O Salvini (Trichromis salvini) é um lindo peixe de água doce conhecido pelas suas cores vibrantes e comportamento bastante agressivo.
Na natureza, o Salvini habita rios do México, Belize, Guatemala que desaguam no oceano Atlântico. O peixe também foi criado em algumas áreas no sul do estado da Flórida, nos Estados Unidos. A espécie costuma viver em pequenos rios com fluxo de água moderado, onde não passam dos 500 metros acima do nível do mar.
Os machos podem crescer até 18 cm de comprimento, enquanto as fêmeas não costumam passar dos 15 cm. Com os devidos cuidados, a vida útil desse peixe pode chegar aos 12 anos.
O Salvini possui corpo alongado e achatado dos lados; sua coloração base é amarelo. Ao longo do corpo, no centro, há uma fileira de grandes manchas escuras. Um pouco mais acima há outra faixa lateral, que consiste nos mesmos pontos, mas de tamanho um pouco menor. Suas brânquias são decoradas com pequenas manchas e linhas de cor verde turquesa. Quando ainda são jovens, eles não parecem muito atraentes, mas as coisas mudam quando o peixe cresce. Assim que atinge a fase adulta, o Salvini se torna o destaque de qualquer aquário!
Por mais que o Salvini seja recomendado para aquaristas experientes, ainda assim podem ser criados por iniciantes. Eles são pouco exigentes e podem viver em aquários pequenos, mas demonstrarão sinais de agressividade com seus companheiros de aquário. Além disso, eles requerem trocas parciais de água frequentes para se manterem saudáveis.
Ficha Técnica
Nome: Salvini, Salvin’s Cichlid, Yellow Belly Cichlid, Salvin Cichlid;
Nome Científico: Trichromis salvini (Günther, 1862);
Família: Cichlidae;
Origem da Espécie: América Central (sul do México até a Guatemala e Belize);
Comprimento: Até 22 cm;
Expectativa de Vida: 12 anos ou mais;
Nível de Dificuldade: Fácil;
Parâmetros da Água
pH: Manter o pH da água entre 7.0 – 8.0;
Dureza da Água: 5° – 20° dH;
Temperatura: Manter entre 22°C – 32°C;
Características
Alimentação
Onívoro. Na natureza, o Salvini se alimenta de organismos aquáticos e pequenos insetos que caem na água.
Em um aquário ele irá aceitar topo tipo de alimento vivo, congelado ou artificial. Rações especiais para ciclídeos podem ser sua dieta base e alimentos vivos como, por exemplo, artêmias, tubifex ou bloodworms em pequenas quantidades, podem ser administradas como suplementos.
Certifique-se apenas de fornecer alimentos de alta qualidade para esses peixes, pois isso ajuda a manter a água do aquário sempre limpa.
Separei algumas rações de qualidade pra você dar uma olhada. Confira abaixo:
No products found.
Temperamento / Comportamento
O Salvini é considerado um peixe muito agressivo e, ao se reproduzir, se tornará ainda mais territorial. Eles são melhor mantidos com um casal compatível.
Como essa espécie possui um forte instinto predatório, ela não pensará duas vezes antes de atacar e devorar peixes menores. No entanto, a agressividade pode até ser controlada se você mantiver esse peixe em um aquário relativamente grande e com muitos esconderijos.
Veja também:
Compatibilidade
Você precisa ter em mente que está lidando com um peixe bastante agressivo. Portanto, é muito difícil adicionar mais de um macho da espécie no aquário.
Por ser um excelente predador e um animal muito territorial, ele irá afugentar qualquer outro peixe que tente invadir seus domínios.
Alguns bons companheiros de aquário para o Salvini incluem, por exemplo, Cascudos, Acará do Congo, Ciclídeo Boca de Fogo, Oscar, Jack Dempsey e Green Terror.
Tenha em mente que, quanto maior for o ciclídeo, mais espaço você terá que ter no aquário.
Reprodução / Acasalamento
Quando o Salvini atinge 10 – 12 meses de idade, ele estará pronto para reproduzir. Esta espécie é monogâmica, ou seja, irá formar casais para toda a vida.
Apesar de seu tamanho, esse peixe irá proteger de forma extremamente agressiva seu território, que pode ter até 2 metros de diâmetro. Embora o peixe possa desovar em aquários comunitários, o recomendado é ter um aquário separado para essa tarefa. Caso contrário, os outros moradores terão que se manter bem longe do ninho, pois eles irão atacar qualquer peixe que chegue perto dos filhotes.
Sobretudo, o estresse gerado durante a desova pode acabar causando brigas entre o casal. Muitas vezes essas brigas levam à morte da fêmea.
Veja também:
Um aquário com no mínimo 100 litros de capacidade servirá para a desova. Então, adicione muitas rochas e decorações para criar esconderijos no fundo. O casal irá colocar os ovos em uma superfície vertical ou dentro de uma pequena caverna.
A fêmea colocará cerca de 500 ovos em uma superfície lisa e o macho começará a vigiar e proteger o local. Fora isso, ela também irá cuidar dos ovos – abanando-os com as barbatanas peitorais, mas quaisquer ovos brancos e que não estejam fertilizados serão prontamente comidos pelos pais. A fêmea deixará os ovos por algum tempo para se alimentar. Então, o macho desempenhará o papel enquanto ela estiver fora.
A eclosão ocorre em até 3 dias e os alevinos se alimentam de seus sacos vitelinos. Contudo, em alguns casos, a fêmea pode até mesmo carregar os filhotes.
Após o consumo do saco vitelino, os alevinos começarão a nadar e irão procurar por comida no fundo do aquário. O alimento inicial para os filhotes é náuplios de artêmia. Além disso, você pode alimentá-los com tubifex bem picado.
Você também deve ter um controle rígido em relação a temperatura do aquário, pois ela deve ficar na faixa dos 26°C. Se a temperatura baixar muito mais do que isso, pode causar a morte dos filhotes.
O casal irá cuidar dos filhotes por bastante tempo. Quando não houver situações que causem estresse, por exemplo, você pode deixar os alevinos com os pais sem colocá-los em um aquário separado. No entanto, se um adulto começar a apresentar sinais de agressividade, é melhor colocar os filhotes em um outro ambiente.
Veja também:
Configuração do aquário
O aquário precisa ter no mínimo 200 litros para um casal dessa espécie. É crucial que o Salvini tenha seu próprio território, já que durante o período de desova ele se torna muito agressivo.
O peixe não é muito exigente em relação ao substrato, embora pequenos seixos seja a melhor escolha. Além disso, esses animais não costumam incomodar muito as plantas de aquário, mas elas precisam ser bem resistentes. Certifique-se apenas de adicionar decorações e plantas nas laterais do aquário, deixando grandes espaços no centro para eles nadarem livremente.
Em relação a filtragem, o Salvini gosta de fluxo moderado e, portanto, você deve ter um filtro eficiente para prover a oxigenação necessária para mantê-lo saudável.
A iluminação do aquário também deve ser moderada, pois o peixe gosta de se esconder na sombra de plantas flutuantes e cavernas.
Referências Bibliográficas
Kullander, S.O., 2003. Cichlidae (Cichlids). p. 605-654. In R.E. Reis, S.O. Kullander and C.J. Ferraris, Jr. (eds.) Checklist of the Freshwater Fishes of South and Central America. Porto Alegre: EDIPUCRS, Brasil. (Ref. 36377)