O Peixe Arco-íris Agulha (Iriatherina werneri) é conhecido por ser uma espécie bastante dócil e inofensiva em relação aos outros peixes. Eles costumam ser gregários, pacíficos e muito sociáveis, ou seja, ideais para compor aquários comunitários.
Na natureza, essa espécie habita cursos de água lentos, pântanos e lagos, todos com muita vegetação, características que são apreciadas na hora de compor aquários e layouts para esses peixes. Os mais jovens, incluindo as fêmeas, irão formar grandes grupos em plantas e galhos retorcidos nas margens desses locais. Os machos adultos, por sua vez, irão frequentar esses locais exibindo suas cores na esperança de acasalamento.
No geral, devido as suas belas cores, combinadas com uma natureza gregária e pacífica, esses peixes são excelentes para qualquer tipo de aquário. Eles são muito adaptáveis e viverão felizes em um aquário sem peixes agressivos.
Ficha Técnica
Nome: Peixe Arco-íris Agulha, Threadfin rainbowfish, Featherfin Rainbowfish
Nome Científico: Iriatherina Werneri (Meinken, 1974)
Família: Melanotaeniidae
Origem da Espécie: Nova Guiné, Austrália e Indonésia
Comprimento: Em cativeiro até 5 cm
Expectativa de Vida: Até 3 anos.
Parâmetros da Água
pH: Manter o pH da água entre 5.5 – 7.5
Dureza da água: 5° – 14 °GH
Temperatura: Manter entre 22ºC – 30ºC
Características
Nível de Cuidado: Fácil;
Alimentação: Onívoro. O Peixe Arco-íris Agulha possui bocas bem pequenas, então se alimentam de algas, diatomáceas, assim como também outros tipos de vegetação e pequenos insetos em seu habitat natural.
Nos aquários, eles devem aceitar rações em flocos trituradas e pequenos alimentos vivos. Adicione larvas de mosquito congeladas ou vivas, náuplios de artêmias, dáfnias, copépodes e microvermes.
Adicionar alimentos muito grandes ao aquário pode resultar em ferimentos graves em suas bocas. Portanto, procure triturar tudo o que você for dar para esses peixes.
Temperamento / Comportamento: O Peixe Arco-íris Agulha é uma espécie que vive bem em grupos, além de ser pacífica e muito sociável. Acima de tudo é bastante ativa e deve ser mantida com no mínimo 6 indivíduos em um mesmo aquário.
Deve-se tomar muito cuidado para não colocá-los com peixes muito agressivos, pois eles são muito dóceis e inofensivos.
Mantenha vários machos e fêmeas em um mesmo aquário. A “luta” deles consiste em um aceno de barbatanas, algo lindo de se ver. No entanto, mantenha uma proporção de 1 macho para cada 2 fêmeas para evitar quaisquer problemas.
Compatibilidade: Procure manter o Arco-íris Agulha com outros peixes de mesmo tamanho. Isso quer dizer, que eles podem ser mantidos com Rasboras, danios, coridoras, e limpa vidros, assim como também camarões.
Veja também:
Reprodução / Acasalamento: A reprodução do Arco-íris agulha em cativeiro é fácil, dadas as condições apropriadas. No entanto, na natureza, costumam se reproduzir no inverno. Para iniciar o processo, adicione muitas plantas flutuantes para que eles possam realizar a postura nelas.
Após a postura, remova as plantas, pois isso evita que os ovos acabem na boca de outros peixes. O ideal é que o aquário de reprodução contenha um macho e duas fêmeas.
Os ovos eclodem em até sete dias. Os filhotes são muito difíceis de alimentar por causa de suas bocas pequenas. Portanto, forneça microalgas ou infusórios. Os alevinos crescem bem rápido, podendo atingir cerca de 2 cm em 2 meses.
Tamanho do aquário: O aquário precisa ter no mínimo 100 litros para um grupo de 6 peixes da espécie, mas levando a proporção de 1 macho para cada 2 fêmeas.
Para o Peixe Arco-íris Agulha o ideal é colocar muitas plantas, por exemplo, Hygrophylas e Cryptocorynes, pois são animais que gostam de ambientes tranquilos e que possuem águas pouco movimentadas, além de pouca iluminação.
Referências Bibliográficas
Allen, G.R., 1989. Freshwater fishes of Australia. T.F.H. , Inc., Neptune City, New Jersey. (Ref. 5259)