O Telmaterina (Marosatherina ladigesi) é um peixe que foi introduzido no hobby de aquarismo na década de 1930. Ele possui uma combinação de cores azuis e dourado que vai chamar a atenção de qualquer aquarista. Com lindas barbatanas dorsais no topo que criam um efeito de “vela” e longos filamentos saindo da barbatana dorsal, fazem desse peixe um dos mais lindos animais para se criar em aquários.
Na natureza, o Telmaterina vive em estuários salgados de fluxo rápido, onde os rios de água doce deságuam no oceano. Por causa dessa característica, as águas em que vivem possuem um nível de oxigênio bastante elevado. Além disso, esses ambientes são compostos por muitas plantas flutuantes e troncos.
Há um certo grau de dificuldade para criar esses peixes , já que eles são bem sensíveis as trocas de água e, por isso, o aquarista deve ficar sempre atento na manutenção regular do aquário para evitar problemas.
Quando for adquirir um Telmaterina, pergunte quais são os parâmetros de água em que eles estão sendo mantidos. Se a água for muito diferente daquela do seu aquário, tome cuidado para fazer a aclimatação correta e evitar que eles morram de forma precoce.
Ficha Técnica
Nome: Telmaterina, Celebes Rainbowfish, Celebes Sailfish, Celebes Sailfin
Nome Científico: Marosatherina ladigesi (Günther, 1860)
Família: Telmatherinidae
Origem da Espécie: Ásia (área de Bantimurung no sul de Sulawesi, Indonésia)
Comprimento: Até 8 cm
Expectativa de Vida: Entre 3 e 5 anos
Nível de Dificuldade: Moderado;
Parâmetros da Água
pH: Manter o pH da água entre 7.0 – 8.0
Dureza da Água: 9° – 19° dH
Temperatura: Manter entre 22°C – 28°C
Características
Alimentação
Onívoro. O Telmaterina se alimenta de minhocas, insetos e plantas. Em cativeiro, eles devem ser alimentados com uma dieta balanceada, incluindo alimentos vivos e processados para manter uma boa saúde.
Compre alimentos processados em pequenas quantidades com frequência, pois a nutrição desses produtos se deteriora rapidamente. Trate-os com alimentos vivos como, por exemplo, tubifex, bloodworms e dáfnias uma vez por semana.
Lembre-se que a garganta desse peixe é muito pequena, então alimente-o também com rações trituradas. Além disso, dê ração várias vezes ao dia e apenas o que eles consigam comer em menos de 5 minutos.
Temperamento / Comportamento
Embora seja um animal pequeno, o Telmaterina é muito ativo e adora saltar. Mas de um modo geral, eles são bem pacíficos e vivem tranquilos em aquários comunitários.
Assim como muitos outros peixes arco-íris, eles podem ficar um pouco nervosos se forem mantidos sozinhos. Portanto, procure adicionar no mínimo 6 indivíduos, pois isso ajudará a mitigar o comportamento agressivo e realçar as cores dos machos. Cada macho deve ser mantido com 2 – 3 fêmeas.
A espécie costuma habitar a região do meio do aquário.
Compatibilidade
Como o Telmaterina prefere águas mais duras do que a maioria dos outros peixes, você pode misturá-los com arco-íris, vivíparos, assim como também com gobies.
Reprodução / Acasalamento
É bastante difícil distinguir o macho da fêmea quando ainda são peixes jovens, mas à medida que envelhecem, os machos desenvolvem longos filamentos nas nadadeiras. A coloração do macho também é um pouco mais acentuada.
Veja também:
Criar o Telmaterina não é uma tarefa muito difícil, mas você deve montar um aquário de reprodução separado com muitas plantas de folhas finas como, por exemplo, musgo de java e cabombas. Alguns aquaristas têm dificuldade em fazê-los desovar, mas diminuindo um pouco a temperatura do aquário costuma resolver esse problema. Os pais irão distribuir os ovos nas plantas e estes eclodirão em no máximo 1 semana.
Remova os pais antes da eclosão, embora os ovos sejam grandes, os filhotes são pequenos e podem ser comidos. Uma vez que os filhotes tenham nascido, alimente-os com infusórios. Não adicione os alevinos no aquário principal até que eles sejam grandes o suficiente para não serem comidos. Esse processo pode durar até 5 meses.
Configuração do aquário
O aquário precisa ter no mínimo 70 litros para um único exemplar dessa espécie ou 180 litros para um grupo de 6 ou mais peixes.
O Telmaterina desenvolve melhor suas cores em ambientes que simulem seu habitat natural. Por mais que sejam animais pequenos, ainda assim precisam de espaço, já que são muito ativos.
No geral, eles não precisam de adição de sal no aquário, embora vivam mais felizes em ambientes salobros. Portanto, procure adicionar meia colher de sal marinho para cada 4 litros de água. Adicione também muitas plantas flutuantes e um substrato fino, além de uma filtragem potente, mas com uma corrente moderada.
Em relação a iluminação, você pode adicionar qualquer tipo, mas o interessante é que o aquário possa pegar um pouco de luz solar na parte da manhã, pois isso deixará as cores desses animais ainda mais radiantes.
Referências Bibliográficas
Kottelat, M., A.J. Whitten, S.N. Kartikasari and S. Wirjoatmodjo, 1993. Freshwater fishes of Western Indonesia and Sulawesi. Periplus Editions, Hong Kong. 221 p. (Ref. 7050)