O Red Devil (Amphilophus labiatus) é um dos ciclídeos mais impressionantes para se ter em um aquário, embora seja considerado um animal bastante violento. A espécie, que pode atingir até 28 centímetros de comprimento, costuma ser uma das mais ferozes e agressivas do gênero.
Abaixo, confira um guia de cuidados completo sobre o Red Devil. Aprenda como alimentar esse peixe, suas características físicas e comportamentais, além de processos como a reprodução e configuração de aquário.
Ficha Técnica do Red Devil
Nome: Red Devil, Red Devil Cichlid;
Nome Científico: Amphilophus labiatus (Günther, 1864);
Família: Cichlidae;
Origem da Espécie: América Central;
Comprimento: Até 28, 3 cm;
Expectativa de Vida: Até 12 anos;
Nível de Dificuldade: Moderado;
Parâmetros da Água
pH: Manter entre 6.5 – 7.5;
Dureza da água: Entre 6 – 25;
Temperatura: Manter entre 24 – 26°C;
Características
Distribuição e Habitat
O Red Devil foi descrito pela primeira vez por Günther em 1864. Ele é encontrado na América Central próximo das encostas do Atlântica na Nicarágua.
Na natureza, esses peixes gostam de habitar águas abertas e raramente são encontrados em rios. Eles costumam viver próximos de áreas com muitas rochas ou com troncos submersos e normalmente viajam ao longo de fendas para se protegerem de predadores; na verdade, estes locais são muito importantes para esses peixes, pois a região do lago de água doce onde eles habitam abriga uma grande população de tubarões-touro.
O Red Devil passa a maior parte do tempo se alimentando de pequenos peixes, caramujos, larvas de insetos, vermes e outros organismos que vivem no fundo do lago.
Aparência
Em relação a aparência, o Red Devil é um peixe robusto e atarracado com barbatanas anal e dorsal pontiagudas. Ele é um grande ciclídeo da América Central que leva cerca de 3 anos para atingir seu tamanho máximo, cerca de 28,3 centímetros de comprimento. A expectativa de vida desse peixe gira em torno de 10 a 12 anos ou mais, dependendo dos cuidados.
A cor do Red Devil pode variar bastante. Na natureza, geralmente ele possui coloração marrom escuro a cinza, o que o ajuda a se misturar ao ambiente natural e ao substrato. No entanto, alguns possuem cores avermelhadas brilhantes, enquanto outros são brancos ou amarelos.
Alguns dos indivíduos mais coloridos também terão caudas e barbatanas com pontas pretas. Seus lábios são grossos e podem conter cores alaranjadas ou pretas. Esses grandes lábios tendem a diminuir de tamanho em peixes criados em cativeiro, embora atualmente não se saiba o porquê.
Alimentação
Onívoro. Na natureza, o Red Devil se alimenta basicamente de pequenos peixes, caramujos, larvas de insetos, vermes e outros organismos que vivem no fundo do lago. Em um aquário, ele aceitará praticamente todos os tipos de alimentos incluindo, por exemplo, alimentos vivos, congelados e rações em flocos ou pellets.
Eu recomendo que para manter um bom equilíbrio em sua dieta, você deve alimentá-lo com uma ração em flocos ou pellets de alta qualidade todos os dias. Em seguida, pode fornecer algumas guloseimas como, por exemplo, krill, bloodworms, alimentos à base de spirulina e suplementos enriquecidos com caroteno.
Tenha cuidado ao alimentar o Red Devil com carne de mamíferos de sangue quente (por exemplo, carne vermelha, coração de boi, frango, etc), pois esses alimentos possuem quantidades e tipos de proteínas e gorduras que não são encontradas na dieta de um ciclídeo. Portanto, esse tipo de alimento pode causar bloqueios intestinais e falência dos órgãos dos peixes. Se você acha que seu peixe gosta de comer isso, certifique-se de alimentá-lo com uma quantidade bem pequena, não como um alimento básico.
Abaixo, confira algumas das principais rações disponíveis para o Red Devil:
Última atualização em 2024-10-29 / Links de Afiliados / Imagens de Amazon Product Advertising API
Temperamento / Comportamento
O Red Devil é conhecido por sua agressividade, pois é um animal muito territorial e rude até mesmo com outros de sua própria espécie. Por isso, na grande maioria das vezes, você deve mantê-lo sozinho no aquário.
Compatibilidade
Por ser considerado um dos ciclídeos mais agressivos do mundo, você precisa saber o que está fazendo ao tentar manter o Red Devil com qualquer outra coisa, e isso inclui sua própria espécie.
Em aquários realmente muito grandes com cerca de 1.000 litros, talvez seja possível manter o Red Devil na companhia de outros ciclídeos robustos da América Central, assim como também grandes loricarídeos e bagres.
Espécies de nado rápida, como Tubarão Bala e Barbo Tinfoil, podem ser boas opções. No entanto, fique de olho no comportamento dos peixes, pois alguns espécimes não toleram nenhum companheiro de aquário e ataca sistematicamente qualquer coisa que se arrisque a chegar perto.
Evite manter mais de um macho no aquário, independentemente do tamanho.
Dimorfismo Sexual
O macho do Red Devil costuma ficar maior do que a fêmea e ter uma papila genital pontiaguda, enquanto a fêmea é mais rombuda. Além disso, os machos em cativeiro desenvolverão uma protuberância nucal permanente que só fica presente durante o período de reprodução na natureza.
Acasalamento / Reprodução
Desde que você consiga obter um par compatível, a reprodução do Red Devil é bastante direta. Infelizmente, combinar peixes adultos é uma tarefa difícil, com os machos frequentemente matando as fêmeas se elas forem simplesmente adicionadas ao aquário juntas.
Alguns aquaristas tiveram sucesso inserindo uma divisória transparente no meio do aquário para que o macho se acostumasse com sua parceira em potencial, removendo-a após algumas semanas. Mesmo com esse método, porém, não há garantias de sucesso. Outros aquaristas preferem manter a divisória com vários furos para facilitar a transferência do esperma sem a necessidade do peixe sempre compartilhar o mesmo espaço.
De longe, a melhor forma de obter um casal é comprar um mínimo de seis peixes jovens e criá-los juntos, permitindo que os pares se formem naturalmente. Assim que o primeiro casal for avistado (isso geralmente é bastante óbvio, já que os outros estarão encolhidos em um canto do aquário), o restante dos peixes devem ser removidos imediatamente para sua própria segurança.
Veja também:
Então, depois de conseguir um par, eles devem se reproduzir sem muita intervenção por parte do aquarista. Quando em condições de desova, a protuberância nucal de ambos os sexos aumentará de tamanho. O namoro pode demorar um pouco e ser até mesmo violento. A fêmea também tende a esfregar sua área lateral ao longo da corcova do macho. Durante essa fase, haverá também bastante escavação no substrato do aquário.
A fêmea colocará os ovos em uma caverna ou superfície vertical de uma rocha, embora na ausência destes elementos ela possa colocar em uma superfície horizontal.
O cuidado dos pais é algo admirável, pois eles cuidarão dos ovos e defenderão o território contra todos os invasores. Isso pode até incluir o dedo de um aquarista desavisado, portanto, tome cuidado ao realizar manutenções no aquário durante esse período.
A eclosão dos ovos ocorre em 2 – 3 dias e os filhotes viverão em covas pré-cavadas pelos pais no substrato. Eles estarão nadando livremente em 5 – 7 dias e, neste ponto, pode ser uma boa ideia instalar a divisória para separar a fêmea do macho superagressivo.
Você pode alimentar os alevinos com náuplios de artêmias no início, antes de começarem a comer rações em flocos. Eles crescerão rapidamente sob boas condições.
Configuração do aquário
O aquário precisa ter no mínimo 208 litros para um único Red Devil, 470 litros para um casal ou 700 litros para um aquário comunitário.
O Red Devil é um ciclídeo grande e precisa de bastante espaço para prosperar. Você deve adicionar um filtro poderoso e eficiente, mas deixar um fluxo de água moderado. Embora seja um peixe pouco exigente quanto às condições de água, o nível de oxigênio deve ser elevado para manter o peixe com cores realçadas e uma boa saúde.
Adicione um substrato de areia fina e muitos esconderijos com rochas e troncos. O Red Devil irá comer, retalhar e arrancar as plantas do aquário, portanto, você deve evitá-las à todo custo. Certifique-se também de que as rochas estejam bem assentadas no fundo para evitar o tombamento. Embora seja importante fornecer esconderijos, é interessante deixar áreas abertas na frente do aquário para que o peixe possa nadar livremente.
Por fim, todos os equipamentos mais frágeis, como termostatos e entrada e saída de filtros, devem receber algum tipo de proteção, pois o Red Devil é conhecido por atacar e quebrar essas coisas. Portanto, coloque-as escondidas atrás de objetos de decoração!
Referências Bibliográficas
Kullander, S.O. and K.E. Hartel, 1997. The systematic status of cichlid genera described by Louis Agassiz in 1859: Amphilophus, Baiodon, Hypsophrys and Parachromis (Teleostei: Cichlidae). Ichthyol. Explor. Freshwat. 7(3-4):193-202. (Ref. 13677);
Richard F. Stratton, The Guide to Owning Central American Cichlids, T.F.H. Publications, Inc., 2001;
Brett Harrington, “Aufwuchs. A food that really rocks (or grows on it)”, Cichlid-Forum.com, Ref. online, 2007;
Dr. Rüdiger Riehl and Hans A. Baensch, Aquarium Atlas Vol. 2, Publisher Hans A. Baensch, 1993;