O peixe arqueiro (Toxotes Jaculatrix) é famoso por sua incrível capacidade de derrubar com jatos d’água insetos em repouso acima da superfície da água.
No entanto, saltar da água para pegar sua presa é a primeira opção para essa espécie, já que aquele que “atirou” no inseto nem sempre chega primeiro.
Quando o inseto estiver próximo o suficiente, o peixe arqueiro saltará da água para pegá-lo em sua boca. Se isto falhar, então recorrerá ao “tiro”.
São peixe que necessitam de aquários de no mínimo 400 litros. É aconselhável fornecer plantas que cresçam acima da superfície da água, para que possam praticar o tiro.
Rochas também podem ser adicionadas. Tente não manter o nível da água sempre no topo, para que eles possam praticar e pular.
A tampa do aquário deve ser bem fixada para quando eles saltarem.
É preferível que eles sejam mantidos em grupos, no entanto, estar sozinho pode ser também uma boa opção.
São peixes pacíficos, mas evite colocá-los com peixes menores, pois estes podem acabar se tornando alimento para o peixe arqueiro.
Ficha Técnica
Nome: Peixe Arqueiro
Nome Científico: Toxotes Jaculatrix (Pallas, 1767)
Família: Toxotidae
Origem da Espécie: Ásia e Oceania
Comprimento: Até 30 cm
Expectativa de Vida: Entre 5 – 10 anos
Parâmetros da Água
pH: Manter o pH da água entre 7.0 – 8.0
Dureza da Água: Entre 12° – 25° dH
Temperatura: Devem ser mantidos entre 25°C – 30°C
Características
Nível de Cuidado: Fácil – Moderado.
Alimentação: Onívoro. Aceitarão uma grande variedade de alimentos, mas sua dieta deve ser suplementada com alimentos vivos. Grilos e vermes são boas opções para essa espécie.
Temperamento / Comportamento: Podem se tornar territoriais com outros peixes de sua espécie, mas geralmente são pacíficos com a maioria dos outros companheiros de aquário.
O ideal é que sejam mantidos em aquários com no mínimo 4 indivíduos da mesma espécie.
Compatibilidade: Outros peixes de tamanho e características similares, pois animais menores podem se tornar presas para o peixe arqueiro.
Reprodução / Acasalamento: É muito difícil distinguir o macho e fêmea dessa espécie, portanto, para a reprodução, o ideal é que possua diversos animais da mesma espécie.
Estes peixes irão desovar na superfície e libertarão quase 3000 ovos flutuantes. Os ovos eclodem em cerca de 12 horas.
Tamanho do aquário: O aquário necessita de ter no mínimo 400 litros para um pequeno grupo dessa espécie.
Referências Bibliográficas
FishLore. Aquarium Fish Information Disponível em: https://www.fishlore.com/freshwaterfish.htm. Acesso em 11 de abr. De 2019.
Allen, G.R., 1991. Field guide to the freshwater fishes of New Guinea. Publication, no. 9. 268 p. Christensen Research Institute, Madang, Papua New Guinea. (Ref. 2847)
1 comentário
Pingback: Colisa Mel (Trichogaster chuna) - MyAquarium