O Peixe Canivete / Piau Listrado (Leporellus vittatus) é uma espécie endêmica do Rio Amazonas, no Brasil. Ao contrário da maioria dos outros peixes de sua família, o Peixe Canivete possui uma morfologia adaptada a uma existência bentônica em águas correntes e, como tal, tende a passar a maior parte do tempo sob o substrato do aquário.
De um modo geral, essa espécie não é recomendada para aquários comunitários, já que podem ficar bastante grandes, além de terem que conviver em grupos com no mínimo 6 exemplares. Além disso, para manter um grupo desses peixes, você precisará de um aquário com no mínimo 500 litros.
Ficha Técnica
Nome: Peixe Canivete, Piau Listrado, Solteira
Nome Científico: Leporellus vittatus (Valenciennes, 1850)
Família: Anostomidae
Origem da Espécie: América do Sul (Rio Amazonas)
Comprimento: Até 30 cm
Expectativa de Vida: Entre 10 – 15 anos
Parâmetros da Água
pH: Manter o pH da água entre 6.0 – 6.5
Dureza da Água: 4° – 12° dH
Temperatura: Manter entre 22°C – 25°C
Características
Nível de Cuidado: Moderado / Difícil;
Alimentação: Na natureza, o Peixe Canivete / Piau Listrado se alimenta de matéria vegetal, mas nos aquários, além desses alimentos, eles aceitarão vermes e quaisquer outros alimentos vivos e congelados.
Esses peixes podem comer, por exemplo, alface, espinafre, ervilhas cozidas no vapor e algas marinhas. Alimente-os 2 vezes por dia.
Temperamento / Comportamento: O Peixe Canivete costuma viver melhor em aquários próprios para a espécie, portanto, é aconselhável mantê-los em grupos com no mínimo 6 exemplares. Apesar de ser uma espécie um tanto quanto agressiva, depois de um tempo, eles estabelecem hierarquias no grupo e as disputas cessam.
Se mantido sozinho, pode se tornar agressivo, ainda mais se o aquário tiver outros peixes que possuam formato parecido com o dele.
Compatibilidade: Mesmo não sendo um peixe ideal para aquários comunitários, ainda assim, podem viver ao lado de ciclídeos, bagres e outras espécies que possuam tamanho semelhante e que desfrutem das mesmas condições de água.
Veja também:
Reprodução / Acasalamento: Em aquários, a reprodução é muito difícil, embora alguns aquaristas tenham conseguido, não há informações de como isso foi feito.
Tamanho do aquário: O aquário para um pequeno grupo desses peixes precisa ter no mínimo 500 litros. Contudo, o ideal é que ele se projetado para se parecer com um riacho, com um substrato de rochas com tamanhos variados, areia, cascalho fino e algumas pedras maiores.
Adicione também raízes e galhos, mas certifique-se de deixar grandes espaços abertos para que eles possam nadar.
Assim como muitos outros peixes que vivem em águas com fluxo moderado, ele é intolerante ao acúmulo de resíduos e requer uma filtragem poderosa para que possam prosperar.
Por fim, lembre-se de adicionar uma boa tampa ao aquário, já que o Peixe Canivete costuma ser um excelente saltador.
Referências Bibliográficas
Ortega, H. and R.P. Vari, 1986. Annotated checklist of the freshwater fishes of Peru. Smithson. Contrib. Zool. (437):1-25. (Ref. 6329)