O Plati / Platy (Xiphophorus maculatus) é um dos peixes mais populares no aquarismo por um bom motivo. Esses animais são encontrados em diversas cores diferentes, por exemplo, laranja, arco-íris, além de preto e branco. O Plati costuma ser um animal muito pacífico, o que o torna um ótimo peixe para aquários comunitários, mas também viverá muito bem apenas com outros de sua própria espécie.
De um modo geral, o Plati é ideal para iniciantes e uma excelente adição ao seu aquário. Eles são ativos, muito resistentes e se reproduzem com extrema facilidade nos aquários domésticos. Além disso, são facilmente encontrados em lojas de aquarismo.
Em relação aos parâmetros de água do aquário, eles costumam aceitar a maioria deles. No entanto, a água do aquário deve ser limpa e dentro da química e temperatura tolerável para a espécie. Procure adicionar muitas plantas ao aquário desses peixes, eles irão adorar!
Ficha Técnica
Nome: Plati, Platy, Southern Platy, Moonfish, Variatus Plati;
Nome Científico: Xiphophorus maculatus (Günther, 1866);
Família: Poeciliidae;
Origem da Espécie: América do Norte e Central;
Comprimento: Em cativeiro até 7 cm;
Expectativa de Vida: Até 3 anos;
Nível de Dificuldade: Fácil;
Parâmetros da Água
pH: Manter o pH da água entre 7.0 e 8.0;
Dureza da água: 10° e 25° GH;
Temperatura: 22ºC a 28ºC;
Características
Alimentação
Onívoro. Na natureza, o Plati se alimenta de vermes, crustáceos, insetos e matéria vegetal. No entanto, nos aquários, eles aceitarão a maioria das rações para peixes vendidas comercialmente, bem como alimentos vivos e vegetais.
Procure alimentá-los com artêmias (vivas e congeladas), tubifex ou bloodworms duas vezes por semana. Eles adoram alimentos proteicos, mas só podem comê-los de vez em quando.
De qualquer forma, eles possuem pouca preferência por uma refeição específica, embora uma alimentação variada seja essencial para mantê-los saudáveis por mais tempo. Além disso, os platis se alimentam de algas no aquário, portanto, caso o seu aquário esteja cheio delas, com exceção das algas peteca, eles farão a festa.
Listarei algumas excelentes rações para o Plati. Então, caso queira adquiri-las, basta clicar nos links abaixo:
Última atualização em 2025-01-07 / Links de Afiliados / Imagens de Amazon Product Advertising API
Temperamento / Comportamento
O Plati é um peixe bastante pacífico e ativo, além de ser ideal para conviver em aquários comunitários. Ele não costuma incomodar outros peixes e gosta de nadar em grupos, por mais que fiquem meio separados uns dos outros. Os machos podem brigar entre si por posições hierárquicas, algo comum para a espécie.
Procure mantê-los em grupos com no mínimo 1 macho para cada 3 fêmeas, pois como eles se reproduzem com muita facilidade, os machos podem ficar perseguindo as fêmeas o tempo todo e cansá-las. Por isso que é sempre bom ter mais delas no aquário.
Compatibilidade
O Plati pode conviver com peixes de temperamento e tamanho semelhantes ao dele, além de terem os mesmos requisito químicos de água. Por exemplo, muitos aquaristas optam por mantê-los com seus parentes mais próximos, as molinésias e os guppies.
Além disso, algumas outras espécies de peixes pequenos e pacíficos, como coridoras, tetras e outros caracídeos, podem conviver com eles no mesmo aquário.
Veja também:
Reprodução / Acasalamento
Essa é uma espécie muito fácil de reproduzir. Os machos perseguem as fêmeas o tempo todo com a intenção de copular, por isso o aconselhamento de ter várias fêmeas para um único macho, pois elas podem morrer de estresse caso sejam perseguidas o tempo todo.
O ato sexual do Plati é muito rápido (leva de 1 – 3 segundos), já que o macho introduz o gonopódio no ânus da fêmea e deposita o espermatozoide que a fertiliza. A gestação dura aproximadamente um mês.
Na última semana da gestação, o ventre da fêmea irá aumentar bastante de tamanho. Então, ela poderá dar à luz até 50 alevinos, e eles buscarão comida a partir do primeiro momento de vida. Recomenda-se que o aquário possua vegetação natural e abundante, para que os alevinos possam se refugiar de seus pais e outros peixes. Após cerca de 6 meses, os filhotes estarão sexualmente maduros.
Configuração do aquário
O aquário necessita ter no mínimo 60 litros para um pequeno grupo desses peixes. Mantenha uma boa iluminação para que suas cores se destaquem e bastante vegetação periférica, mas não ocupando a parte superior, já que é onde eles irão passar a maior parte do tempo.
Devido a timidez da espécie, adicione muitos esconderijos. Além disso, para que se sintam mais confortáveis, o ideal é que o fundo do aquário tenha uma cor escura.
Referências Bibliográficas
Rodriguez, C.M., 1997. Phylogenetic analysis of the tribe Poeciliini (Cyprinodontiformes: Poeciliidae). Copeia 1997(4):663-679. (Ref. 26855)
8 Comentários
Pingback: Acará Bandeira (Pterophyllum scalare) | MyAquarium
Pingback: A relação entre a água “dura” e os peixes de aquário - MyAquarium
Pingback: Empire Gudgeon (Hypseleotris compressa) - MyAquarium
Pingback: Tetra Green Fire (Aphyocharax rathbuni) - MyAquarium
Pingback: Folhas de Amendoeira no aquário! Mantenha seus peixes felizes, naturalmente! - MyAquarium
Pingback: Tetra Bandeira (Hyphessobrycon heterorhabdus) - MyAquarium
Pingback: Bicudinho (Belonesox belizanus) - MyAquarium
Pingback: Top 5 Dither Fish ou Peixes Pacificadores para o seu aquário! - MyAquarium