O Pavão Flavescente (Aulonocara stuartgranti) é um ciclídeo relativamente pequeno do Lago Malawi, podendo atingir no máximo 13 cm de comprimento. A espécie possui coloração amarelo vibrante na maior parte do corpo e cores azuis em suas barbatanas dorsal e também no rosto.
Este ciclídeo está em um grupo muito pequeno de peixes do Lago Malawi, conhecidos como Ciclídeos Pavão, e são muito populares entre os aquaristas. Os ciclídeos pavão pertencem ao gênero Aulonocara que contém cerca de 28 espécies, mas com muitas subespécies. Devido as suas cores brilhantes, conferem a este grupo o merecido nome de “Pavão”.
O Pavão Flavescente, por sua vez, é uma espécie que se adapta muito rápido ao aquário, tornando-o um animal muito procurado entre os aquaristas. Eles preferem dietas ricas em proteínas e se comportarão como cachorrinhos quando estiverem para ser alimentados, tamanha a sua excitabilidade.
Em relação ao aquário, procure fornecer espaços abertos para que eles possam nadar e muitas cavernas para se esconderem e dormirem. Acima de tudo, realizar trocas parciais de água irá ajudar a manter esses peixes saudáveis por muitos anos.
Ficha Técnica
Nome: Pavão Flavescente, Sunshine Peacock, Aulonocara stuartgranti Maleri, Orange Peacock, Yellow Regal Peacock;
Nome Científico: Aulonocara stuartgranti (Meyer & Riehl, 1985);
Família: Cichlidae;
Origem da Espécie: África (Lago Malawi);
Comprimento: Até 13 cm;
Expectativa de Vida: Até 10 anos se for muito bem cuidado;
Nível de Dificuldade: Iniciante;
Parâmetros da Água
pH: Manter o pH da água entre 7.7 – 8.6;
Dureza da Água: 6° – 10° dH;
Temperatura: Manter entre 22°C – 26°C;
Características
Alimentação
Onívoro. Na natureza, o Pavão Flavescente se alimenta de muitos tipos de alimentos, incluindo pequenos invertebrados que vivem no fundo do lago.
Nos aquários, procure fornecer uma dieta rica em proteínas incluindo, por exemplo, rações em pellets ou flocos, dáfnias congeladas ou liofilizadas, bloodworms e artêmias. Contudo, evite apenas tubifex, pois esse tipo de alimento contribui para o surgimento de doenças, como a Malawi Bloat.
Separei as principais rações que você pode utilizar para alimentar o Pavão Flavescente. Caso queira comprá-las, basta clicar nos links abaixo:
No products found.
Temperamento / Comportamento
O Pavão Flavescente é muito pacífico e pode ser mantido sozinho ou na proporção de um macho para cada duas fêmeas. Evite adicionar mais de um macho ao aquário, já que eles podem acabar brigando, uma vez que são peixes bem territoriais.
No geral, a espécie passará a maior parte do tempo nadando na região inferior do aquário, portanto, não irá incomodar espécies que fiquem em outras áreas.
Compatibilidade
Caso seja mantido com companheiros inadequados, o Pavão Flavescente pode tentar comê-los, ainda mais se forem colocados com fêmeas pequenas.
Além disso, evite colocá-los com outras espécies de Aulonocara para evitar hibridização. No entanto, você pode adicioná-los com Arco-íris Boesemani e Tetras do Congo, mas fique atento ao comportamento dos animais, pois qualquer tipo de agressão, você deve retirá-los.
Veja também:
Dimorfismo Sexual / Reprodução / Acasalamento
Para obter sucesso na criação dessa espécie, procure deixar um macho com duas fêmeas em um mesmo aquário. Quando se sentirem confortáveis, os machos ficarão com uma coloração intensa para atrair as fêmeas.
Todos os pais de ciclídeos costumam cuidar de seus filhotes e, por isso, o Pavão Flavescente não foge à regra. Mas procure montar um aquário de reprodução separado no caso deles estarem na companhia de outros peixes. Um casal de ciclídeos protegendo seus filhotes pode ser muito agressivo com outras espécies.
O Pavão Flavescente é um incubador bucal. Portanto, as fêmeas irão liberar seus ovos e depois colocá-los de volta em sua boca. Logo em seguida, elas irão cutucar a nadadeira anal do macho para fazê-lo liberar o esperma. Por fim, ela colocará esse esperma em sua boca para fertilizar os ovos.
A fêmea irá carregar os ovos em sua boca até que os filhotes nasçam e tenham idade suficiente para se alimentarem por conta própria. Por isso, durante esse período, pode ser que ela mordisque pequenas quantidades de alimento ou até mesmo fique sem comer.
Configuração do aquário
O aquário precisa ter no mínimo 210 litros para um único peixe, mas caso queira criar um macho com duas fêmeas, o tamanho mínimo passa para 400 litros.
O Pavão Flavescente é uma espécie que necessita de águas agitadas, ou seja, a filtragem deve ser forte e eficiente. Além disso, o cascalho pode ser de corais triturados para ajudar a manter o pH elevado. No entanto, você deve ficar atento ao pH elevado, pois quanto mais alto ele fica mais a amônia é letal para os peixes. Então, você deverá realizar trocas parciais de água com frequência para evitar problemas.
Procure criar esconderijos e áreas de descanso com rochas, mas certifique-se de deixar espaços abertos na frente para que eles possam nadar tranquilamente.
Por fim, algo bastante interessante sobre esses peixes é que eles não mordiscam ou danificam as plantas quanto outros ciclídeos. Por isso, você pode adicionar algumas espécies mais resistentes ao aquário sem maiores problemas.
Referências Bibliográficas
Maréchal, C., 1991. Aulonocara. p. 11-17. In J. Daget, J.-P. Gosse, G.G. Teugels and D.F.E. Thys van den Audenaerde (eds.) Check-list of the freshwater fishes of Africa (CLOFFA). ISNB, Brussels; MRAC, Tervuren; and ORSTOM, Paris. Vol. 4. (Ref. 4975)
3 Comentários
Pingback: Golfinho do Malawi (Cyrtocara moorii) - MyAquarium
Pingback: Quais são os 10 ciclídeos mais populares do Lago Malawi? - MyAquarium
Pingback: Top 7 ciclídeos africanos mais coloridos para aquários - MyAquarium