O Peixe Mexerica (Etroplus maculatus) é um peixe que pode ser encontrado em diversos locais, incluindo estuários, riachos com muita vegetação e lagoas com ervas daninhas e, além disso, eles são uma das poucas espécies de ciclídeos conhecidos na Ásia.
Esses peixes podem ser mantidos em um aquário com água alcalina doce ou até mesmo salobra, desde que aclimatados com muito cuidado. O aquário precisa ter muito espaço para que possam nadar, além de um substrato de areia fina e uma infinidade de esconderijos com rochas, vegetação e troncos.
Essa espécie costuma ser bem sensível ao acúmulo de nitrato no aquário, portanto, o aquarista precisa ficar atento as trocas parciais de água, já que são essenciais para diminuição desse composto.
Ficha Técnica
Nome: Peixe Mexerica, Ciclídeo Mexerica, Orange Chromide, Mexerica Ouro
Nome Científico: Etroplus maculatus (Bloch, 1795)
Família: Cichlidae
Origem da Espécie: Índia e Sri Lanka
Comprimento: Até 9.5 cm
Expectativa de Vida: Até 7 anos
Parâmetros da Água
pH: Manter o pH da água entre 8.0 – 9.0
Dureza da Água: 9° – 19° dH
Temperatura: Manter entre 20°C – 25°C
Características
Nível de Cuidado: Moderado;
Alimentação: Onívoro. Forneça rações em flocos e pellets, assim como também alimentos congelados como bloodworms, artêmias, larvas de mosquito, camarão mysis e etc.
Além disso, forneça uma boa quantidade de vegetais, tais como espinafre, couve e alface, pois eles adoram.
Temperamento / Comportamento: O peixe mexerica costuma ter comportamento pacífico e, acima de tudo, pode conviver com outros peixes em aquários comunitários, mesmo com peixes menores do que ele. A espécie costuma formar casais, mas não terá problemas caso esteja em um aquário com outros machos, contanto que o aquário seja grande o suficiente para mantê-los.
Esses peixes costumam ser muito curiosos, então ficarão a maior parte do tempo pastando no substrato a procura de alimentos. Evite criá-los apenas com peixes muito maiores do que ele ou que possuam comportamento agressivo.
Compatibilidade: Procure não misturá-los com ciclídeos africanos. Eles podem conviver com outros mexericas machos e fêmeas, assim como também paulistinhas, molinésias e guppies.
Reprodução / Acasalamento: Ovíparo. A fêmea colocará os ovos em um local escondido, por exemplo, debaixo de rochas, troncos e folhas, ou qualquer outro local discreto.
Veja também:
O casal irá proteger o local contra intrusos a partir do momento em que escolheram o ponto onde os ovos irão ficar.
Sobretudo, a incubação dura em torno de 2 dias a uma temperatura de 27°C, com os alevinos nadando livremente após cerca de 3 dias. No entanto, antes de eclodir, os adultos escavam pequenos buracos no substrato ao redor do local de desova e os filhotes são colocados lá até que seus sacos vitelinos sejam absorvidos.
Os pais cuidarão dos filhotes até que eles estejam grandes o suficiente para nadarem sozinhos, mas alguns criadores, preferem remover os ovos antes da incubação, já que podem ser comidos por outros peixes em um aquário comunitário, por exemplo.
Quando os alevinos se tornam grandes o suficiente, podem ser alimentados com náuplios de artêmias.
Tamanho do aquário: O aquário para o peixe mexerica precisa ter no mínimo 110 litros. Além disso, procure adicionar muitos esconderijos e sombras com troncos, rochas e vasos de flores virado de lado.
A água para o peixe mexerica deve ter movimentação moderada e um bom nível de oxigenação. Realize trocas parciais de água frequentes, pois eles são muito sensíveis ao acúmulo de nitrato no aquário.
Referências Bibliográficas
Pethiyagoda, R. , 1991. Freshwater fishes of Sri Lanka. The Wildlife Heritage Trust of Sri Lanka, Colombo. 362 p. (Ref. 6028 )