O Red Neon (Pseudomugil luminatus) é um peixe pequeno e muito difícil de ser encontrado à venda. Ele apresenta coloração vibrante e é bastante pacífico, embora não seja adequado para aquários comunitários devido ao seu tamanho.
Abaixo, confira um guia de cuidados completo sobre o Red Neon. Aprenda como alimentar esse peixe, suas características físicas e comportamentais, assim como também o processo de reprodução e configuração de aquário.
Ficha Técnica do Red Neon
Nome: Red Neon, Red Neon Blue-Eye, Red Neon Blue Eye RainbowFish;
Nome Científico: Pseudomugil luminatus (Allen, Unmack & Hadiaty, 2016);
Família: Pseudomugilidae;
Origem da Espécie: Ásia (Indonésia e Nova Guiné);
Comprimento: Até 3,8 cm;
Expectativa de Vida: Entre 1 e 2 anos;
Nível de Dificuldade: Fácil / Moderado;
Parâmetros da Água
pH: Manter entre 6.5 – 7.5;
Dureza da água: Entre 12 – 15;
Temperatura: Manter entre 18 – 26°C;
Características
Distribuição e Habitat
O Red Neon é um peixe nativo da Nova Guiné e Indonésia. Na natureza, ele pode ser encontrado em rios e córregos de água doce, onde costuma viver em grandes grupos em áreas de vegetação densa.
Aparência
O corpo do Red Neon possui tons que variam do vermelho ao laranja brilhante. Ele também têm uma faixa azul clara nas costas e uma sombra azul ao redor dos olhos. Além disso, as barbatanas possuem manchinhas pretas amplamente espalhadas.
As pontas das barbatanas caudal e as bordas superiores das barbatanas peitorais têm marcações amareladas proeminentes.
O Red Neon é um peixe que pode atingir até 3,8 centímetros de comprimento. Sua expectativa de vida gira em torno de 1 e 2 anos, sem mantido em boas condições.
Alimentação
Onívoro. Na natureza, o Red Neon se alimenta de zooplânton flutuante ou suspenso, bem como de fitoplâncton e invertebrados.
Em um aquário, ele aceitará prontamente a maioria das rações disponíveis para peixes onívoros, como grânulos, flocos ou pellets.
Além disso, você também pode fornecer alimentos vivos, congelados ou liofilizados como, por exemplo, bloodworms, dáfnias e tubifex. Esses alimentos devem ser dados uma ou duas vezes na semana.
Abaixo, confira algumas das principais rações disponíveis para o Red Neon:
Última atualização em 2024-11-03 / Links de Afiliados / Imagens de Amazon Product Advertising API
Temperamento / Comportamento
O Red Neon é considerado um peixe muito pacífico, Ainda assim, ele não é indicado para aquários comunitários por conta de seu pequeno tamanho e nado lento. Por isso, o ideal é mantê-lo na companhia de no mínimo outros 8 peixes de sua própria espécie.
Os peixe se sentirão muito mais seguros em grupo, além de exibirem um comportamento mais natural. Os machos também exibirão suas melhores cores enquanto competem pela atenção das fêmeas.
Compatibilidade
Como já mencionei acima, o ideal é manter apenas um grupo de Red Neon no aquário. No entanto, caso queira misturá-lo com outras espécies, você pode adicioná-lo com camarões de água doce dos gêneros Caridina e Neocaridina.
Dimorfismo Sexual
É muito fácil diferenciar o macho e a fêmea do Red Neon. Por exemplo, a primeira diferença é que os machos são mais coloridos em comparação com as fêmeas.
A segunda diferença é que as barbatanas anal e dorsal dos machos são mais largas e estendidas. As fêmeas, por outro lado, são menores em tamanho corporal e possuem barbatanas mais curtas, mas ainda assim exibem alguma coloração.
Acasalamento / Reprodução
A reprodução do Red Neon é considerada fácil. No entanto, você deve montar um aquário separado com um filtro de esponja ou um Hang-on para a desova. Então, adicione um macho saudável e de cores vivas e algumas fêmeas, cerca de duas ou três delas. Um único macho pode acasalar com várias fêmeas durante um único dia.
Aumente a temperatura da água para o limite máximo (26º), pois a desova costuma ocorrer mais facilmente em ambientes com águas quentes.
A fêmea colocará os ovos diariamente por vários dias. Eles são pequenos, transparentes e bastante pegajosos. No entanto, os pais não exibem nenhum cuidado parental evidente em relação a eles ou os filhotes, podendo até mesmo se alimentar deles. Por isso, o ideal é mover os ovos para um outro aquário, incubando-os com os mesmos parâmetros de água do aquário de reprodução. A eclosão ocorre em cerca de 10 dias.
Por fim, os alevinos são muito pequenos e você precisará alimentá-los com rações em pó. Após cerca de 7 dias, você conseguirá alimentá-los com náuplios de artêmias.
Dica: Se você planeja criar filhotes ao lado dos peixes adultos, adicione musgo de java no aquário, pois essa planta funciona como um local de refúgio para eles.
Configuração do aquário
O aquário precisa para o Red Neon precisa ter no mínimo 30 litros para um grupo formado por 8 peixes.
Esses peixes viverão muito mais felizes em um aquário densamente plantado com plantas flutuantes, raízes e troncos. As plantas flutuantes, por exemplo, ajudam a difundir a luz que entra no aquário, deixando-o com um aspecto mais próximo daquele visto na natureza.
Referências Bibliográficas
Allen, G.R., P.J. Unmack and R.K. Hadiaty, 2016. Pseudomugil luminatus, a new species of Blue-eye (Teleostei: Pseudomugilidae) from southern New Guinea, with notes on P. gertrudae. Fishes of Sahul, Journal of the Australia New Guinea Fishes Association. 30(1):950-961. (Ref. 123693);
Sparks, J. S. and W. L. Smith, 2004 – Molecular Phylogenetics and Evolution 33(3): 719-734
Phylogeny and biogeography of the Malagasy and Australasian rainbowfishes (Teleostei: Melanotaenioidei): Gondwanan vicariance and evolution in freshwater;
Tappin, A. R., 2010 – Art Publications: 1-484
Rainbowfishes – Their Care and Keeping in Captivity;