O Piau Flamengo (Leporinus fasciatus) é um peixe nativo do Rio Amazonas na América do Sul, mas também foi introduzido nos estados da Flórida e Havaí de forma acidental, provavelmente pela liberação ilegal de espécimes que haviam crescido muito para ficarem em aquários domésticos.
Esses peixes possuem a aparência de uma abelha em formato de torpedo. Suas listras grossas verticais pretas e amarelas os ajudam a se misturarem em grandes cardumes, assim como fazem as zebras em planícies abertas.
Contudo, o Piau Flamengo precisa de aquários bem grandes com cerca de 270 litros e adoram saltar quando acham alguma frestinha para pular.
Ficha Técnica
Nome: Piau Flamengo, Aracu-Flamengo, Aracu-pinima, Black banded leporinus, Banded leporinus
Nome Científico: Leporinus fasciatus (Bloch, 1794)
Família: Anostomidae
Origem da Espécie: América do Sul (Bacia do Rio Amazonas)
Comprimento: Até 37 cm
Expectativa de Vida: Mais de 5 anos
Parâmetros da Água
pH: Manter o pH da água entre 5.5 – 7.5
Dureza da Água: 2° – 20° dH
Temperatura: Manter entre 22°C – 26°C
Características
Nível de Cuidado: Difícil;
Alimentação: A dieta do Piau Flamengo consiste de matéria vegetal, por exemplo, folhas e algas. Mas nos aquários, você pode fornecer alfaces, agrião, ervilhas cozidas além de rações em flocos de qualidade.
Na natureza, eles também comem pequenas larvas, além de vermes e frutas. Portanto, procure variar um pouco na dieta desse animal dando-lhes alguns alimentos vivos e congelados.
Temperamento / Comportamento: O Piau Flamengo vive em grandes cardumes na natureza e são conhecidos por brigarem entre si de vez em quando. De fato, isso é muito comum quando são mantidos em pequenos grupos dentro de aquários.
Peixes pequenos em um aquário com eles são presas fáceis, portanto, selecione outros peixes grandes e robustos como companheiros.
Compatibilidade: Ciclídeos são bons peixes de aquário para conviver com o Piau Flamengo. Além disso, você pode incluir caracídeos e loricarídeos de tamanhos semelhantes.
Veja também:
Para evitar problemas, coloque espécies que sejam semi-agressivos maiores ou de mesmo tamanho, pois eles são famosos por beliscar as nadadeiras dos peixes. Portanto, evite colocá-los com espécies que possuem nadadeiras longas e nado lento, como o Acará Bandeira.
Reprodução / Acasalamento: Não há relatos sobre a reprodução dessa espécie em cativeiro.
Tamanho do aquário: O aquário para o Piau Flamengo precisa ter no mínimo 270 litros. Além disso, como eles vivem em leitos de rios rochosos e estão acostumados a fortes correntezas, a filtragem do aquário precisa ser bem potente.
Sobretudo, adicione um substrato de areia fino no aquário e forneça muitos esconderijos formados com rochas e troncos para esses peixes.
Deve-se tomar muito cuidado com frestas abertas, já que esses animais são capazes de saltar a grandes alturas. Então, coloque uma tampa bem resistente para evitar quaisquer fugas. Além disso, adicionar plantas vivas pode ser um problema, pois eles poderão comê-las, portanto, use plantas artificiais ou mantenha apenas espécies resistentes, como as samambaias de java.
Referências Bibliográficas
Garavello, J.C. and H.A. Britski, 2003. Anostomidae . p. 71-84. In R.E. Reis, S.O. Kullander and C.J. Ferraris, Jr. (eds.) Checklist of the Freshwater Fishes of South and Central America. Porto Alegre: EDIPUCRS, Brasil. (Ref. 36801)