O peixe Betta (Betta Splendens), também conhecido como Peixe de Briga Siamês, é um peixe de água doce incrivelmente popular, cujas caudas grandes, esvoaçantes e de cores vivas trazem elegância aos mais diversos aquários do mundo.
Sua coloração selvagem e atraente os tornou um dos peixes mais populares no hobby e há muita desinformação disponível na internet acerca desses animais. É fácil ser enganado se você for um iniciante.
Os Bettas são originários da Tailândia, onde habitam lagoas e arrozais com pouquíssimo fluxo de água, muitas vezes com níveis baixos de oxigênio. Por conta disso, os bettas desenvolveram um órgão chamado “Labirinto”, que lhes permitem viver nessas condições, pois é capaz de respirar o ar na superfície. As populações de Bettas foram introduzidas em vários países, incluindo Brasil, República Dominicana e até a Austrália. O habitat natural desses peixes é outra causa comum de debate que leva ao tamanho do aquário que necessitam para viver.
Muitas pessoas acreditam que os bettas são capazes de viver em beteiras, já que na natureza habitam pequenas poças. Isso não é totalmente verdade! Enquanto alguns bettas mais infelizes podem ser encontrados nessas situações durante a estação da seca, a estação das monções expande essas vias navegáveis e lhes permitem acesso a muitos outros locais.
Pense nisso, se cada Betta vivesse em uma pequena poça de água por toda a vida, eles teriam se extinguido há muito tempo. Viver em locais pequenos não iria permitir que eles pudessem encontrar parceiros e procriar. Certo?
Através desse guia, você irá aprender praticamente tudo sobre esses incríveis peixes. Irá compreender o tamanho do aquário que necessitam para viver, o sistema de filtragem, a temperatura, dieta, reprodução, assim como também até mesmo um jeito de replicar com precisão seu habitat natural.
Ficha Técnica do Peixe Betta
Nome: Betta, Peixe de Briga Siamês, Siamese Fighting Fish, Betta, Split-Tailed Betta, Libby Betta;
Nome Científico: Betta Splendens (Regan, 1910);
Família: Osphronemidae;
Origem da Espécie: Ásia (Bacia do Rio Mekong, Tailândia);
Expectativa de Vida: Entre 2 – 3 anos (em cativeiro);
Comprimento: Até 6 cm (adulto);
Nível de Dificuldade: Fácil. Os bettas são muito resistentes e ideais para iniciantes;
Parâmetros da Água
pH: Manter o pH da água entre 6.0 – 8.0;
Dureza da Água: Entre 5 – 19;
Temperatura: Manter entre 24 – 30°C;
Características
Alimentação
Os bettas são carnívoros por natureza e requerem rações em pellets ou flocos de alta qualidade, assim como também alimentos congelados e vivos. A dieta mais saudável para esses peixes seria a mais próxima daquela encontrada na natureza. Então, a chave para o sucesso na criação desses peixes é fornecer alimentos ricos em proteínas e variar bastante sua alimentação.
Você pode usar, por exemplo, rações em flocos ou pellets criadas exclusivamente para esses peixes. Acredite, há uma infinidade delas! Abaixo, nós iremos listar as melhores rações disponíveis no mercado.
Além disso, você também pode dar alguns alimentos vivos apenas como guloseimas adicionais durante a semana. Em relação aos alimentos vivos, você pode fornecer, por exemplo:
- Artêmias (congeladas ou vivas);
- Camarões Krill;
- Bloodworms;
- Dáfnias;
- Larvas de besouros;
Embora oferecer ao peixe betta alimentos vivos possa parecer algo emocionante, você deve tomar um pouco de cuidado. Geralmente as pessoas permanecem utilizando apenas as rações, pois o risco desses alimentos vivos estarem contaminados por algum tipo de parasita ou bactéria é bem maior.
Como nós já havíamos prometido, abaixo listamos algumas das melhores rações disponíveis para o peixe betta:
Última atualização em 2024-10-28 / Links de Afiliados / Imagens de Amazon Product Advertising API
Qual a quantidade de ração que eu devo dar para o peixe Betta?
A superalimentação é um grande problema para o peixe Betta, já que seu estômago não é maior do que um de seus globos oculares. Uma única refeição por dia é mais do que suficiente para mantê-lo saudável.
Você pode dar, por exemplo, 2 ou 3 pequenos pellets de ração para mantê-los satisfeitos. Se você sentir que eles precisam ser alimentados duas vezes ao dia, tudo bem também. Apenas tome cuidado com a superalimentação.
Qualquer tipo de alimento não consumido do aquário deve ser removido imediatamente, pois ele poderá se acumular no fundo e poluir a água, trazendo inúmeros problemas para o peixe.
Temperamento / Comportamento
Os bettas são conhecidos por serem peixes muito territoriais. Só isso já faz com que você exclua uma infinidade de companheiros de aquário, ainda mais se ele estiver em um espaço pequeno.
A espécie passa a maior parte do tempo descansando por entre as decorações e plantas do aquário. Eles adoram ficar escondidos e sobem até a superfície de vez em quando para pegarem um pouquinho de ar.
Os bettas são bons companheiros para outros peixes?
Você acha que é apenas uma coincidência esses peixes também serem chamados de “Peixe de Briga Siamês”? Infelizmente, não é! Os bettas foram criados para serem brigões e, por isso, parte dessa agressividade foi mantida, tornando-os um dos peixes de água doce mais agressivos que existem.
Posso manter mais de um peixe betta junto no aquário?
Não recomendamos que você mantenha mais de um peixe betta macho no mesmo aquário. Lutar até a morte não é algo incomum para eles, e o estresse de ser colocado em um ambiente inadequado geralmente é suficiente para que eles se matem.
No entanto, nem tudo está perdido! Existem certos tipos de peixes que podem conviver com os bettas machos em harmonia, mas existem alguns critérios que você deve ficar de olho.
Compatibilidade
Quais são os principais critérios para um peixe ser um bom companheiro para o Betta? Abaixo, confira alguns deles:
- Os peixes não podem ter cores brilhantes ou que se assemelhem ao betta. Esses tipos de peixes podem intimidar o betta e, por isso, não é uma boa ideia mantê-los juntos;
- Não devem ocupar o mesmo espaço. Os bettas são animais muito solitários, então eles gostam de ter seu próprio espaço. Certifique-se de que haja espaço no aquário suficiente para todos.
- Não devem mordiscar barbatanas. Há algumas espécies que adoram mordiscar as barbatanas de outros peixes. Portanto, nunca misture-os com os bettas, pois é a receita para um desastre.
Tal como acontece com todos os peixes, as personalidades serão diferentes e, por isso, conhecer o seu Betta antes de adicioná-lo a um aquário com outras espécie é uma boa ideia. Se ele mostrar sinais de agressividade, é bom mantê-lo afastado, mas caso não demonstre nenhum tipo de comportamento hostil, sinta-se à vontade pra experimentar.
Posso manter as fêmeas do Peixe Betta juntas em um aquário?
Você pode manter várias fêmeas juntas no mesmo aquário. As fêmeas não são tão solitárias quanto os machos e gostam de viver juntas. Por isso, nós indicamos que você mantenha entre 3 e 5 fêmeas juntas se tiver espaço no aquário.
Quais são os melhores companheiros de aquário para o peixe Betta macho?
Aqui vai algumas pequenas dicas que você deve seguir:
- Evite adicionar mais de um betta macho no mesmo aquário;
- Machos e fêmeas não devem ser colocados juntos;
Em relação aos companheiros de aquário, há alguns bons peixes que irão viver junto do Betta macho sem maiores problemas. Mas, sempre fique de olho! Mesmo que você ainda faça tudo certo, o betta pode se comportar de maneira diferente e agredir os outros peixes.
Abaixo, seguem os principais companheiros de aquário para o peixe betta:
- 1. Coridoras;
- 2. Rasbora Arlequim;
- 3. Sapo Anão Africano;
- 4. Tetra Neon;
- 5. Tetra Foguinho;
- 6. Cobrinha Kuhli;
Caso queira conhecer mais detalhes sobre essas espécies compatíveis com o Betta, clique nesse link.
Quais são as doenças mais comuns do peixe Betta?
As doenças também fazem parte do mundo subaquático e, infelizmente, elas não podem ser completamente evitadas. Todos nós iremos ter que lidar com algumas deles de tempos em tempos.
Aprender sobre os diferentes tipos de doenças comuns do peixe Betta irá equipá-lo com o conhecimento necessário. Com isso, você saberá identificar rapidamente o problema e conseguirá tratá-lo antes que as coisas piorem. Contudo, quase todas as doenças em um aquário podem ser curadas com simples ajustes e medicamentos.
Aqui estão algumas das principais doenças que podem acometer seu peixe Betta:
Doença | Sintomas Comuns |
Fin Rot – Apodrecimento das barbatanas | Barbatanas roídas e danificadas. Letargia. |
Íctio | Pequenos pontos brancos surgem no corpo. O peixe fica agitado e começa a se esfregar nas decorações do aquário. |
Doença do Algodão | Crescimento de pequenos fungos que se parecem com algodão no corpo do peixe. |
Infecções bacterianas | As escamas ficam eriçadas e o peixe inchado. Olhos turvos e falta de energia. |
Felizmente, todas as doenças listadas acima são tratáveis com os medicamentos certos. Caso queira conhecer cada uma dessas doenças e saber como tratá-las, basta clicar em seus respectivos links na tabela, ou clicar aqui para ir para nossa seção de Doenças.
Como saber que meu peixe Betta está saudável?
Alguns sinais comuns de que seu peixe betta está saudável incluem, por exemplo:
- Apetite voraz;
- Cores vibrantes;
- Movimentos rápidos e enérgicos;
- Interações na superfície;
- Barbatanas saudáveis e fluidas;
- Reações agressivas a estímulos desconhecidos;
Como saber que meu peixe Betta está doente?
Alguns sinais comuns que indicam que seu peixe betta está doente são:
- Perda de apetite;
- Letargia ou falta de energia;
- Barbatanas e caudas curvadas e murchas;
- Natação anormal;
- Marcas irregulares, crescimentos ou danos no corpo;
- Cores mais opacas;
Sobretudo, se você seguir as informações deste guia de cuidados com o peixe betta, pode ter certeza de que não terá problema para criá-lo e mantê-lo saudável.
Dimorfismo Sexual
Distinguir o macho da fêmea do peixe Betta não é uma tarefa muito difícil, mas às vezes pode gerar alguma confusão. Levar em consideração as seguintes características deve ajudá-lo a determinar o sexo do seu peixinho. Mas, tenha em mente que os peixes mais jovens não apresentam tantas diferenças sexuais.
Cores
Muitas vezes, os machos são mais coloridos do que as fêmeas; no entanto, a cor por si só não é um definidor. Geralmente, os machos exibem cores mais vibrantes do que elas.
Formato do corpo e barbatanas
As fêmeas são mais baixas e largas do que os machos. Além disso, as barbatanas dos machos são muito mais compridas, às vezes até três ou quatro vezes o comprimento das barbatanas das fêmeas.
Enquanto algumas variedades de bettas têm machos com barbatantas caudais curtas, na maioria das variedades as fêmeas possuem barbatanas caudais mais curtas e os machos mais longas. Fora isso, as barbatanas ventrais dos machos são visivelmente mais longas e mais grossas do que a das fêmeas.
Reprodução / Acasalamento
Como montar um aquário de reprodução para o peixe Betta?
O maior erro que as pessoas cometem ao criar bettas é tentar reproduzi-los no aquário atual onde eles estão.
O ideal é ter um aquário separado, já que os alevinos são muito frágeis e precisam de condições excelentes de água para sobreviverem. Quando estiverem nadando livremente, por exemplo, você precisará remover o macho (o que você não pode fazer caso seja o aquário principal) para que ele não os veja como uma ameaça.
Fato: Na natureza, os bettas machos só cuidarão dos filhotes até que estejam nadando livremente. Após isso, todos eles seguirão seus próprios caminhos.
Abaixo, listaremos o que você vai precisar para o seu aquário de reprodução:
- Aquário com 20 litros. Crie um ambiente com espaço suficiente para que os bettas possam se esconder se precisarem, mas não muito para que seja difícil encontrá-los. Você deve deixar o aquário sem nenhum tipo de substrato, pois isso facilita para o macho na hora de recuperá-los;
- Termostato de 25W. Esse equipamento permitirá que a água atinja a temperatura necessária;
- Filtro Hang-on ou de Esponja. Manter a água limpa e não criar fortes correnteza é fundamental;
- Folhas de Amendoeira. Ideais para deixar a água mole e fornecer locais para o macho criar seu ninho de bolhas;
- Divisória. Permitirá que você apresente o macho e a fêmea sem arriscar suas vidas.
Adicione a fêmea ao aquário de reprodução
Ao adicionar a fêmea no aquário de reprodução, utilize um pequeno pote transparente aberto (certifique-se de que a linha da água do aquário esteja abaixo do topo do vaso).
Depois de adicioná-la, deixe-a se acostumar com o ambiente por 30 minutos antes de passar para a próxima etapa.
Apresente o Betta macho para a fêmea
Adicione o macho ao aquário de reprodução e deixe que ele explore o ambiente e perceba a fêmea dentro de seu pequeno pote transparente.
Uma vez que o macho perceber a presença da fêmea, ele começará a ficar com as cores mais escuras e exibirá suas barbatanas para tentar atrai-la.
Se ele tentar morder as bordas do pote, por exemplo, não se preocupe, esse é um comportamento natural. Mas, se a fêmea for receptiva, ela ficará com suas cores mais escuras e exibirá um padrão de listras verticais ao longo de seu corpo, indicando que está pronta para procriar. Aguarde a formação do ninho de bolhas feito pelo macho.
Após aproximadamente uma hora da introdução dos peixes, você deve notar que o macho começa a construir seu ninho de bolhas. Então, ele passará o tempo todo indo e voltando entre construir o ninho e se exibir para a fêmea.
Agora você vai querer deixá-los quietos durante à noite.
Reproduzindo seus bettas
É hora do grande show! Mas, esteja avisado, este é um processo bastante agressivo!
Solte a fêmea
Ao soltar a fêmea, é bem provável que ela vá direto para o ninho de bolhas para verificar se ele está de acordo com seus padrões. Se não estiver, ela nadará para longe ou às vezes tentará destruí-lo.
Uma vez que o macho perceba que pode alcançar a fêmea, sua exibição se tornará muito mais elaborada. Ele vai começar a persegui-la ao redor do aquário, tentando envolvê-la na “dança do acasalamento”.
Cubra o aquário com um plástico filme
Cobrir o aquário com um plástico filme ajuda a manter o calor dentro dele. Você quer que o aquário fique úmido porque isso ajuda na eclosão dos ovos e no desenvolvimento dos alevinos.
Agora a coisa vai ficar feia
Nas próximas horas (pode ser entre 2 e 6 horas), você verá muitas perseguições e mordidas. Este é um comportamento normal, mas você deve ficar de olho no que está acontecendo apenas no caso de agressões extremas. É por isso que é importante ter uma boa quantidade de plantas para que as fêmeas tenham algum lugar para se esconder.
Durante todo esse processo, a fêmea continuará verificando o ninho. Assim que ela decidir que está pronta, a dança do acasalamento começará.
Os dois peixes abrem suas barbatanas e nadam lado a lado, parando a poucos centímetros um do outro para se exibirem. Então, se o macho não sentir que ela está maravilhada com sua performance, ele vai beliscá-la e persegui-la antes de dançar novamente.
Esse ritual pode se estender por várias horas.
A maneira como a fêmea inicia a desova dependerá de sua personalidade. Algumas, por exemplo, nadam diretamente até o macho com a cabeça baixa e as barbatanas para mostrar sua submissão; outras, no entanto, vão atacar o ninho e ficar com suas barbatanas eriçadas, desafiando o macho.
A dança de Acasalamento do Peixe Betta
O acasalamento começa quando o macho consegue virar a fêmea de cabeça para baixo e envolvê-la em torno de sua cintura – apertando-a com força.
Uma vez que eles estejam abraçados, irão flutuar para a superfície ou afundarão. O macho irá soltar a fêmea e permitir que ela se recupere (3 – 5 minutos) antes de fazer o mesmo processo novamente.
Depois de vários “apertões”, a fêmea começará a soltar seus ovos.
Agora, é importante que você não entre em pânico. A fêmea entrará em um estado “semelhante a um zumbi” enquanto os ovos vão caindo no fundo do aquário.
O macho recolherá os ovos e irá colocá-los no ninho de bolhas, um a um!
Quando a fêmea se recuperar, ela pode ajudar o macho a colocar os ovos no ninho. No entanto, dependendo da fêmea, ela pode até mesmo comer os ovos. Por isso, observe com cuidado e remova-a se houver necessidade.
Nós recomendamos que você retire a fêmea do aquário assim que ela acordar, porque o macho a verá agora como uma ameaça e poderá tentar matá-la.
O Betta Macho irá cuidar do ninho de bolhas
Durante as próximas 24 -36 horas, o macho passará o tempo cuidando dos ovos. Ele pode até construir um novo ninho em outro local e movê-los todos para lá.
Mas, a maior parte do tempo estará pairando sob o ninho parecendo entediado, verificando se os ovos começaram a eclodir. Alguns pais de primeira viagem podem comer os ovos ou os alevinos, o que pode ser muito frustrante.
No entanto, ele pode estar comendo apenas aqueles que não foram devidamente fertilizados ou que tenha algo de errado. Talvez o macho esteja apenas fazendo seu trabalho, então daremos um pouco de crédito para ele.
O nascimento dos alevinos
Por fim, quando os alevinos começarem a eclodir, sua contorção irá soltá-los das bolhas e eles cairão.
Os filhotes ficarão nadando de rabo para baixo nos primeiros dias e, lentamente, começarão a nadar na posição horizontal.
Quando eles estiverem nadando livremente, remova o macho e dê-lhes a primeira refeição com artêmias, microvermes, infusórios e outros alimentos disponíveis para alevinos.
Noções básicas de cuidado e configuração do aquário
Para cuidar de um peixe Betta, você precisará entender quais são seus requisitos básicos. As coisas mais importantes a serem lembradas ao cuidar de um betta são:
- Os bettas são peixes tropicais. Então, isso quer dizer que eles exigem águas com temperaturas que variem entre 24 – 30°C. O pH da água deve ser neutro (cerca de 7) e a amônia, nitrito e nitrato devem estar zerados;
- A espécie é carnívora e necessita de uma dieta rica em proteínas;
- A expectativa de vida um peixe betta pode chegar aos 10 anos, mas geralmente não passa dos 3 anos em ambientes fechados;
Agora, a parte mais importante de cuidar de um peixe betta é montar um aquário adequado para ele. Lembre-se que essa será a casa do seu peixinho durante vários anos. Então, capriche na montagem!
Configuração do aquário para o peixe Betta
Na natureza, o peixe betta é encontrado em pequenos riachos e arrozais na Tailândia. Estes locais são geralmente grandes e, com o clima tropical, as águas são de certa forma bem quentes.
O objetivo do aquarista é tentar simular ao máximo as condições vistas na natureza. Temperatura, parâmetros de água, filtragem, iluminação, bem como a dieta precisam ser consistentes e naturais para esses peixes.
O maior problema que vejo com iniciantes tentando cuidar de peixes betta é mantê-los em pequenas beteiras. Não cometa esse erro!
Qual é o tamanho do aquário ideal para um peixe Betta?
Não se iluda pensando que pode manter o betta em uma pequena beteira. O aquário para criar um único exemplar desse peixe deve conter no mínimo 20 litros. Lembrando que esse é apenas o mínimo, se você tiver a possibilidade de comprar algo maior, então vá em frente!
Todos nós sabemos que o aquarismo não é um hobby barato, então pode doer um pouco no bolso ao ver o preço de alguns aquários maiores, mas é algo necessário se você quiser ter sucesso na construção de um ambiente adequado para o seu peixe Betta.
Qual deve ser a temperatura do aquário para um peixe Betta?
Vindo das águas tropicais da Tailândia, é CRUCIAL que você não deixe o Betta em um ambiente com água fria. A temperatura deve variar entre 24 e 30°C.
Os bettas costumam ficar retraídos e letárgicos quando estão em ambientes frios, e são muito sensíveis às mudanças nos parâmetros da água.
É necessário ficar de olho na temperatura da água utilizando um termômetro para aquário. E, a menos que haja muita variação na temperatura ambiente, você precisará adquirir um termostato para mantê-la constante.
Ao procurar um termostato para o seu aquário, há algumas coisas que você deve considerar:
- Para um aquário com cerca de 20 litros, você deve adquirir um termostato que possua uma potência de 25W;
- Certifique-se de que o termostato tenha um mecanismo de corte automático se o nível de água baixar muito. Lembre-se que a maioria desses equipamentos precisam ficar completamente submersos. Confira as instruções de uso!
- Bons termostatos irão regular, de forma automática, a temperatura ligando e desligando quando necessário. Há até alguns equipamentos mais modernos onde você pode controlar a temperatura utilizando um controle remoto. Chega de mãos molhadas!
Devo utilizar uma tampa no aquário do peixe Betta?
Os bettas possuem um órgão chamado Labirinto, o que significa que eles têm a capacidade de respirar oxigênio da superfície da água. Por isso, você deve deixar alguns espaços abertos na parte superior para que ele possa retirar o ar de vez em quando.
Os bettas também são excelentes saltadores! Então, adicione uma tampa ao aquário ou, no mínimo, deixe bastante espaço entre a água e o topo para evitar que eles saltem para fora.
Filtragem
Em relação a filtragem, você deve adicionar um filtro que possua um fluxo de água suave. Geralmente, filtros internos são a melhor opção, mas um Hang-on também pode ser uma boa pedida. Basta apenas regular a vazão para diminuir o fluxo de água ou colocar algumas decorações ou plantas em sua saída para manter um ambiente calmo para o Betta.
Na natureza, o Betta vive em rios rasos e de fluxo lento. Eles não estão equipados para nadar contra fortes correntezas e, por isso, você deve sempre evitar filtros potentes.
Iluminação
O Peixe Betta requer bastante luz durante o dia e escuridão total à noite. A iluminação pode ser natural ou artificial, mas a natural é um pouco mais difícil de controlar e muita luz solar pode acelerar o crescimento de algas.
Qualquer tipo de luminária comum será ideal para mantê-los felizes. Você pode até mesmo adquirir um temporizador de energia para ter um controle do horário em que as luzes acendem e apagam.
Caso esteja pensando em montar um aquário plantado, precisará de iluminação adequada para que as plantas possam sintetizar e produzir oxigênio. As plantas vivas também fornecerão esconderijos e sombra para o seu Betta.
A internet está cheia de fotos de aquários para peixe betta. Então, basta fazer uma busca rápida e você terá diversas opções de montagem!
Com que frequência eu devo trocar a água do aquário do meu peixe betta?
Trocar toda a água do aquário pode trazer inúmeros problemas para o seu peixe betta! Nunca faça isso! Você deve trocar cerca de 25% uma vez por semana, permitindo que o filtro faça o resto do trabalho pra você.
Lembre-se que os peixes se acostumam com os parâmetros de água em que estão, de modo que trocar a água de uma única só vez pode levar ao choque térmico e às vezes à morte do animal.
Além disso, certifique-se também de que toda a água trocada seja tratada com um bom condicionador para remover cloro e outros produtos químicos nocivos para os peixes.
Abaixo, listaremos alguns dos melhores condicionadores de água para aquários. Então, caso queira algum deles, basta clicar em seus respectivos links:
Última atualização em 2024-10-28 / Links de Afiliados / Imagens de Amazon Product Advertising API
Como monitorar a qualidade da água?
É crucial que você fique de olho na qualidade da água do seu aquário usando um kit de testes para monitorá-la. Seu objetivo é manter tudo consistente, com amônia e nitrito zerados.
Abaixo, segue uma lista com os principais testes que você precisa adquirir para monitorar a qualidade da água do seu peixe betta. Para adquiri-los, basta clicar nos links:
Foto | Produto | Preço | |
---|---|---|---|
LABCON TEST AMÔNIA TÓXICA - Água Doce - 50 Testes | R$ 42,99 R$ 39,00 | Comprar na Amazon | |
LABCON TEST NITRITO - 100 Testes | R$ 40,17 R$ 38,00 | Comprar na Amazon | |
LABCON TEST pH TROPICAL 100 ml - 800 Testes | R$ 42,44 R$ 39,99 | Comprar na Amazon |
Última atualização em 2024-10-28 / Links de Afiliados / Imagens de Amazon Product Advertising API
Conclusão
Como você pode ver, criar um peixe betta em um aquário é uma tarefa fácil, mas ao mesmo tempo requer um pouco de atenção por parte do aquarista.
Se você leu e entendeu quais são os principais requisitos na criação desses peixes, é bem provável que não vai mais errar na hora de ir até um pet shop e compra seu peixinho.
Referências
FishLore. Aquarium Fish Information Disponível em: https://www.fishlore.com/freshwaterfish.htm. Acesso em 29 de mar. De 2019;
Rainboth, W.J., 1996. Fishes of the Cambodian Mekong. FAO species identification field guide for fishery purposes. FAO, Rome, 265 p. (Ref. 12693);
16 Comentários
Pingback: Peixe Betta estressado? Veja como identificar e o que fazer! - MyAquarium
Pingback: Confira 5 lindos peixes azuis para colocar no seu aquário de água doce - MyAquarium
Pingback: Posso colocar Guppy e Betta juntos em um aquário? - MyAquarium
Pingback: Quais peixes são compatíveis com o peixe Betta? - MyAquarium
Pingback: Aquário redondo! Por que são ruins para os peixes? - MyAquarium
Pingback: Quais peixes eu posso colocar em um aquário com até 20 litros? - MyAquarium
Pingback: Por quanto tempo o peixe betta pode ficar sem comer? | MyAquarium
Pingback: Por que meu peixe Betta está deitado no fundo do aquário? - MyAquarium
Pingback: Quais plantas eu posso colocar em um aquário de peixe Betta? - MyAquarium
Pingback: Por que meu betta está com a barbatana desfiada! O que eu devo fazer? (Fin Rot) - MyAquarium
Pingback: 10 peixes ideais para colocar em um aquário pequeno! - MyAquarium
Pingback: Colisa Mel (Trichogaster chuna) - MyAquarium
Pingback: Coridora Sterbai (Corydoras sterbai) - MyAquarium
Pingback: 5 dicas para cuidar de um peixe betta e mantê-lo sempre saudável - MyAquarium
Pingback: Aquário ideal para kinguios. Como montar? | MyAquarium
Pingback: Cometa / Betta Marinho (Calloplesiops altivelis) | MyAquarium