O Tetra Cego da Caverna (Astyanax jordani) é um peixe relativamente novo para os criadores de aquários tradicionais. No entanto, como o próprio nome diz, essa espécie não possui olhos.
Na verdade, eles nascem com os olhos, mas estes se degeneram e são reabsorvidos de volta ao corpo com algumas semanas de idade.
Sobretudo, são peixes desprovidos de pigmentação. De fato, a cor mais próxima é um cor-de-rosa, mas terão um brilho iridescente quando envelhecerem.
Eles costumam viver em cavernas profundas na natureza. Em aquários, necessitam ter no mínimo 75 litros para um pequeno grupo de 5 indivíduos.
São animais que preferem uma iluminação mais branda, pois seria o mais próximo possível do seu habitat natural.
Irão comer qualquer coisa que puderem pegar no fundo do aquário, como alimentos em flocos e vivos. Comerão também ovos de outros peixes que possam estar no substrato.
Estes peixes estão sendo usados em estudos sobre o crescimento dos olhos e transplantes. Todavia, muitos avanços na área da visão, foram alcançados por causa de pesquisas realizadas sobre este peixe.
No entanto, os resultados mostraram que os cientistas ficaram esperançosos sobre uma possível cura para a cegueira em humanos.
Ficha Técnica
Nome: Tetra Cego da Caverna
Nome Científico: Astyanax jordani
Família: Characidae
Origem da Espécie: América do Norte (México)
Comprimento: Até 10 cm
Expectativa de Vida: 3 – 5 anos
Parâmetros da Água
pH: Manter o pH da água entre 6.0 – 7.8
Dureza da Água: Entre 10° – 20° dH
Temperatura: Devem ser mantidos entre 20°C – 25°C
Características
Nível de Cuidado: Fácil.
Alimentação: São peixes onívoros. Aceitarão rações em flocos, grânulos, alimentos congelados e vivos.
Temperamento / Comportamento: Muito pacífico. No entanto, o ideal é que sejam mantidos em grupos de pelo menos 5 indivíduos. Ao serem inseridos nos tanques, podem beliscar os companheiros de aquário.
Compatibilidade: Praticamente qualquer peixe que não os veja como alimento e que tenham os mesmos parâmetros de água.
Reprodução / Acasalamento: Em suma, sua reprodução em cativeiro é fácil.
Necessita possuir apenas um aquário com 50 litros e um substrato para que os ovos caiam dentro e evite que os pais comam. Uma dica para a reprodução, utilize bolinhas de gude como substrato.
Tamanho do aquário: O aquário necessita ter no mínimo 75 litros para um pequeno grupo de 5 peixes dessa espécie.
Referências Bibliográficas
FishLore. Aquarium Fish Information Disponível em: https://www.fishlore.com/freshwaterfish.htm. Acesso em 01 de abr. De 2019.
Proudlove, G.S., 1997. A synopsis of the hypogean fishes of the world. p. 351-354. In Proceedings of the 12th International Congress of Speleology, La Chaux de Fonds, Switzerland. vol. 3. (Ref. 27297)
1 comentário
Não é um peixe pacifico. Ele não é agressivo mas vai comer qualquer peixe menor e até mutilar outros.