O Peixe Folha (Monocirrhus polyacanthus) definitivamente não é um peixe para iniciantes. Ele é considerado um animal difícil de manter saudável e possui requisitos específicos em relação as condições do aquário. Portanto, leia bem antes de proceder à compra desta espécie!
Abaixo, confira um guia de cuidados completo sobre o Peixe Folha. Aprenda como alimentar esse peixe, suas características físicas e comportamentais, além de processos como a reprodução e configuração de aquário.
Ficha Técnica do Peixe Folha
Nome: Peixe Folha, Pirá-cará, South American Leaffish, Amazon Leaffish;
Nome Científico: Monocirrhus polyacanthus (Heckel, 1840);
Família: Polycentridae;
Origem da Espécie: América do Sul;
Comprimento: Até 8 cm;
Expectativa de Vida: Entre 5 e 8 anos;
Nível de Dificuldade: Difícil;
Parâmetros da Água
pH: Manter entre 5.0 – 6.0;
Dureza da água: Entre 5 – 8;
Temperatura: Manter entre 22 – 25°C;
Características
Distribuição e Habitat
O Peixe Folha pode ser encontrado na América do Sul, mais especificamente na bacia do rio Amazonas no Brasil, Peru, Venezuela, Colômbia e Bolívia.
Ele costuma viver em águas rasas com pouco ou nenhum fluxo onde as folhas caídas se acumulam. Por ter um corpo camuflado e nadadeiras transparentes, esse peixe fica escondido em meio a vegetação, passando despercebido pela maioria dos seus predadores.
Aparência
O Peixe Folha, como o próprio nome já diz, se parece extraordinariamente com uma folha morta, flutuando entre a vegetação em direção ao fundo do aquário. Como uma folha, é pequeno, oval e achatado; ambas as barbatanas anal e dorsal são espinhosas, criando uma margem corporal de bordas irregulares, como um contorno de folha perfeito.
A coloração do Peixe Folha costuma ser amarelada ou acastanhada, com marcas aleatórias e três linhas que vão do olho ao ventre, da boca à barbatana caudal e do olho à barbatana dorsal, assemelhando-se às nervuras de uma folha. Ele possui também uma boca enorme em relação ao seu tamanho.
A camuflagem do Peixe Folha é tão impressionante que, mesmo em uma rede com várias folhas mortas e galhos, é provável que seja devolvido à água sem ser visto – a menos que se mova. Para complicar ainda mais, ele possui barbatanas peitorais e dorsal que são transparentes e quase invisíveis mesmo quando em movimento.
Um aspecto ainda mais interessante do Peixe Folha é sua incrível capacidade de alterar sua camuflagem enquanto aguarda por uma presa. Assim como um camaleão, suas cores podem mudar para se misturar mais perfeitamente ao fundo, seja na natureza ou em cativeiro.
Alimentação
Carnívoro. O Peixe Folha só aceita alimentos vivos. Quando ainda é um peixe pequeno, ele aceitará bloodworms e vermes, mas quando atinge a fase adulta sua dieta se torna piscívora. Portanto, não mantenha um peixe da espécie se você não possui um suprimento constante de peixes alimentadores, já que ele pode consumir seu próprio peso corporal diariamente.
Você pode alimentar o Peixe Folha com minhocas, insetos aquáticos, peixes alimentadores, larvas de mosquito, tubifex e crustáceos.
Temperamento / Comportamento
Em relação ao comportamento, o Peixe Folha pode ser descrito como um animal tímido e passivo. Ele passa a maior parte do tempo na superfície da água e fica parecendo uma folha flutuando. Mesmo quando está nadando, suas barbatanas transparentes batendo quase que não aparecem.
Esses peixes são considerados predadores de emboscada, ficando à espreita de qualquer coisa que possa caber em sua boca enorme. Mesmo que tenha cerca de 8 centímetros de comprimento, ainda assim vai limpar o aquário em uma semana se os outros peixes forem menores do que ele.
Compatibilidade
Eu recomendo que você mantenha o Peixe Folha sozinho no aquário. Como já mencionei logo acima, ele é um predador voraz e irá acabar com todos os peixes do aquário que forem menores do que ele.
Caso queira incluir algumas outras espécies, é melhor mantê-lo com peixes robustos e agressivos como cascudos ou loricarídeos de tamanho médio.
Alguns bons companheiros de aquário para o Peixe Folha incluem, por exemplo:
Fique longe de espécies menores como tetras, rasboras e danios. Os camarões fazem parte do cardápio do Peixe Folha, mas os caramujos são uma opção segura para invertebrados.
Dimorfismo Sexual
Existem poucas diferenças entre o macho e a fêmea do Peixe Folha, embora a fêmea pareça mais gordinha durante a época de desova. O macho também possui barbatanas ligeiramente maiores.
Acasalamento / Reprodução
Reproduzir o Peixe Folha não é uma tarefa difícil; o desafio não é tanto proporcionar condições especiais, mas sim ter sorte de encontrar um casal que esteja pronto para procriar. Caso o casal esteja pronto e se houver plantas com folhas largas, como a Amazonense, a fêmea depositará os ovos na parte inferior delas.
Ao depositar os ovos cuidadosamente na parte inferior das folhas, o macho os fertiliza. Então, cada ovo ficará preso à folha por um fio curto, e serão cuidados pelos pais, eclodindo em três a cinco dias.
O Peixe Folha macho fica bem próximo aos ovos. Após a eclosão, os filhotes permanecem presos ao local de desova pelo fio do ovo por mais uma semana. Uma vez que começam a nadar livremente, agem da mesma forma que os pais, permanecendo imóveis a maior parte do tempo.
À princípio, o Peixe Folha jovem come pequenos microrganismos aquáticos, mas, quando cresce até 3 centímetros, é capazes de comer peixes pequenos do tamanho de guppies ou artêmias.
Após cerca de duas semanas, os alevinos devem ser removidos e separados, pois eles crescem em velocidades diferentes; os maiores comerão os menores.
Em relação a coloração, os filhotes ficarão cobertos com manchas brancas até cerca de dois meses de idade. Eles parecerão que estão infectados com Íctio, mas é apenas uma coloração natural. Após dois ou três meses, eles obterão a coloração características dos adultos e poderão se alimentar de peixes maiores.
Configuração do aquário
O aquário para o Peixe Folha precisa ter no mínimo 110 litros. Esse peixe se sai melhor em um ambiente onde haja muitas plantas e outros tipos de decorações como troncos e raízes espalhados, além de uma iluminação fraca. Se a luz estiver muito forte, ele ficará desbotado, estressado e passará ainda mais tempo se escondendo. Por isso, as plantas flutuantes são uma excelente opção para reduzir a incidência de luz dentro do aquário.
Algumas boas opções de plantas para o aquário do Peixe Folha incluem, por exemplo:
Uma das principais dificuldades em cuidar do Peixe Folha é fornecer as condições adequadas. A água da torneira dura e alcalina encontrada na maioria dos nossos lares não combina em nada com esse peixe.
Você precisará ajustar a água para que o pH fique entre 4,0 e 7,0. Você pode utilizar tamponadores para manter o pH ácido, ou usar folhas de amendoeira para acidificar e dar uma aparência de água com cor de chá. Além disso, elas também servirão como camuflagem para o peixe.
Sobre a filtragem, o Peixe Folha não gosta de águas agitadas e, por isso, você deve diminuir ao máximo o fluxo de água do filtro, deixando apenas no mínimo.
Referências Bibliográficas
Britz, R. and S.O. Kullander, 2002. Polycentridae (Leaffishes). p. 603-604. In R.E. Reis, S.O. Kullander and C.J. Ferraris, Jr. (eds.) Checklist of the Freshwater Fishes of South and Central America. Porto Alegre: EDIPUCRS, Brasil. (Ref. 50082);
Catarino, M.F.; J. Zuanon (2010). “Feeding ecology of the leaf fish Monocirrhus polyacanthus (Perciformes: Polycentridae) in a terra firme stream in the Brazilian Amazon”. Neotrop. Ichthyol. 8 (1): 183–186. doi:10.1590/S1679-62252010000100022;
Froese, Rainer; Pauly, Daniel (eds.) (2018). “Monocirrhus polyacanthus“ in FishBase. July 2018 version.