O Peixe Arco-íris Parkinsoni (Melanotaenia parkinsoni) é uma espécie que foi introduzida recentemente ao hobby de aquarismo. Eles possuem cores lindas, com um azul prateado na parte da frente do corpo e cores laranjas que se estendem por suas nadadeiras. Em aquários com bastante luz, a cor laranja se acentuará, ficando com um brilho surpreendente de fogo, realmente incrível!
Essa espécie costuma ser encontrada em riachos costeiros de planícies cercadas por florestas tropicais. Além disso, o Peixe Arco-íris Parkinsoni pode atingir cerca de 15 cm de comprimento, sendo uns dos maiores de sua família.
No geral, esses peixes são resistentes e ideais para iniciantes, desde que o aquário tenha as condições ideias para que possam prosperar. De comportamento pacífico e enérgico, eles viverão bem em aquários com outros peixes, já que são brincalhões e bastante adaptáveis.
Ficha Técnica
Nome: Peixe Arco-íris Parkinsoni, Orange Rainbowfish, Parkinson’s Rainbowfish
Nome Científico: Melanotaenia parkinsoni (Allen, 1980)
Família: Melanotaeniidae
Origem da Espécie: Esses peixes são encontrados entre o Rio Kemp Welsh e a baía de Milne em Papua-Nova Guiné.
Comprimento: Até 11 cm
Expectativa de Vida: Até 5 anos
Parâmetros da Água
pH: Manter o pH da água entre 7.5 – 7.8
Dureza da Água: 5° – 25° dH
Temperatura: Manter entre 26°C – 30°C
Características
Nível de Cuidado: Iniciante;
Alimentação: Onívoro. Na natureza, o Peixe Arco-íris Parkinsoni se alimenta de algas filamentosas e pequenos insetos que caem das árvores. Em aquários, no entanto, eles exigem uma dieta equilibrada de alimentos vivos e rações para que possam se manter saudáveis.
Forneça uma ração em flocos de alta qualidade, assim como também bloodworms, tubifex ou artêmias pelo menos uma vez por semana.
Temperamento / Comportamento: No geral, esses peixes são bastante pacíficos. Eles são brincalhões e adoram viver em grupos. Embora você sempre possa manter grupos do mesmo sexo, o ideal é haja uma boa mistura entre machos e fêmeas, pois isso ajuda a realçar suas cores.
Então, para mantê-los em grupos, siga as recomendações abaixo:
- 5 peixes arco-íris – Evite a mistura de sexos
- 6 peixes arco-íris – 3 machos + 3 fêmeas
- 7 peixes arco-íris – 3 machos + 4 fêmeas
- 8 peixes arco-íris – 3 machos + 5 fêmeas
- 9 peixes arco-íris – 4 machos + 5 fêmeas
- 10 peixes arco-íris – 5 machos + 5 fêmeas
Compatibilidade: O Peixe Arco-íris Parkinsoni não deve ser colocado com peixes tímidos ou muito quietos, já que eles são bem ativos. Portanto, pode conviver com outros peixes arco-íris, além de coridoras e poecilídeos.
Reprodução / Acasalamento: Para a reprodução, você deve montar um aquário separado com um pequeno filtro e muitas plantas de folhas finas, como musgos de java. Então, condicione um casal desses peixes com muitos alimentos vivos e outros à base de algas. Lembre-se, você precisa simular as condições das cheias dos rios, onde há muitos alimentos disponíveis, então ofereça bem mais daquilo que você está acostumado a dar para eles.
Veja também:
Quando a fêmea começar a produzir os ovos, os machos irão exibir suas melhores cores e tentarão direcioná-las para o local de desova, geralmente as plantas. Após a postura, remova as plantas do aquário, pois os ovos podem ser comidos pelos pais. Esses peixes irão repetir esse processo todos os dias, com um número cada vez menor de ovos sendo produzidos. Portanto, remova-os do aquário quando o número de ovos cair ou se as fêmeas mostrarem sinais de fadiga.
Os alevinos eclodirão após uma semana e você pode alimentá-los com infusórios ou rações líquidas específicas para eles. No entanto, eles são difíceis de criar até os dois meses de idade, uma vez que crescem devagar e requerem água bem limpa.
Tamanho do aquário: O Peixe Arco-íris Parkinsoni é bastante ativo. Então, procure mantê-los em aquários com no mínimo 110 litros. Eventualmente, os adultos precisarão de aquários maiores, com cerca de 300 litros ou mais.
Além disso, o aquário deve ser coberto com uma boa tampa, já que essa espécie costuma saltar com extrema facilidade e o farão se tiverem a chance.
Assim como muitos outros peixes, o Parkinsoni exibirá suas melhores cores se forem mantidos em aquários que simulem seu habitat natural. Então, forneça um local bem plantado e espaços abertos na frente para que possam nadar.
Referências Bibliográficas
Allen, G.R., 1991. Field guide to the freshwater fishes of New Guinea. Publication, no. 9. 268 p. Madang, Papua New Guinea. (Ref. 2847)
1 comentário
Pingback: Peixe Arco-íris Vermelho (Glossolepis incisus) - MyAquarium