O Peixe Espada (Xiphophorus hellerii) é talvez um dos peixes mais populares do aquarismo. Esse peixe possui vários formatos e cores diferentes devido à sua robustez e adaptação aos diferentes parâmetros de água, tornando-os uma excelente escolha para aquaristas iniciantes.
Abaixo, confira um guia de cuidados completo sobre o Peixe Espada. Aprenda como alimentar esse peixe, suas características físicas e comportamentais, além de processos como a reprodução e configuração de aquário.
Ficha Técnica do Peixe Espada
Nome: Peixe Espada, Espada Sangue, Espadinha, Swordtail Fish, Green Swordtail, Red Swordtail;
Nome Científico: Xiphophorus hellerii (Heckel, 1848);
Família: Poeciliidae;
Origem da Espécie: América do Norte e Central (Rio Nantla, Veracruz no México até o noroeste de Honduras, mas foi introduzido em diversos países, incluindo o Brasil);
Comprimento: Até 14 cm;
Expectativa de Vida: 3 – 5 anos ou mais;
Nível de Cuidado: Fácil;
Parâmetros da Água
pH: Manter o pH da água entre 7.0 – 8.0;
Dureza da Água: Entre 9 – 19;
Temperatura: Devem ser mantidos entre 22 – 28°C;
Características
Distribuição e Habitat
A espécie é endêmica de Veracruz, México, Guatemala e do noroeste de Honduras, na América do Norte e Central. Eles costumam habitar regiões com algum tipo de vegetação, na qual podem se alimentar de algas. Além disso, eles raramente são encontrados em áreas com grande quantidade de material orgânico. O Peixe Espada prefere substratos claros e arenosos, além de águas cristalinas e de fluxo rápido.
Aparência
Na natureza, esses peixes são praticamente verdes, com uma faixa lateral vermelha ou castanha e manchas nas barbatanas dorsais e caudais. Uma das principais características da espécie é sua cauda grande única e amarela com pequenas bordas pretas, embora apenas os machos a possuam.
A criação em cativeiro produziu variedades enormes de cores, incluindo preto, vermelho, bem como diversos outros padrões; ainda assim, todos eles se originaram da forma verde selvagem.
Alimentação
Onívoro. O Peixe Espada não é um animal muito exigente e irá aceitar tudo que você puder oferecer pra ele. Em seu habitat natural, eles se alimentam de algas e outros tipos de matéria vegetal.
Em um aquário, você fornecer rações de alta qualidade, como flocos, grânulos e pellets, assim como também alimentos vivos e congelados de boa qualidade como, por exemplo, artêmias, larvas de mosquito, bloodworms e dáfnias.
Certifique-se de fornecer uma dieta equilibrada de proteína e matéria vegetal para satisfazer todas as necessidades alimentares desses peixes.
Procure alimentar o Peixe Espada duas ou três vezes ao dia. Eles não exigem muita comida, mas devem consumi-la em alguns poucos minutos. Lembre-se de retirar os restos de alimentos da água para não poluí-la.
Se você seguir uma rotina de alimentação, seu peixe logo aprenderá quando chega a hora de comer e se tornará muito mais ativo nesses momentos.
Listarei as melhores rações disponíveis para o Peixe Espada. Então, caso queira adquiri-las, basta clicar nos links abaixo:
Foto | Produto | Preço | |
---|---|---|---|
Tetra Color Flakes 20g Tetra Para Todos Os Tipos de Peixe Todas As Fases, | R$ 29,80 R$ 24,90 | Comprar na Amazon |
Última atualização em 2024-12-28 / Links de Afiliados / Imagens de Amazon Product Advertising API
Temperamento / Comportamento
O Peixe Espada (Xiphophorus hellerii) não é apenas um peixe muito bonito, mas também fácil de criar e de rápido crescimento. Eles são bastante resistentes e, portanto, são animais ideais para quem está iniciando no hobby. Além disso, são muito pacíficos e preferem estar na companhia de outros de sua espécie.
Por mais que sejam considerados peixes muito pacíficos, ainda assim podem brigar entre si e comer seus próprios filhotes. O ideal é que o aquário possua no mínimo um macho para várias fêmeas. Machos mais velhos podem ser um pouco mais agressivos entre si e com outras espécies.
Procure manter um grupo de cinco ou mais peixes, certificando-se de que haja sempre mais fêmeas do que machos, pois eles podem brigar uns com os outros.
Compatibilidade
No geral, o Peixe Espada costuma ser pacífico, enérgico e um bom peixe para conviver com outras espécies, embora às vezes possa haver algumas brigas entre eles.
Estes peixes combinam bem com a maioria das espécies de boa índole e que possuam tamanho parecido. No entanto, devido as suas grandes barbatantas, você deve evitar peixes que adoram mordiscá-las.
Alguns bons companheiros de aquário para o Peixe Espada incluem, por exemplo, Molinésias, Plati, Acará Bandeira, Coridoras, Cascudos e caracídeos maiores.
Monitore o comportamento do Peixe Espada, já que quando estão na companhia de peixes maiores e que causam mais problemas, eles costumam ficar escondidos entre as plantas e decorações do aquário.
Dimorfismo Sexual
Distinguir os machos da fêmeas do Peixe Espada é bastante fácil, já que os machos possuem uma barbatana anal modificada usada para engravidar as fêmeas durante a reprodução. Essa barbatana modificada se chama Gonopódio,
Além disso, a barbatana caudal de um macho se destaca de sua metade inferior, cuja extensão pode atingir até metade do comprimento total do corpo dele. A barbatana caudal feminina não possui essa protuberância. No entanto, as fêmeas costumam ter os corpos maiores do que os machos.
Reprodução / Acasalamento
O Peixe Espada (Xiphophorus hellerii) é um dos peixes mais fáceis de reproduzir em aquários, por isso são ideais para quem está começando na criação de peixes. Se as condições do aquário forem adequadas e ele tiver machos e fêmeas, a reprodução ocorrerá sem qualquer tipo de intervenção humana.
Muitas vezes, grupos de fêmeas vendidas de um aquário em um pet shop já chegam grávidas em sua casa. A população desses peixes se torna sexualmente ativa por volta dos três meses de idade. Os estágios posteriores da gravidez podem ser vistos sem muita dificuldade, pois uma mancha escura ficará bem evidente perto da barbatana anal da fêmea.
Mantenha no aquário uma proporção de um macho para três ou quatro fêmeas para garantir que eles não assediem uma única fêmea o tempo todo. De fato, esse tipo de assédio pode causar estresse e acabar trazendo doenças para os peixes do seu aquário.
Adicione plantas e decorações no aquário para que os filhotes possam se esconder assim que nascerem. Isso é muito importante, pois os filhotes recém-nascidos serão comidos pelos outros habitantes do aquário se não puderem encontrar um abrigo.
Se preferir, pode montar um aquário de reprodução e deixar apenas os filhotes dentro dele.
Além disso, os filhotes começam a procurar por comida assim que estão livres dos pais. Você pode fornecer náuplios de artêmias e rações dos adultos esfareladas. Quando estiverem maiores, você pode oferecer os alimentos que costuma dar para os adultos.
Configuração do aquário
O aquário precisa ter no mínimo 75 litros para um pequeno grupo composto de um macho e três fêmeas. Mas, caso queira criar um único exemplar, coloque-o em um aquário com cerca de 40 litros.
O Peixe Espada não é um animal muito exigente em relação ao ambiente que vai viver. Portanto, você pode adicionar qualquer tipo de cascalho, desde seixos, areia entre outros.
Eu recomendo que você monte um aquário plantado com muitos esconderijos e deixe alguns espaços abertos no meio, já que eles são animais muito ativos. Sobretudo, os esconderijos servem de abrigo para as fêmeas que estejam sendo assediadas demais e também para os filhotes.
Em relação a filtragem, um filtro com um fluxo moderado já é suficiente para criá-los. Contudo, a iluminação do aquário vai depender basicamente se você vai montar um aquário plantado com plantas simples ou mais exigentes.
Por fim, certifique-se de colocar uma tampa bem firme no aquário, já que esses peixes são excelentes saltadores.
Referências Bibliográficas
FishLore. Aquarium Fish Disponível em: https://www.fishlore.com/freshwaterfish.htm. Acesso Peixe Espada (Xiphophorus hellerii) em 03 de abr. De 2019.
Wischnath, L., 1993. Atlas of livebearers of the world. T.F.H. Publications, Inc., United States of America. 336 p. (Ref. 26130)
4 Comentários
Platy e espada fêmea, são parecidos.
Como identificá-los facilmente?
Pingback: Quais peixes eu posso colocar em um aquário com até 40 litros? - MyAquarium
Pingback: Tetra Green Fire (Aphyocharax rathbuni) - MyAquarium
Pingback: Bicudinho (Belonesox belizanus) - MyAquarium