O Peixe Barbado (Pinirampus pirinampu) é uma espécie de peixe de couro encontrado em várias regiões do Brasil. Simplesmente pelo fato de ser um peixe muito brigão, é bastante apreciado na pesca esportiva.
Abaixo, confira um guia de cuidados completo sobre o Peixe Barbado. Aprenda como alimentar esse peixe, suas características físicas e comportamentais, além de processos como a reprodução e configuração de aquário.
Ficha Técnica do Peixe Barbado
Nome: Peixe Barbado, Mantopaque, Barba Chata, Barbado Branco, Barbudo, Gororoba, Pirabutão, Piramapu, Grudado, Piranambu, Peixe-Moela, Flat Whiskered Catfish;
Nome Científico: Pinirampus pirinampu (Spix & Agassiz, 1829);
Família: Pimelodidae;
Origem da Espécie: América do Sul (Bacias dos rios Amazonas, Essequibo, Orinoco e Paraná);
Comprimento: Até 120 cm;
Expectativa de Vida: Por volta de 10 anos;
Nível de Dificuldade: Difícil;
Parâmetros da Água
pH: Manter entre 6.0 – 8.0;
Dureza da água: Entre ? – 25;
Temperatura: Manter entre 22 – 28°C;
Características
Distribuição e Habitat
O Peixe Barbado é encontrado em diversas regiões da América do Sul, incluindo as bacias dos rios Amazonas, Prata, Araguaia – Tocantins, assim como também em Essequibo na Bolívia e no Orinoco. Os principais países onde esse peixe é encontrado incluem a Bolívia, Colômbia, Equador, Paraguai, Brasil, bem como Venezuela e Peru.
Falando especificamente do Brasil, o Peixe Barbado pode ser encontrado nos seguintes estados:
- Acre;
- Amazonas;
- Minas Gerais;
- Mato Grosso;
- Rondônia;
- Pará;
- São Paulo;
- Tocantins;
A espécie costuma viver no fundo de rios de águas escuras e barrentas, geralmente rios de médio e grande porte. Além disso, é comum encontrá-lo próximo de vilarejos e cidades.
O Peixe Barbado é muito importante para a pesca de subsistência. Além disso, simplesmente pelo fato de ser um brigão nato, é bastante apreciado na pesca esportiva.
Sobre o consumo do peixe, recomenda-se colocá-lo no gelo logo após a captura porque estraga com muita facilidade.
Aparência
O Peixe Barbado é um peixe de couro que possui boca pequena e barbilhões sensoriais achatados, mas uma de suas principais características são seus barbilhões longos e achatados, daí o nome “barbado”. Sua nadadeira adiposa é bastante longa e começa logo após a nadadeira dorsal.
Em relação as cores, o Peixe Barbado é acinzentado no dorso e em seu flanco, podendo apresentar um clareamento na região ventral. No entanto, em alguns casos, quando acaba de ser retirado da água, pode apresentar uma coloração esverdeada no dorso.
Alimentação
Piscívoro. Na natureza, o Peixe Barbado se alimenta de peixes pequenos, anfíbios, bem como camarões de água doce. Os principais peixes que fazem parte de sua dieta incluem, por exemplo, o Mandi, Piranhas (Serrasalmus), Pacus e Sarapós.
Para se ter uma ideia da voracidade do Barbado, ele costuma atacar outros peixes que são pescados com redes, ou seja, disputam o alimento até mesmo com os pescadores. Esse peixe possui uma boca ampla com pequenos dentes, que funcionam como uma espécie de lixa.
Temperamento / Comportamento
De um modo geral, o Peixe Barbado apresenta um comportamento pacífico e sedentário. Na natureza, por exemplo, é bastante comum vê-lo nadando na companhia de outros indivíduos de sua espécie.
Compatibilidade
Misturar o Peixe Barbado com outras espécies em um aquário comunitário pode ser uma tarefa bastante difícil, pois quaisquer peixes pequenos virarão alimento.
Além disso, eu também não recomendo adicioná-lo com outros peixes, já que é um animal grande e que requer bastante espaço para prosperar.
Dimorfismo Sexual
Não há informações relevantes sobre as diferenças entre o macho e a fêmea do Peixe Barbado.
Acasalamento / Reprodução
Ovíparo. Sabe-se que o Peixe Barbado atinge sua maturidade sexual quando alcança cerca de 40 cm de comprimento.
Sobretudo, ele é considerado um peixe migratório, onde se reúne em grandes grupos na estação das secas para nadar rio acima até as cabeceiras. Lá, ele se reproduz quando chega o início das estações chuvosas.
Então, após todo o processo de reprodução e desova, tanto os peixes adultos quanto os mais jovens derivam a jusante, onde se estabelecem em áreas inundadas ou reservatórios usados para crescimento e abrigo contra possíveis predadores.
Configuração do aquário
O aquário para o Peixe Barbado precisa ter no mínimo 1.000 litros.
Você deve adicionar um substrato arenoso e macio, assim como também iluminação moderada. Além disso, capriche nas decorações, adicionando troncos, rochas e plantas para criar esconderijos para esse peixe se abrigar.
Referências Bibliográficas
Batista-Silva, V.F., D. Bailly, E.A.L. Kashiwaqui, M.C.F. Abelha and W.J. Graça, 2015. Length-weight relationships for 55 freshwater fish species from the Iguatemi River, Upper Paraná basin, Brazil. J. Appl. Ichthyol;
Lundberg, J.G. and M.W. Littmann, 2003. Pimelodidae (Long-whiskered catfishes). p. 432-446. In R.E. Reis, S.O. Kullander and C.J. Ferraris, Jr. (eds.) Checklist of the Freshwater Fishes of South and Central America. Porto Alegre: EDIPUCRS, Brasil. (Ref. 36506);
Santos, E., 1981. Peixes da Água doce (Vida e costumes dos peixes do Brasil). Belo Horizonte, Brasil, Editora Itatiaia Limitada.267;