrato em busca de comida, fornecer alimentos para peixes de fundo é uma escolha segura. Além disso, adicionar artêmias, bloodworms, camarões picados ou dáfnias ajuda a exibir um comportamento mais natural.
Você também pode adicionar vegetais picados, como abobrinha ou abóbora. Se quiser realçar ainda mais as cores dos peixes, tente adicionar um alimento enriquecido com spirulina à dieta.
Temperamento / Comportamento
Ao contrário de grande parte dos ciclídeos, o Papa-terra do Suriname é um peixe surpreendentemente pacífico e de temperamento doce. Por isso, ele não incomodará seus companheiros de aquário, sejam eles grandes ou pequenos. Os machos da espécie só se tornam um pouco mais territoriais quando estão em período de desova.
Estes peixes preferem viver nos níveis intermediários e inferiores de um aquário e passarão a maior parte do tempo se alimentando no fundo.
Compatibilidade
A melhor forma de garantir que outros peixes possam conviver com o Papa-terra do Suriname é evitar espécies agressivas no aquário.
No geral, o Papa-terra não incomodará peixes grandes ou pequenos. Em aquários realmente grandes com vários deles, pode ser interessante adicionar múltiplas espécies de peixes coloridos (pequenos ou grandes).
Alguns dos principais peixes compatíveis com o Papa-terra do Suriname incluem, por exemplo:
Dimorfismo Sexual
Para diferenciar o macho e a fêmea do Papa-terra do Suriname basta olhar o comprimento das nadadeiras. Os machos terão barbatanas e caudas mais longas e elaboradas. As distinções entre os dois começam a aparecer depois de um ano de idade.
Acasalamento / Reprodução
Embora não seja um criador tão prolífico quanto outros peixes sul-americanos menores, o Papa-terra do Suriname desova em cativeiro.
A reprodução costuma ocorrer naturalmente quando eles atingem a maturidade sexual. Alguns tratadores costumam mexer na coloração da água, deixando-a com um aspecto mais escuro, parecendo com as águas do rio Amazonas. Além disso, deixar o pH da água em 7.0 também ajuda no processo.
Eu recomendo que você observe o comportamento dos peixes. O macho começará a fazer alguns buracos rasos no fundo do aquário. Então, ele tentará encorajar a fêmea a colocar seus ovos no ninho para fertilizá-los. Ao conseguir, o macho ou a fêmea coloração os ovos na boca para guardá-los.
O amadurecimento dos ovos ocorre em até três dias. Quando eclodem, os filhotes nadam livremente, mas voltam para a boca de seus pais caso se sintam ameaçados por outros peixes.
Tenha em mente que os adultos da espécie serão agressivos com seus companheiros de aquário durante o período de desova e criação dos filhotes. No entanto, ambos os pais abandonam suas funções quando os filhotes ficam grandes demais para caber em suas bocas.
Os alevinos podem ser alimentados com alimentos vivos (artêmias) e também com rações que afundam.
Configuração do aquário
O aquário para o Papa-terra do Suriname precisa ter no mínimo 200 litros para um único indivíduo ou casal. Use esse tamanho como um fator para cada par de peixes que for adicionar.
Assim como a maioria das espécies de ciclídeos sul-americanos, o Papa-terra gosta de ter água limpa e livre de amônia e nitrito. Além disso, como ele adora revirar o substrato, o ideal é ter um bom sistema de filtragem no aquário que possa ficar escondido.
Em relação a decoração, procure adicionar um substrato de areia fina ou cascalho. Tome cuidado com as plantas, pois elas podem ser desenraizadas, mas as plantas flutuantes podem fornecer alguma variedade e cobertura. Crie esconderijos com rochas, troncos e raízes grandes para que eles possam explorar e manter um certo interesse no ambiente. Além de fornecerem locais de refúgio, essas decorações ajudam a manter um ambiente mais próximo daquele visto na natureza.
Referências Bibliográficas
Kullander, S.O. and H. Nijssen, 1989. The cichlids of Surinam: Teleostei, Labroidei. E.J. Brill, Leiden, The Netherlands. 256 p. (Ref. 26372);