O Peixe Arco-Íris Turquesa (Melanotaenia lacustris) é um belo espécime para se ter em um aquário devido a sua personalidade cativante. Eles costumam ser maiores do que outros peixes arco-íris, uma vez que podem chegar aos 12,5 cm de comprimento. Se esses animais estiverem em um aquário adequado, livre de estresse, por exemplo, ganharão vida e suas cores saltarão aos seus olhos.
A espécie é encontrada apenas no Lago Kutubu, uma região de águas cristalinas e alimentadas principalmente por nascentes subterrâneas, na Papua-Nova Guiné. Por ser uma região suprida pelo subsolo e por haver calcário por onde a água passa, o pH gira em torno de 8.5 – 9.0. O lago possui muitas plantas que podem suportar essas condições.
Fazer com que suas cores desse peixe se destaquem em um aquário pode ser difícil, mas não impossível. Para que elas se realcem, a água deve ser pura e cristalina, além do aquário ser adequado para machos e fêmeas.
Ficha Técnica
Nome: Peixe Arco-Íris Turquesa
Nome Científico: Melanotaenia lacustris (Munro, 1964)
Família: Melanotaeniidae
Origem da Espécie: Oceania (Lago Kutubu) – Papua-Nova Guiné
Comprimento: Até 12,5 cm
Expectativa de Vida: Até 5 anos
Parâmetros da Água
pH: Manter o pH da água entre 7.0 – 8.0
Dureza da Água: 9° – 12° dH
Temperatura: Manter entre 20°C – 24°C
Características
Nível de Cuidado: Moderado/Difícil;
Alimentação: Onívoro. Na natureza, o Peixe Arco-Íris Turquesa se alimenta de pequenos crustáceos, larvas de insetos e algas. Nos aquários, forneça um alimento em flocos ou pellets de alta qualidade, assim como também alimentos vivos e processados para manter uma dieta equilibrada.
Em relação aos alimentos vivos, forneça artêmias, bloodworms e tubifex. Esses peixes possuem gargantas pequenas, por isso alimente-os com porções bem pequenas.
Temperamento / Comportamento: O Peixe Arco-Íris Turquesa costuma ser muito ativo e pode se adaptar à vida em um aquário comunitário com peixes maiores. No entanto, um aquário específico para a espécie é o mais recomendado.
Como são peixes de cardume, a proporção de machos para fêmeas é muito importante para manter a paz entre eles. Embora você possa manter grupos com peixes do mesmo sexo, pode ver uma melhora na coloração deles se forem mantidos com fêmeas. Então, abaixo segue uma relação com a quantidade de machos e fêmeas ideais para um aquário:
- 5 peixes arco-íris – Não misture sexos
- 6 peixes arco-íris – 3 machos + 3 fêmeas
- 7 peixes arco-íris – 3 machos + 4 fêmeas
- 8 peixes arco-íris – 3 machos + 5 fêmeas
- 9 peixes arco-íris – 4 machos + 5 fêmeas
- 10 peixes arco-íris – 5 machos + 5 fêmeas
Compatibilidade: Em relação aos companheiros de aquário, procure colocá-los com peixes de temperamento e tamanho parecidos, uma vez que o Peixe Arco-íris Turquesa são brincalhões e gostam de provocar outras espécies. Então, esse comportamento pode se transformar em agressões com companheiros inadequados.
Veja também:
Alguns bons peixes para viver com essa espécie, incluem outros peixes arco-íris, caracídeos, danios, barbos e coridoras.
Reprodução / Acasalamento: A reprodução dessa espécie é considerada difícil, uma vez que o aquário deve possuir água um pouco ácida, além de plantas com folhas finas e uma proporção de duas fêmeas para três machos.
Os peixes devem ser condicionados com alimentos vivos e também com outros à base de algas. Lembre-se, você está tentando imitar a estação das cheias, então alimente-os com os melhores alimentos possíveis.
Depois que a fêmea produz os ovos, os machos exibem um incrível show de cores intensas e direcionam a fêmea para o local de desova. O processo de desova vai ocorrer por alguns dias, com o número de ovos produzidos sendo cada vez menores. Então, remova os pais quando o número de ovos cair ou no caso das fêmeas mostrarem sinais de fadiga.
Os alevinos eclodirão após alguns dias e deverão ser alimentados com infusórios ou alimentos líquidos, até que consigam comer pequenos alimentos vivos. No entanto, a criação dos filhotes é um grande desafio até os dois meses de idade.
Tamanho do aquário: Os peixes mais jovens podem viver em um aquário com 100 litros, mas os adultos devem viver em aquários com no mínimo 200 litros. Além disso, deve possuir uma boa tampa, já que esses peixes são saltadores habilidosos e provavelmente o farão se tiverem oportunidade.
As cores dessa espécie irão se destacar se estiverem em um ambiente que simule seu habitat natural. Então, adicione um substrato arenoso, muitas plantas e troncos para criar as condições ideais para eles.
Referências Bibliográficas
Allen, G.R., 1991. Field guide to the freshwater fishes of New Guinea. Publication, no. 9. 268 p. Christensen Research Institute, Madang, Papua New Guinea. (Ref. 2847)