O Rainbow Shiner (Notropis chrosomus) é um peixe nativo dos Estados Unidos, encontrado no noroeste da Geórgia, Alabama e sudeste do Tennesse em riachos de águas claras com fluxo moderado. Essa espécie possui corpo alongado, com faixas brilhantes douradas, além de barbatanas coloridas que o tornam um lindo espécime para todos os tipos de aquários.
Os machos costumam ser mais magros e de cores mais vivas do que as fêmeas. Além disso, na natureza, esses animais desovam nos primeiros meses do verão americano (Maio / Junho), quando a temperatura da água fica em torno de 16° – 25°C.
De um modo geral, o Rainbow Shiner é um excelente peixe de cardume pacífico e ativo, mas precisa ser mantido em aquários com no mínimo seis exemplares da espécie. Entretanto, a única ressalva fica na dificuldade em encontrá-los disponíveis em lojas de aquarismo.
Ficha Técnica
Nome: Rainbow Shiner
Nome Científico: Notropis chrosomus (Jordan, 1877)
Família: Cyprinidae
Origem da Espécie: América do Norte (Noroeste da Geórgia, Alabama e sudeste do Tennessee)
Comprimento: Até 8 cm
Expectativa de Vida: Até 5 anos
Parâmetros da Água
pH: Manter o pH da água entre 6.5 – 7.5
Dureza da Água: 5° – 25° dH
Temperatura: Manter entre 4°C – 26°C
Características
Nível de Cuidado: Fácil;
Alimentação: Onívoro. Na natureza, o Rainbow Shiner se alimenta de pequenos invertebrados e de matéria vegetal, mas nos aquários, eles aceitarão todos os tipos de alimento vivos, congelados, preparações, além de rações em flocos.
Temperamento / Comportamento: Em relação ao comportamento, esses peixes precisam viver em cardumes, ou seja, o aquário precisa ter no mínimo seis exemplares da espécie para que possam se sentir seguros. Tente misturar machos e fêmeas para garantir que haja alguma competição entre eles, já que isso ajuda a destacar suas cores.
Compatibilidade: O Rainbow Shiner costuma nadar na região do meio do aquário e se misturam bem com outros peixes de tamanho e comportamento semelhante. Algumas espécies, por exemplo, Sinibotia pulchra e Ambastaia nigrolineata são bons companheiros para eles.
Reprodução / Acasalamento: Na natureza, esses peixes desovam durante o final da primavera / início do verão. Acima de tudo, eles se reproduzem facilmente em aquários domésticos e a desova pode ser desencadeada por um ligeiro aumento da temperatura da água.
Contudo, os machos em condição de reprodução sofrerão alterações drásticas na coloração, tornando-se roxos / azulados, com uma faixa prateada percorrendo cada lado do corpo.
Durante esse período, no entanto, eles se tornam bastante territoriais e defendem seus ninhos feitos no substrato ou em pilhas de pedras. Os pais poderão comer os ovos, então retire-os do aquário assim que o processo tiver terminado. Embora amplamente dependentes da temperatura, os ovos devem eclodir em no máximo uma semana.
Tamanho do aquário: O aquário precisa ter no mínimo 150 litros para um pequeno grupo desses peixes. Além disso, deve ter um fluxo moderado de água, ser bem plantado e possuir muitas rochas, seixos e troncos.
Referências Bibliográficas
Page, L.M. and B.M. Burr, 1991. A field guide to freshwater fishes of North America north of Mexico. Houghton Mifflin Company, Boston. 432 p. (Ref. 5723)