O Tetra Aruanã (Gnathocharax steindachneri) é um lindo peixe de pequeno porte e que costuma viver em cardumes na natureza, mas é bastante difícil de ser encontrado disponível em lojas de aquarismo.
Essa espécie pode ser mantida em aquários comunitários com outros peixes pequenos e que possuam tamanho semelhante, mas o aquário deve ter muito espaço na região do meio para que possa nadar livremente.
O Tetra Aruanã possui corpo alongado, grandes nadadeiras laterais e uma boca voltada para cima e equipada com dentes afiados e salientes em ambas as mandíbulas. Essa característica faz com que ele seja muito parecido com o famoso peixe Aruanã, daí o seu nome!
O corpo do Tetra Aruanã é todo prateado com tons de verde-turquesa. Além disso, ele têm uma mancha preta na base da barbatana caudal com uma ligeira marcação vermelha em ambos os lados, e uma pequena faixa vermelha acima dos olhos.
Continue lendo o artigo para conhecer as principais características e necessidades da espécie.
Ficha Técnica
Nome: Tetra Aruanã, Arowana Tetra;
Nome Científico: Gnathocharax steindachneri (Fowler, 1913);
Família: Characidae;
Origem da Espécie: América do Sul (Bacias dos Rios Amazonas e Orinoco);
Comprimento: Entre 3 e 5 cm;
Expectativa de Vida: Entre 3 e 5 anos;
Nível de Dificuldade: Fácil / Moderado;
Parâmetros da Água
pH: Manter entre 5.5 – 7.5;
Dureza da água: Entre 5 – 20;
Temperatura: Manter entre 22 – 26,7°C;
Características
Alimentação
Onívoro. Na natureza, o Tetra Aruanã se alimenta de matéria vegetal. Em um aquário ele irá aceitar prontamente a maioria das rações de boa qualidade disponíveis, como grânulos, flocos e pellets.
O ideal também é fornecer alguns alimentos vivos, congelados e liofilizados como, por exemplo, bloodworms, dáfnias e tubifex, uma ou duas vezes por semana. Esse tipo de alimento traz muitos benefícios à saúde desses peixes, mas não é obrigatório.
Embora a maioria das rações disponíveis incluam praticamente todos os nutrientes que os peixes precisam, ainda assim você pode complementar a dieta adicionando alguns vegetais cozidos, como espinafre, brócolis e abobrinha. Certifique-se apenas de não superalimentar os peixes e remova quaisquer sobras do aquário.
Abaixo, confira algumas excelentes rações para o Tetra Aruanã. Caso queira adquiri-las, basta clicar em seus respectivos links:
No products found.
Temperamento / Comportamento
Assim como a maioria dos tetras, o Tetra Aruanã é uma espécie de cardume e de comportamento muito pacífico. Ele deve estar na companhia de no mínimo outros 5 peixes da espécie para que possa se sentir mais confortável e ficar com suas cores mais realçadas. Além disso, mantê-los em grupos também os ajudam a exibir um comportamento mais natural.
Compatibilidade
Você consegue manter o Tetra Aruanã com diversos outros peixes em aquários comunitários, embora todos eles devam ter tamanho e comportamento semelhante.
Alguns bons companheiros de aquário para esses peixes incluem, por exemplo:
Dimorfismo Sexual
Diferenciar o macho da fêmea é uma tarefa bastante difícil. No entanto, sabe-se que as fêmeas ganham uma mancha escura no abdômen durante o período de reprodução.
Acasalamento / Reprodução
Não há muitas informações sobre o comportamento reprodutivo do Tetra Aruanã.
Na natureza, as fêmeas costumam desovar em meio as plantas e substrato, e a espécie não possui nenhum cuidado parental.
Configuração do aquário
O aquário precisa ter no mínimo 60 litros para um pequeno grupo composto de 5 peixes.
Você pode decorar o aquário adicionando muitas plantas nas laterais e deixando grandes espaços abertos na região do meio. Adicione também um fundo escuro e plantas flutuantes, pois esses peixes apreciam ambientes mais escuros.
Lembre-se que o Tetra Aruanã é um excelente saltador, portanto, coloque uma tampa bem ajustada para evitar possíveis fugas.
Por fim, esses peixes também gostam de águas agitadas na superfície e, por isso, você deve adicionar um filtro com uma boa vazão para suprir suas necessidades.
Referências Bibliográficas
Lucena, C.A.S. and N.A. Menezes, 2003. Subfamily Characinae (Characins, tetras). p. 200-208. In R.E. Reis, S.O. Kullander and C.J. Ferraris, Jr. (eds.) Checklist of the Freshwater Fishes of South and Central America. Porto Alegre: EDIPUCRS, Brasil. (Ref. 36811);
1 comentário
Alimentação natural matéria vegetal? Este peixe é um micro predador… se alimenta principalmente de insetos e suas larvas.