O peixe Piaba de Brejo (Hasemania hanseni) é uma espécie da família Characidae, que habita o alto da Bacia do Rio Paraná. Esses animais podem ser encontrados tanto em águas mais escuras quanto em regiões com águas cristalinas.
O Piaba de Brejo é um peixe muito fácil de manter, embora eles não sejam tão comuns em lojas de aquarismo. Mas de um modo geral, esses animais costumam ser gregários, pacíficos e podem viver tranquilamente em aquários comunitários.
Ficha Técnica
Nome: Piaba de Brejo, Tetra Hanseni
Nome Científico: Hasemania hanseni (Fowler, 1949)
Família: Characidae
Origem da Espécie: América do Sul (Bacia do Rio Paraná)
Comprimento: Até 3.3 cm
Expectativa de Vida: Até 12 anos
Parâmetros da Água
pH: Manter o pH da água entre 6.5 – 8.0
Dureza da Água: 5° – 18° dH
Temperatura: Manter entre 20°C – 24°C
Características
Nível de Cuidado: Fácil;
Alimentação: Onívoro. Na natureza o Piaba de Brejo se alimenta de pequenos insetos, crustáceos e até mesmo de matéria vegetal.
Contudo, nos aquários, eles aceitam alimentos vivos, frescos e secos. Portanto, para uma boa dieta para esses peixes, forneça uma ração em flocos de alta qualidade, bem como artêmias e bloodworms algumas vezes durante a semana.
Temperamento / Comportamento: O Piaba de Brejo é um peixe pacífico e gregário. Embora difíceis de serem encontrar em lojas de aquarismo, ainda assim, é uma espécie muito divertida e que irá trazer muita cor ao aquário.
Esses animais se mostram mais coloridos e ativos quando mantidos em grupos de pelo menos 10 exemplares. Portanto, evite colocá-los em grupos menores ou até mesmo sozinhos.
Compatibilidade: Em relação à compatibilidade, devido ao seu comportamento pacífico, podem ser mantidos com outros caracídeos, assim como também tetras, rasboras, loricarídeos pequenos e danios.
Reprodução / Acasalamento: O Piaba de Brejo não é um peixe difícil de reproduzir. Contudo, você precisará adicioná-los em grupos dentro de um aquário de reprodução e fornecer uma boa quantidade de alimentos vivos. Adicione também um bom número de plantas com folhas finas no fundo, por exemplo, musgo de java, para que os ovos possam cair entre elas.
Veja também:
Então, durante o processo de desova, o macho irá induzir a fêmea a liberar os ovos entre as plantas e, logo em seguida, irá fertilizá-los. Por fim, a eclosão ocorre em até três dias e os alevinos estarão nadando pelo aquário em no máximo dois dias.
Fique atento quanto a predação dos filhotes e ovos, por isso, remova os pais assim que a desova tenha sido concluída.
Tamanho do aquário: O Piaba de Brejo é um peixe bastante pequeno, por isso, pode conviver em grandes grupos em aquários com no mínimo 60 litros.
Além disso, o aquário deve ter muitas áreas sombreadas, uma vez que esses peixes preferem locais um pouco mais escuros. Portanto, adicione muitas plantas no aquário, além de troncos e raízes para formar esconderijos.
Referências Bibliográficas
Lima, F.C.T., L.R. Malabarba, P.A. Buckup, J.F. Pezzi da Silva, R.P. Vari, A. Harold, R. Benine, O.T. Oyakawa, C.S. Pavanelli, N.A. Menezes, C.A.S. Lucena, M.C.S.L. Malabarba, Z.M.S. Lucena, R.E. Reis, F. Langeani, C. Moreira et al. …, 2003. Genera Incertae Sedis in Characidae. p. 106-168. In R.E. Reis, S.O. Kullander and C.J. Ferraris, Jr. (eds.) Checklist of the Freshwater Fishes of South and Central America. Porto Alegre: EDIPUCRS, Brasil. (Ref. 38376)