O Rasbora Delgado (Rasbora daniconius) é tão atraente quanto seus primos mais chamativos, mesmo que não seja assim tão colorido quanto eles. Na natureza, esses ciprinídeos atingem um bom tamanho, podendo chegar aos 15 cm de comprimento, mas em aquários, eles costumam ficar na faixa dos 8 – 9 cm.
Esses animais habitam todos os tipos de cursos d’água, desde canais, pequenos riachos, rios de médio e grande porte, até grandes lagoas e campos alagados. Eles também podem ser encontrados em águas salobras. No entanto, costumam viver em riachos com substrato arenoso e rios com fluxo de água lento, além de águas lamacentas, onde formam grandes cardumes e se alimentam de pequenos insetos.
De um modo geral, o Rasbora Delgado é uma excelente opção para aquaristas iniciantes que procuram por peixes pacíficos. Eles são robustos e aceitam com muita facilidade rações prontas. No entanto, eles requerem água de boa qualidade e um aquário com a manutenção em dia. Flutuações nas condições e parâmetros da água podem torná-los fracos e suscetíveis à doenças.
Ficha Técnica
Nome: Rasbora Delgado, Slender Rasbora, Striped Rasbora, Black Line Rasbora, Gold Line Rasbora
Nome Científico: Rasbora daniconius (Hamilton, 1822)
Família: Cyprinidae
Origem da Espécie: Eles são encontrados no sudeste da Ásia nas bacias do Mekong, Chao Phraya e Salween e no norte da Península Malaia, assim como também a oeste no Rio Indus do Paquistão e ao sul no Sri Lanka .
Comprimento: Até 15 cm (em cativeiro cerca de 8 – 9 cm)
Expectativa de Vida: Até 5 anos
Parâmetros da Água
pH: Manter o pH da água entre 6.0 – 7.5
Dureza da Água: 8° – 17° dH
Temperatura: Manter entre 24°C – 26°C
Características
Nível de Cuidado: Iniciante;
Alimentação: Onívoro. Na natureza, o Rasbora Delgado se alimenta de pequenos insetos aquáticos e detritos. Nos aquários, a sua dieta deve conter uma excelente ração em flocos ou pellets.
Para equilibrar sua dieta forneça alimentos vivos, por exemplo, dáfnias, artêmias e bloodworms. Esses animais também gostam verduras, então, pegue uma folha de alface, aqueça ela um pouco na água para amolecê-la e coloque no aquário. Só tome cuidado para não deixá-la muito tempo na água, pois elas podem apodrecer rapidamente e prejudicar a qualidade dela.
Temperamento / Comportamento: O Rasbora Delgado requer um cardume considerável de pelo menos 6 indivíduos da espécie para exibir suas melhores cores e comportamento natural. Além disso, eles terão uma hierarquia, mas nunca causarão danos uns aos outros.
Esses animais gostam de nadar na região do meio do aquário e são muito pacíficos e ativos. De fato, eles são muito bem-humorados e devem ser misturados com peixes de temperamento semelhante.
Compatibilidade: Bons companheiros de aquário incluem muitos peixes populares no aquarismo. Os ciprinídeos são excelentes escolhas, bem como caracídeos e vivíparos. Eles também se dão bem com coridoras e botias pacíficos que vivam no fundo.
Reprodução / Acasalamento: O Rasbora Delgado é um animal fácil de reproduzir, mesmo em casais ou grupos. Assim como outros ciprinídeos, eles não exibem nenhum cuidado parental com os filhotes, mas diferem em seu método de desova. Ao invés de disperar seus ovos em águas abertas, esses peixes derramam eles entre folhas de plantas.
Então, para reproduzi-los, condicione os machos e as fêmeas com uma boa quantidade de alimentos vivos durante 4 semanas. Quando estiverem bem alimentadas, as fêmeas maduras começarão a se encher de ovos.
Veja também:
O namoro consiste em exibições e perseguições do macho, com a fêmea se escondendo entre as plantas até que esteja pronta para desovar. Contudo, o processo de desova ocorre nas primeiras horas da manhã e os ovos serão liberados entre as folhas. A fêmea procurará outro esconderijo para a próxima desova.
Após todo esse processo, remova os pais, pois eles poderão comer os ovos. A eclosão dos alevinos ocorre em cerca de 3 – 4 dias. Os filhotes são bem grandes e começam a nadar pelo aquário após 3 dias. Além disso, eles crescem com bastante rapidez, então, no início podem ser alimentados com infusórios, mas após alguns dias, você já pode começar a fornecer náuplios de artêmias.
Tamanho do aquário: O aquário precisa ter no mínimo 80 litros para um grupo de 6 – 10 peixes da espécie. A chave para tornar este peixe mais bonito é fazê-lo se sentir em casa. Então, monte um aquário que se pareça com seu habitat natural. Seu habitat natural é composto de muita luz direta, então, coloque o aquário em um local bem iluminado. Se isso não for possível, obtenha uma boa luminária que simule isso.
Em relação a filtragem, procure deixá-la com um nível moderado. Mantenha o aquário coberto, já que esses peixes podem pular caso se assustem.
Adicione um substrato de areia ou cascalho fino com algumas pedras lisas e seixos. Procure plantar bem o aquário com uma variedade de plantas para que se sintam mais seguros e pra ajudar a destacar suas cores. Entretanto, eles precisam de muitas áreas abertas para que possam nadar. Por isso, faça com que as plantas cheguem na superfície pelas laterais, ao invés do meio do aquário.
Referências Bibliográficas
Pethiyagoda, R., 1991. Freshwater fishes of Sri Lanka. The Wildlife Heritage Trust of Sri Lanka, Colombo. 362 p. (Ref. 6028)