O Scat Manchado (Scatophagus argus) é uma espécie encontrada na região do Indo-Pacífico, tanto em estuários e riachos onde as águas doce e salgada se encontram, quanto também em áreas totalmente marinhas.
Esses peixes definitivamente não são para iniciantes, pois eles precisam de água doce na juventud e, a medida que crescem, precisam ser aclimatados lentamente a condições salobras.
Devido ao seu tamanho adulto, o Scat Manchado precisará de um aquário bem grande e um sistema de filtragem potente, visto que são grandes produtores de resíduos.
Na natureza, eles costumam passar suas vidas na foz de rios, onde a salinidade da água está em constante mudança. Embora eles consigam viver em aquários com água salgada, não são recomendados pois suas cores não são tão brilhantes e chamativas.
Ficha Técnica
Nome: Scat Manchado, Spotted Scat, Argus Fish, Red Scat, Green Scat, Argus Fish
Nome Científico: Scatophagus argus (Linnaeus, 1766)
Família: Scatophagidae
Origem da Espécie: Indo-Pacífico (Coletados na Tailândia)
Comprimento: Até 38 cm (tamanho comum é de 20 cm)
Expectativa de Vida: Até 20 anos
Nível de Dificuldade: Difícil;
Parâmetros da Água
pH: Manter o pH da água entre 7.5 – 8.5
Dureza da Água: 12° – 18° dH
Temperatura: Manter entre 20°C – 28°C
Características
Alimentação
Onívoro. Na natureza, o Scat Manchado se alimenta de matéria vegetal, juntamente de vermes, crustáceos, assim como também de insetos. Em um aquário, alimentá-lo não vai ser um problema, já que ele come qualquer coisa que possa caber em sua boca. Lembre-se que essa espécie possui um apetite voraz e irá se alimentar de tudo que cruzar seu caminho.
Para evitar que esses peixes comam as plantas do aquário, por exemplo, o ideal é fornecer uma dieta rica em alimentos vegetais. Como acontece com qualquer outro peixe, uma dieta variada é importante e, por isso certifique-se de fornecer rações de boa qualidade, alimentos vivos e congelados.
O ideal é as rações sejam ricas em matéria vegetal, mas você também pode fornecer espinafres cozidos, rodelas finas de pepinos ou abobrinha e ervilhas sem casca.
Abaixo, listarei algumas excelentes rações para esses peixes:
Imagem | Produto | Descrição | Preço |
---|---|---|---|
Poytara Ciclídeos Herbívoros | Atende a necessidade dos peixes com restrição a proteína animal; Rica em fibras e material orgânico; Suplementada com aditivos nutricionais que melhoraram a imunidade; Proporciona o realce das cores naturais dos peixes; Embalagem: 75g |
Comprar na Amazon | |
Tropical Cichlid Herbivore | Ração em grânulos pequenos, ideais para ciclídeos de pequeno porte; Alto teor de fibras que regula os processos digestivos e protege o intestino; Melhora a coloração dos peixes; Embalagem: 360g |
Comprar na Amazon | |
Tropical Spirulina Granulat | Alimento vegetal em forma de granulado submerso, enriquecido com algas spirulina platensis (6%). ideal para alimentação diária de ciclídeos herbívoros e onívoros; Embalagem: 440g |
Comprar na Amazon |
Temperamento / Comportamento
O Scat Manchado é um peixe bastante bagunceiro e gosta de nadar por todos os cantos do aquário, mas costumam ficar a maior parte do tempo na região do meio.
Além disso, a espécie é considerada bastante pacífica e costuma viver bem em grupos de pelo menos 4 indivíduos. Eles se dão bem com outros peixes grandes, exceto os mais agressivos. Contudo, não costuma incomodar peixes pequenos, a menos que sejam pequenos o suficiente para serem considerados uma refeição.
De um modo geral, o Scat Manchado é um peixe bastante animado, curioso e, acima de tudo, extrovertido. Eles comerão com gosto qualquer coisa que você jogar para eles e logo se tornarão animais bem domesticados.
Tenha apenas um pouco de cuidado na hora de limpar o aquário desses peixes, pois eles possuem espinhos venenosos em suas nadadeiras.
Veja também:
Compatibilidade
Como já mencionamos antes, o Scat Manchado pode conviver com outros peixes que possuam tamanho semelhante ou que sejam pacíficos. Além disso, eles conseguem viver com espécies que habitam tanto água salgada quanto água doce.
Mas, lembre-se apenas de procurar aquelas que possuem tamanho semelhante e que aceitem as mesmas condições de água.
Reprodução / Acasalamento
Não há relatos de reprodução desses peixes em cativeiro. Contudo, sabe-se que eles desovam em recifes de água salgada e os alevinos nadam para a água doce para crescerem e depois retornam ao ambiente salobro. Portanto, fornecer essas condições em um aquário é praticamente impossível.
Configuração do aquário
O Scat Manchado precisa de no mínimo 450 litros para viver tranquilamente. Embora possam ser mantidos em aquários de água doce, eles vivem melhor em ambientes com água salobra.
Por fim, procure adicionar plantas que prosperem nessas condições e adicione muitas rochas ao aquário. além de uma excelente filtragem.
Referências Bibliográficas
Allen, G.R., 1984. Scatophagidae. In W. Fischer and G. Bianchi (eds.) FAO species identification sheets for fishery purposes. Western Indian Ocean (Fishing Area 51). volume 4. [var. pag.]. FAO, Rome. (Ref. 3489)