O Rasbora Mosquito (Boraras brigittae) é uma espécie muito pacífica, mas não deve ser mantida em aquários comunitários, já que são muito pequenos e tímidos. O ideal, no entanto, é que sejam mantidos em aquários próprios e em grupos com no mínimo 8 exemplares.
Mantendo-os em grupos, por exemplo, eles se sentirão menos tímidos e, consequentemente, exibirão com frequência seu comportamento natural. Os machos também exibem suas melhores cores enquanto competem uns com os outros pela atenção das fêmeas.
Procure manter o Rasbora Mosquito em aquários densamente plantados. Adicione também plantas flutuantes e troncos para diminuir um pouco a luminosidade que entra na água, pois a espécie gosta de locais mais escuros.
Embora sejam muito pequenos, podendo chegar aos 3,5 centímetros apenas, essa espécie necessita de um aquário com no mínimo 40 litros. Entretanto, a filtragem não precisa ser forte, pois a espécie provém de águas relativamente paradas e pode apresentar dificuldades se houver uma correnteza muito forte.
Conforme já mencionamos, a iluminação deve ser bastante fraca para simular as condições que os peixes encontram na natureza. Além disso, não adicione o Rasbora Mosquito em aquários onde ainda há oscilações nos parâmetros, pois eles são bem sensíveis.
Ficha Técnica
Nome: Rasbora Mosquito, Chili Rasbora;
Nome Científico: Boraras brigittae (Vogt, 1978);
Família: Cyprinidae;
Origem da Espécie: Indonésia, Sul de Bornéu;
Comprimento: Até 3,5 cm;
Expectativa de Vida: Até 8 anos;
Nível de Cuidado: Moderado;
Parâmetros da Água
pH: Manter o pH da água entre 6.5 – 7.0;
Dureza da Água: 3 – 12;
Temperatura: Manter entre 20 – 28°C;
Características
Alimentação
Onívoro. Uma vez que na natureza, o Rasbora Mosquito se alimenta de pequenos insetos, crustáceos e zooplâncton. Nos aquários, entretanto, aceitarão rações, mas não devem ser alimentados apenas com elas.
Adicione algumas guloseimas diárias para a espécie, como alimentos vivos e congelados. Para os alimentos vivos, por exemplo, procure dar dáfnias e artêmias, juntamente com a ração em flocos, pois isso irá ajudar a melhorar a coloração da espécie e incentivará os peixes a entrar em condições de reprodução.
Temperamento / Comportamento
O Rasbora Mosquito é uma espécie muito pacífica, mas não deve ser mantida em aquários comunitários, já que são muito pequenos e tímidos. Conforme já mencionado antes, procure manter esses peixes em grupos com no mínimo 8 exemplares. Quanto maior o número melhor, pois assim eles exibirão seu comportamento natural com mais facilidade.
Eles costumam nadar na metade superior do aquário. Além disso, podem se aventurar as vezes nas partes inferiores, mas isso é bastante incomum. De vez em quando você pode notar alguns deles explorando esconderijos ou nadando em meio a vegetação, mas na maior parte do tempo, estarão agrupados.
Compatibilidade
Essa espécie só pode conviver com outros peixes muito pequenos como, por exemplo, Microdevario, Sundadanio, Danionella, Eirmotus, Trigonostigma, coridoras pigmeu e limpa-vidros. Caramujos e camarões também podem ser adicionados ao aquário.
Veja também:
Reprodução / Acasalamento
Como muitos outros ciprinídeos, o Rasbora Mosquito costuma espalhar seus ovos e não exibe cuidado parental, ou seja, quando em boas condições e na presença de machos e fêmeas, um número relativamente pequeno de ovos pode ser posto diariamente.
Em um aquário bem equipado e ciclado, é possível que pequenos alevinos comecem a aparecer sem qualquer intervenção humana. No entanto, se você quiser aumentar o número de alevinos e criá-los, é necessário uma abordagem um pouco mais controlada.
Então, recomendados que se crie um aquário de reprodução separado para eles. Portanto, adicione muita vegetação no fundo do aquário, para isso, você pode até mesmo investir em grama falsa para colocar.
Quando uma fêmea está pronta para colocar os ovos, ela os espalha pelo fundo do aquário, logo após esse processo, procure remover os adultos para dar aos ovos uma chance de eclodir.
Os alevinos não vão demorar muito para nascer, pois na maioria dos casos, eles eclodem em alguns dias. Nas primeiras 24 horas, os peixes se alimentam do saco vitelínico, logo depois, podem consumir alimentos minúsculos, como infusórios.
Após cerca de 10 dias, altere a alimentação para microvermes.
Configuração do aquário
O aquário necessita ter no mínimo 40 litros para um pequeno grupo de 8 exemplares da espécie, bem como também um substrato escuro, de preferência fino, pois isso de certa forma imita o chão coberto de folhas de lagos com águas escuras.
Adicione troncos e plantas, como musgo de java e anúbias, já que o Rasbora Mosquito adora plantas e costumam passar a maior parte do tempo nadando entre elas.
Referências Bibliográficas
Conway, K. W., 2005 – Ichthyological Exploration of Freshwaters 16(3): 249-264
Monophyly of the genus Boraras (Teleostei: Cyprinidae).
Kottelat, M., A.J. Whitten, S.N. Kartikasari and S. Wirjoatmodjo, 1993. Freshwater fishes of Western Indonesia and Sulawesi. Periplus Editions, Hong Kong. 221 p. (Ref. 7050)
Mayden, R. L., K. L. Tang, K. W. Conway, J. Freyhof, S. Chamberlain, M. Haskins, L. Schneider, M. Sudkamp, R. M. Wood, M. Agnew, A. Bufalino, Z. Sulaiman, M. Miya, K. Saitoh, and S. He, 2007 – Journal of Experimental Zoology, Molecular Development and Evolution 308B: 1–13
Phylogenetic relationships of Danio within the order Cypriniformes: a framework for comparative and evolutionary studies of a model species.
1 comentário
Pingback: 7 lindas espécies de rasboras que você precisa conhecer - MyAquarium