Close Menu
    Facebook Instagram
    Facebook Instagram
    MyAquariumMyAquarium
    • Home
    • Notícias
    • Artigos
      • Aquários de Água Doce
      • Aquário Marinho
      • Peixes
        • Peixes de Água Doce
        • Peixes de Água Salgada
      • Plantas
        • Low-Tech
        • High-Tech
      • Doenças
        • Bactérias
        • Parasitas
        • Protozoários
      • Invertebrados
        • Invertebrados de Água Doce
        • Invertebrados de Água Salgada
      • Corais
      • Anêmonas
    • Contato
    • Sobre
    • Português
      • Inglês
    MyAquariumMyAquarium
    Home»Peixes»Poecilídeo Metálico (Girardinus metallicus)
    Peixes

    Poecilídeo Metálico (Girardinus metallicus)

    Confira quais são as principais características e necessidades básicas do Poecilídeo Metálico.
    Adriano GolobPor Adriano Golob03/02/2022Atualizado:31/03/2022Nenhum comentário5 min de leitura
    Facebook Twitter Pinterest Telegram WhatsApp
    poecilídeo metálico girardinus metallicus

    O Poecilídeo Metálico ou Girardinus (Girardinus metallicus) é uma espécie de vivíparo bastante pacífico vindo das águas salobras de Cuba e da Costa Rica. Também conhecido como Peixe Metálico, esta espécie é ideal para aqueles que estão procurando por animais para compor aquários comunitários.

    Na natureza, esses peixes habitam lagos e riachos, preferindo águas lentas ou estagnadas repletas de vegetação. Contudo, as águas dos locais onde eles são encontrados costuma ser salobra.

    Assim como os Guppies, os machos possuem um gonopódio e são menores do que as fêmeas. Além disso, ainda possuem uma faixa preta que vai da boca ao longo da parte inferior até o gonopódio.

    No geral, o Poecilídeo Metálico pode ser a escolha perfeita para todos os níveis de aquarista, não apenas devido a sua aparência, mas também pela facilidade de cuidado. Em outras palavras, esses peixes não requerem tratamento especial e podem conviver tranquilamente com outras espécies. No entanto, existem alguns fatores que você precisa ficar de olho se decidir adicioná-los em aquários comunitários.

    Continue lendo o artigo para conhecê-los.

    Índice

    Toggle
    • Ficha Técnica
    • Parâmetros da Água
    • Características
      • Alimentação
      • Temperamento / Comportamento
      • Compatibilidade
      • Reprodução / Acasalamento
      • Configuração do aquário
    • Referências Bibliográficas

    Ficha Técnica

    Nome: Poecilídeo Metálico, Peixe Metálico, Metallic Livebearer, Girardinus Topminnow, Black Chin Livebearer;

    Nome Científico: Girardinus metallicus (Poey, 1854);

    Família: Poeciliidae;

    Origem da Espécie: América Central (Cuba);

    Comprimento: Até 5 cm;

    Expectativa de Vida: Entre 3 e 5 anos;

    Nível de Dificuldade: Fácil;

    Parâmetros da Água

    pH: Manter o pH da água entre 6.0 – 8.0;

    Dureza da Água: 9° – 19° dH;

    Temperatura: Manter entre 22°C – 25°C;

    Características

    Alimentação

    Onívoro. O Poecilídeo Metálico precisa de uma dieta equilibrada contendo alimentos ricos em proteínas e matéria vegetal para se manter saudável. A melhor maneira de cuidar desses peixes é alternar a alimentação diária, fornecendo uma variedades de alimentos e certificando-se de não alimentá-los demais. O regime de alimentação desses peixes não deve ser superior a duas vezes por dia.

    Em cativeiro, a espécie irá aceitar rações em flocos, pellets e alimentos vivos e congelados, como dáfnias, bloodworms e artêmias. Além disso, como eles costumam viver em áreas com vegetação densa, algas, larvas de insetos podem ser uma boa opção para alimentá-los.

    Separei algumas excelentes rações para essesConfira quais são as principais características e necessidades básicas do peixes. Então, caso queira adquiri-las, basta clicar nos links abaixo:

    Foto Produto Preço
    Tetra Color Flakes 20g Tetra Para Todos Os Tipos de Peixe Todas As Fases, Tetra Color Flakes 20g Tetra Para Todos Os Tipos de Peixe Todas As Fases, R$ 37,79 R$ 29,81 Comprar na Amazon

    Última atualização em 2025-05-14 / Links de Afiliados / Imagens de Amazon Product Advertising API

    Temperamento / Comportamento

    O Poecilídeo Metálico possui um temperamento bastante pacífico, mas assim como outros vivíparos, o ideal é que você mantenha no mínimo 3 fêmeas para cada macho no aquário.

    Mantê-los nessas condições ajuda a dividir as perseguições entre os machos e as fêmeas. Caso fique na proporção de 1:1, o macho acabará estressando a fêmea e pode até mesmo matá-la devido a essa perseguição incessante.

    Compatibilidade

    Essa espécie de vivíparo combina muito bem com a maioria dos outros peixes. No entanto, misturá-lo com outras espécies que possuem genes semelhantes não é uma boa ideia, pois isso provavelmente resultará na hibridização.

    Além disso, considerando o tamanho desse peixe, é preciso ter um cuidado especial para não inclui-lo com espécies maiores e agressivas. Se você adicioná-los com outros peixes maiores, é bem provável que eles se tornem vítimas fáceis.

    Alguns bons companheiros de aquário para o Poecilídeo Metálico incluem, por exemplo, Tetras, Coridoras, Molinésias, Rasboras, Paulistinhas e Caramujos;

    É bom fazer uma consulta com um especialista antes de adicionar qualquer companheiro de aquário para esses peixes. A taxa de sobrevivência pode variar dependendo do tipo de aquário que você estiver montando, ainda mais se for um de água salobra.

    Reprodução / Acasalamento

    A maioria dos vivíparos se reproduzem muito fácil em aquários, então você não terá problemas para reproduzir o Poecilídeo Metálico.

    Tudo o que eles precisam é de um aquário densamente plantado, que contenha esconderijos para os peixes recém-nascidos se esconderem antes que possam nadar com segurança com o restante.

    O macho costuma inclinar o corpo para perseguir a fêmea e fertilizá-la. Sobretudo, as fêmeas grávidas podem ser reconhecidas por uma grande mancha escura que parece na parte de trás de sua barriga à medida que seu abdômen aumenta em algumas semanas.

    Além disso, as fêmeas também possuem a capacidade de armazenar o espermatozoide por um ano e podem gerar cerca de 15 a 30 alevinos, a cada 28 dias, sem a necessidade de inseminação repetida.

    Independentemente disso, as fêmeas podem ser colocadas em criadeiras na tentativa de salvar o maior número de filhotes possíveis, já que eles podem ser comidos pelos pais e outros peixes do aquário.

    Agora, se quiser criá-los no mesmo aquário dos pais, certifique-se de que haja muitas plantas, como musgo de java, para fornecer proteção para os filhotes.

    Configuração do aquário

    O aquário precisa ter no mínimo 40 litros para um grupo de machos e fêmeas dessa espécie. No entanto, um aquário maior de até 200 litros pode ser ideal para criar um grande cardume desses peixes ou adicionar outras espécies.

    O Poecilídeo Metálico tende a exibir suas melhores cores quando são mantidos em aquários com fundo escuro decorado para combinar com seu habitat natural. Portanto, é fundamental que você crie um ambiente com muitas plantas vivas para fornecer abrigo e alimento para os peixes.

    Além disso, você também precisa ficar ciente de que eles habitam águas salobras, como lagos, riachos e lagoas. Por isso, é compreensível que, para fornecer o máximo de cuidado, você garanta que a água seja dura, cristalina, bem oxigenada e com fluxo lento.

    Veja também:

    • Quais plantas posso colocar em um aquário de água salobra?

    Você pode facilmente criar um ambiente de água salobra adicionando 2 colheres de sal marinho para cada 4 litros de água. Realize também trocas parciais de água de até 50% todas as semanas.

    Por fim, certifique-se de adicionar uma tampa ao aquário, pois esses peixes podem se assustar com facilidade e acabarem saltando.

    Referências Bibliográficas

    Lee, D.S., S.P. Platania and G.H. Burgess, 1983. Atlas of North American freshwater fishes, 1983 supplement. Occasional Papers of the North Carolina Biological Survey no. 1983-6. North Carolina State Museum of Natural History, Raleigh, N.C. 67 p. (Ref. 13498)

    Post AnteriorSalvini (Trichromis salvini)
    Próximo Post Arco-íris do Lago Tebera (Melanotaenia herbertaxelrodi)
    Adriano Golob

    Olá, espero que tenha gostado do conteúdo! Meu nome é Adriano e sou o criador do site MyAquarium. Comecei no hobby de aquarismo há cerca de 12 anos. O objetivo desse site é trazer conteúdo de qualidade e de fácil entendimento para todos os níveis de aquaristas. Aproveite para tirar suas dúvidas, será um prazer te ajudar!

    Posts Relacionados

    ficha técnica guia de cuidados Diagonal Butterflyfish Chaetodon fasciatus

    Diagonal Butterflyfish (Chaetodon fasciatus) – Ficha Técnica

    09/10/2023
    Tetra Yellowtail Alestopetersius caudalis ficha técnica guia de cuidados blog

    Tetra Yellowtail (Alestopetersius caudalis) – Ficha Técnica

    21/09/2023
    Tetra Jelly Bean Ladigesia roloffi ficha técnica guia de cuidados blog

    Tetra Jelly Bean (Ladigesia roloffi) – Ficha Técnica

    20/09/2023
    Deixe um comentário Cancelar Resposta

    Posts Mais Lidos

    peixes compatíveis com o lebiste guppy

    Confira 12 peixes compatíveis com o Lebiste (Guppy)

    25/02/2022
    Top 50 espécies de peixes de água doce para aquário

    Espécies de peixes de água doce para aquário: Top 50!

    25/10/2022
    Top 20 espécies de peixes mais populares do aquarismo blog 3

    Top 20 espécies de peixes mais populares do aquarismo

    25/09/2023
    peixes compatíveis acará bandeira pterophyllum scalare

    Confira 10 peixes compatíveis com o Acará Bandeira

    29/03/2021
    Facebook Instagram
    © 2025 MyAquarium. Todos os Direitos Reservados. Política de Privacidade.

    Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc para cancelar.