O Tetra Beija-Flor (Trochilocharax ornatus) é um peixe bastante interessante para se ter em um aquário, pois são pacíficos, independentes e não se preocupam com outros espécies.
Na natureza, esses animais habitam águas escuras de riachos e afluentes do rio Ampiyacu perto de Pebas, Peru. Há algumas contradições sobre a origem desse peixe, sendo que alguns afirmam que ele foi coletado em Ampiyacu, enquanto outros afirmam que eles são nativos do rio Nanay, perto de Iquitos.
De um modo geral, o Tetra Beija-Flor aprecia ambientes ricos em vegetação. Por isso, o ideal é que vivam em aquários com muitas plantas e esconderijos para que possam se sentir seguros. A adição de plantas flutuantes também ajuda a recriar as características de seu habitat natural.
Ficha Técnica
Nome: Tetra Beija-Flor, Crystal Rainbow Tetra, Hummingbird Tetra
Nome Científico: Trochilocharax ornatus (Zarske, 2010)
Família: Characidae
Origem da Espécie: América do Sul (Peru)
Comprimento: Até 1.7 cm
Expectativa de Vida: Entre 1 e 5 anos
Parâmetros da Água
pH: Manter o pH da água entre 6.5 – 7.2
Dureza da Água: 5° – 12° dH
Temperatura: Manter entre 24°C – 26°C
Características
Nível de Cuidado: Iniciante;
Alimentação: O Tetra Beija-Flor irá aceitar rações em flocos ou grânulos, assim como também alimentos frescos e congelados. Para evitar deficiências de nutrientes, o ideal é variar bastante essa alimentação.
Além disso, é importante não dar muita comida para esses peixes, pois isso ajuda a preservar a qualidade da água do aquário. Para um espécime que já atingiu a fase adulta, por exemplo, você pode alimentá-lo uma vez por dia.
Temperamento / Comportamento: O Tetra Beija-Flor é conhecido por ser um peixe bastante pacífico, não se importando com seus companheiros de aquário. Tenha cuidado, no entanto, com a adição de peixes maiores do que eles, pois podem virar comida muito fácil.
Ainda assim, esses animais podem viver sozinhos no aquário, mas o ideal é que estejam acompanhados de no mínimo 8 peixes da espécie para que possam se sentir mais seguros e apresentarem seus comportamentos naturais.
Veja também:
Compatibilidade: Tenha em mente que o Tetra Beija-Flor é um peixe muito pequeno, então, colocá-lo em aquários comunitários pode trazer alguns problemas, pois dependendo das espécies que estejam dentro dele, esses peixes podem virar uma refeição bastante saborosa.
Entretanto, você consegue mantê-los com caracídeos e loricarídeos menores, assim como também coridoras. Além disso, eles podem conviver com Apistogrammas e outros ciclídeos anões, uma vez que tendem a habitar as regiões do meio e superior do aquário.
Reprodução / Acasalamento: Não há muitos detalhes sobre a reprodução dessa espécie em cativeiro, mas sabe-se que em aquários maduros é possível que alguns alevinos surjam por entre as plantas.
Tamanho do aquário: O aquário precisa ter no mínimo 40 litros para um grupo de 8 peixes da espécie. Além disso, o Tetra Beija-Flor precisa de substratos arenosos, muitas plantas e troncos para criar esconderijos.
A adição de plantas flutuantes ajuda a diminuir a incidência de luz no aquário, ideal para simular o habitat natural desses peixes. Nem é preciso dizer que esta espécie é muito sensível aos parâmetros e condições da água e, por isso, nunca devem ser introduzidos em aquários que não estejam devidamente ciclados.
Referências Bibliográficas
Zarske, A., 2010. Der Kolibrisalmer- Trochilocharax ornatus gen. et spec. nov.- ein neuer Salmler aus Peru (Teleostei: Characiformes: Characidae). Verteb. Zool. 60(2):75-98. (Ref. 85054)