O Red Empress (Protomelas taeniolatus) é um peixe encontrado em praticamente todo o Lago Malawi. Por causa disso, eles desenvolveram variações locais de cores. Essa espécie da foto, por exemplo, possui cores azuis na parte frontal do corpo e um tom avermelhado na extremidade inferior de suas nadadeiras caudal e anal.
Assim como todos os outros peixes da espécie Protomelas, eles são pacíficos e ignoram outros peixes no aquário. Os machos, entretanto, podem ser agressivos uns com os outros. Especialmente em aquários pequenos, por isso, mantenha no mínimo 1 macho com 3 fêmeas dessa espécie.
O Red Empress é uma ótima escolha para quem está começando a criar ciclídeos e também muito atraente para aquaristas experientes. Eles são fáceis de cuidar, de alimentar e são pouco exigentes.
Ficha Técnica
Nome: Red Empress, Spindle Hap, Haplochromis Red Empress, Super Red Empress, Haplochromis Fire Blue;
Nome Científico: Protomelas taeniolatus (Günther, 1860);
Família: Cichlidae;
Origem da Espécie: África (Lago Malawi);
Comprimento: Até 11 cm;
Expectativa de Vida: Entre 7 e 10 anos;
Nível de Dificuldade: Fácil;
Parâmetros da Água
pH: Manter o pH da água entre 7.7 – 8.6;
Dureza da Água: Entre 6 – 10;
Temperatura: Manter entre 24 – 26°C;
Características
Alimentação
O Red Empress é onívoro. Eles se alimentam basicamente de aufwuchs, um tipo de alga fibrosa solta que se apega as rochas, assim como também de zooplâncton e pequenos invertebrados.
Eles comerão tanto a ponto de seus estômagos ficarem dilatados, então tome cuidado para não alimentá-los demais para que não percam a aparência esguia e natural. Alimente-os várias vezes ao dia com pequenas porções.
Por fim, eles se beneficiarão de alimentos embebidos com vitamina C.
Temperamento / Comportamento
O Red Empress vive melhor em grupos de 1 macho para 3 fêmeas, já que podem atacar outros machos da mesma espécie. Você apenas conseguirá manter outros machos da espécie juntos se o aquário tiver no mínimo 700 litros. As fêmeas, contudo, são bem pacíficas, mesmo quando estão desovando, e os pais cooperam na criação dos filhotes.
Esses peixes gostam de nadar no meio e no fundo do aquário.
Compatibilidade
Essa espécie é bastante pacífica, mas não é considerada boa para viver em aquários comunitários. Eles podem viver com espécies de Nimbochromis, como Venustus, Livingstone e Peixes Papagaio, pois estes não o perseguem.
Eles podem ser mantidos com outros ciclídeos pacíficos do Lago Malawi, mas observe a qualidade da água.
Sobretudo, são bastante resistentes e raramente instigam lutas ou perseguem outros companheiros de aquário.
Veja também:
Dimorfismo Sexual / Reprodução / Acasalamento
O Red Empress é um peixe bem fácil de reproduzir. Eles são incubadores bucais, embora a fertilização ocorra externamente.
O macho irá buscar uma área bem pequena para defender antes e durante o período de desova. Além disso, eles se tornam sexualmente maduros aos 8 – 9 meses, mas com ninhadas bem fracas, que vai aumentando quando vão envelhecendo.
Então, o macho irá escolher uma pedra plana e limpará um local no fundo do aquário. Logo em seguida, irá perseguir as fêmeas para fazer com que elas o sigam até o seu “ninho”. Contudo, quando ele consegue levar uma fêmea até o local, se vira para cima em uma posição quase vertical e se balança, o que incentiva a fêmea a ficar na mesma posição com a cabeça perto de sua nadadeira anal.
Depois de colocar cerca de 50 ovos, ela os pega pela boca, fica na posição “vertical” novamente e mexe na nadadeira anal do macho, pois isso irá estimulá-lo a liberar o esperma e fertilizar os ovos dentro da boca dela.
A fêmea ficará com os ovos na boca durante cerca de 28 dias. Assim que tiver os ovos e o evento de desova terminar, o macho deixará de guardar a área e voltará a nadar em locais abertos. A fêmea, por sua vez, irá cuidar dos filhotes.
Os filhotes podem ser alimentados, por exemplo, com infusórios, náuplios de artêmias e zooplâncton.
Configuração do aquário
O aquário para um único exemplar precisa ter no mínimo 280 litros.
Os riachos que desaguam no Lago Malawi possuem alto conteúdo mineral, do mesmo modo que junto com a evaporação, resultam em águas extremamente alcalinas e mineralizadas. Com isso, o Lago Malawi é conhecido por suas águas cristalinas e estabilidade com relação ao pH e outros componentes químicos.
Esses animais se dão bem em águas doces ou salobras, mas precisam de uma excelente filtragem e uma boa movimentação de água. A qualidade da água promoverá as melhores cores no Red Empress. Sem isso, pode ser que eles fiquem com as cores desbotadas.
Procure adicionar troncos e rochas para fornecer esconderijos, mas também deixe um bom espaço aberto para que possam nadar nas regiões inferiores do aquário.
Eles também gostam de rochas colocadas verticalmente e usam uma ou duas rochas planas e lisas para a desova. Você pode até mesmo adicionar plantas, pois eles não são cavadores de substrato e deixarão elas em paz, mas certifique-se de que elas não estejam atrapalhando as áreas abertas para que ele possa nadar livremente.
Referências Bibliográficas
Maréchal, C., 1991. Protomelas. p. 387-393. In J. Daget, J.-P. Gosse, G.G. Teugels and D.F.E. Thys van den Audenaerde (eds.) Check-list of the freshwater fishes of Africa (CLOFFA). ISNB, Brussels; MRAC, Tervuren; and ORSTOM, Paris. Vol. 4. (Ref. 4996)