Embora seja difícil encontrar o Rasbora Neon Verde (Microdevario kubotai) em pet shops, ainda assim é uma procura que vale a pena pela sua beleza. A espécie é muito fácil de criar e ideal para ocupar pequenos espaços, mas não costuma ser muito resistente. Por isso, o aquarista precisa ficar atento aos parâmetros da água do aquário para evitar problemas.
Na natureza, o Rasbora Neon Verde é encontrado na Ásia, mais especificamente ao noroeste da Tailândia. A espécie habita águas calmas à moderadas de cabeceiras de rios. Tais ambientes possuem água cristalina, substrato de areia, rochas, assim como também troncos, raízes e vegetação abundante.
A cor verde vibrante dessa espécie é capaz de criar um contraste bem interessante com outros peixes e invertebrados do aquário. Eles ficam ainda mais bonitos em ambientes onde há muitas plantas e um substrato escuro. Por ser um animal muito pequeno, o Rasbora Neon Verde é ideal para aquários pequenos.
Continue lendo o artigo para conhecer as principais características e necessidades da espécie.
Ficha Técnica
Nome: Rasbora Neon Verde, Neon Green Rasbora, Neon Green Kubotai, Kubotai Rasbora, Green Rasbora;
Nome Científico: Microdevario kubotai (Kottelat & Witte, 1999);
Família: Cyprinidae;
Origem da Espécie: Ásia (Tailândia);
Comprimento: Até 2 cm;
Expectativa de Vida: Entre 3 e 7 anos;
Nível de Dificuldade: Fácil;
Parâmetros da Água
pH: Manter entre 6.0 – 7.0;
Dureza da água: Entre 2 – 12;
Temperatura: Manter entre 20 – 27°C;
Características
Alimentação
Onívoro. O Rasbora Neon Verde é um peixe bastante fácil de alimentar e, portanto, fornecer uma ração em flocos de alta qualidade é o suficiente para mantê-los saudáveis.
No entanto, caso queira reproduzi-los, você deve variar sua dieta. Então, procure fornecer alimentos vivos como, por exemplo, dáfnias, artêmias e bloodworms, pois eles são perfeitos para condicionar os peixes para a reprodução.
Por ser uma espécie onívora, o Rasbora Neon Verde também aceita alimentos à base de vegetais. Então, você também pode fornecer abobrinha e alface sem maiores problemas, além de rações ricas em spirulina.
Abaixo, confira algumas das melhores rações disponíveis para esses peixes. Caso queira adquiri-las, basta clicar em seus links:
Última atualização em 2024-11-03 / Links de Afiliados / Imagens de Amazon Product Advertising API
Temperamento / Comportamento
O Rasbora Neon Verde é um peixe de cardume. Em seu habitat natural, ele pode ser encontrado em cardumes formados por até 50 peixes. Em um aquário, você deve tentar mantê-los em grupos e, por isso, eu recomendo que você adquira no mínimo 8 exemplares da espécie.
Procure sempre mantê-los em grupos, pois eles se sentirão mais confiantes e nadarão em águas abertas sem muita dificuldade. Além disso, suas cores ficarão muito mais realçadas e, como consequência, você terá peixes muito mais saudáveis.
Compatibilidade
Por ser um peixe muito pacífico, o Rasbora Neon Verde pode ser mantido com outras espécies de tamanho e comportamento parecidos. Alguns possíveis companheiros de aquário para esses peixes incluem, por exemplo:
Caso você queira mantê-los em aquários com outros peixes, certifique-se de que seus companheiros não sejam muito agressivos. O Rasbora Neon Verde não possui a capacidade de se defender de outros peixes e, por ser muito tímido, pode acabar se escondendo.
Dimorfismo Sexual
Diferenciar o macho da fêmea dessa espécie não é uma tarefa das mais difíceis, pois as fêmeas costumam ser um pouco maiores e mais encorpadas do que os machos. Além disso, os machos também possuem cores mais intensas e corpos compactos.
Acasalamento / Reprodução
O Rasbora Neon Verde foi criado com sucesso em cativeiro. Assim como muitos outros ciprinídeos, ele costuma espalhar seus ovos em meio as plantas do aquário, e não exibe nenhum cuidado parental. Caso os peixes estejam sendo bem cuidados e alimentados, irão desovar com bastante frequência, sem que o aquarista precise intervir.
No entanto, caso você queira salvar o maior número de filhotes possíveis, precisará mudar um pouco a maneira de criá-los. Você pode condicionar um grupo de peixes adultos em um mesmo aquário, mas deve montar outros ambientes menores com muitas plantas de folhas finas como, por exemplo, o musgo de java. Nesses aquários menores você não vai precisar colocar iluminação ou filtragem, embora eles apreciem um pouco de agitação na água.
Quando os adultos estiverem bem condicionados, separe um casal ou grupo com várias fêmeas e machos e adicione-os nesses aquários separados, quanto mais peixes em um mesmo ambiente maior a chance deles comerem os ovos.
Os adultos devem ser removidos após 2 – 3 dias, pois eles irão comer todos os ovos ou alevinos que encontrarem pelo caminho. A incubação vai depender da temperatura, mas na maioria das vezes ocorre em torno de 72 horas, com os filhotes nadando pelo aquário após o terceiro dia.
Você pode alimentar os filhotes com infusórios, introduzindo náuplios de artêmias e microvermes uma vez que estejam grandes o suficiente para aceitá-los.
Configuração do aquário
O aquário precisa ter no mínimo 40 litros para um grupo de oito peixes da espécie.
A configuração do aquário para esses peixes deve imitar seu habitat natural no sudeste asiático. Portanto, você deve criar um ambiente com muitas plantas e esconderijos formados com rochas e troncos. Eu recomendo que você adicione plantas flutuantes para diminuir a incidência de luz que entra no aquário, pois eles não gostam de ambientes muito iluminados.
Além disso, procure adicionar um substrato escuro ao aquário, pois isso ajuda a realçar suas cores.
Em relação a filtragem, o Rasbora Neon Verde não é um peixe muito exigente, mas requer um fluxo constante e moderado.
Referências Bibliográficas
Kottelat, M. and K.E. Witte, 1999. Two new species of Microrasbora from Thailand and Myanmar, with two new generic names for small Southeast Asian cyprinid fishes (Teleostei: Cyprinidae). J. South Asian Nat. Hist. 4(1):49-56. (Ref. 38434)