O Tetra Colombiano (Hyphessobrycon columbianus) é um peixe bastante ativo e corajoso, além de ser ideal para aquários plantados. No entanto, a espécie é considerada um pouco difícil de cuidar e pode não ser a melhor escolha para aquaristas iniciantes.
Nativo das águas lentas do rio Acandi, no noroeste da Colômbia, o Tetra Colombiano é fácil de alimentar, mas sensível em relação as condições de água. Ele fica com a aparência melhor e mais à vontade em aquários plantados muito bem cuidados, o que torna o processo de mantê-los saudáveis um pouco mais complicado.
Continue lendo o artigo para conhecer quais são as principais características e necessidades do Tetra Colombiano.
Ficha Técnica
Nome: Tetra Colombiano, Colombian Tetra, Colombian Redfin Tetra;
Nome Científico: Hyphessobrycon columbianus (Zarske & Géri, 2002);
Família: Characidae;
Origem da Espécie: América do Sul (Rio Acandi, Colômbia);
Comprimento: Até 7 cm;
Expectativa de Vida: Entre 3 e 5 anos;
Nível de Dificuldade: Moderado;
Parâmetros da Água
pH: Manter entre 5.5 – 7.0;
Dureza da água: Entre 1 – 10;
Temperatura: Manter entre 24 – 27°C;
Características
Aparência
O Tetra Colombiano possui uma coloração cinza-prateada complementada por um azul-turquesa que se desenvolve sobre sua crista dorsal. Suas barbatanas são vermelho-sangue, mas essas cores tendem a desbotar com o passar do tempo. As barbatanas caudal e dorsal têm pontas esbranquiçadas, enquanto a ventral é transparente com pequenos tons alaranjados.
Alimentação
Onívoro. Na natureza, o Tetra Colombiano se alimenta de matéria vegetal. Em um aquário, ele aceitará prontamente a maioria das rações disponíveis de boa qualidade, como grânulos, flocos ou pellets. Queira ou não, as rações foram desenvolvidas especialmente para fornecer toda a nutrição necessária para manter a saúde e bem-estar dos peixes.
Eu recomendo que você forneça algumas guloseimas uma ou duas vezes na semana como, por exemplo, bloodworms, dáfnias e tubifex. Esse tipo de alimento proporcionará inúmeros benefícios adicionais à saúde do peixe, incluindo intensificar suas lindas cores.
Embora a maioria das rações disponíveis incluam praticamente todos os nutrientes que esses peixes necessitam, ainda assim eu recomendo que você forneça alguns vegetais cozidos, como espinafre, brócolis e abobrinha. Apenas certifique-se de não superalimentar os peixes e remova quaisquer sobras que ficarem no aquário.
Temperamento / Comportamento
O Tetra Colombiano é considerado um peixe agressivo com seus companheiros de aquário. A melhor forma de limitar esse comportamento é garantir que você tenha no mínimo um grupo composto por 6 peixes ou mais. Quando mantido em grupos, ele tende a exibir um comportamento mais natural e há uma boa redução na agressividade em relação aos seus companheiros.
Além disso, o T. Colombiano é um peixe que adora mordiscar as nadadeiras de outras espécies, portanto, eu recomendo que você evite colocá-los com peixes que possuam grandes barbatanas.
Compatibilidade
Os companheiros de aquário para o Tetra Colombiano devem ser escolhidos com cuidado e, quaisquer sinais de agressividade, você deve retirar os peixes brigões.
Alguns dos principais peixes compatíveis com o Tetra Colombiano incluem, por exemplo:
Evite colocá-los com os seguintes peixes:
Dimorfismo Sexual
É um pouco difícil diferenciar o macho e a fêmea do Tetra Colombiano. Ainda assim, geralmente, os machos sexualmente maduros são mais coloridos e menores, possuem corpos mais magros e desenvolvem uma nadadeira dorsal mais alongada em relação às fêmeas.
Acasalamento / Reprodução
Reproduzir o Tetra Colombiano não é uma tarefa difícil. Peixes saudáveis podem se reproduzir tranquilamente em aquários comunitários. Contudo, o desafio na criação fica por conta de manter os alevinos alimentados e protegidos dos predadores, o que inclui seus próprios pais.
A reprodução desses peixes pode ser incentivada fornecendo alimentos vivos. Como já mencionamos antes, tetras adultos podem comer os ovos com muita facilidade, por isso é interessante ter muitas plantas no aquário para que os ovos possam cair entre suas folhas.
Os ovos geralmente são postos de manhã antes que as luzes se acendam e sua eclosão ocorre em cerca de 36 horas.
Eu recomendo que você crie os filhotes do Tetra Colombiano em um aquário separado, pois provavelmente se tornarão alimento dos peixes adultos.
No início, os alevinos são muito pequenos para consumir microvermes, por isso, no início você deve alimentá-los com infusórios. Com o passar dos dias, eles estarão aptos a receber outros tipos de alimentos maiores e mais nutritivos.
Configuração do aquário
O aquário precisa ter no mínimo 100 litros para um grupo de 6 peixes.
O Tetra Colombiano vive bem em aquários plantados com muitas áreas para se esconder e explorar. Mantê-lo em um ambiente sem esconderijos o suficiente pode fazer com que ele fique estressado ou comece a agredir seus companheiros.
A iluminação do aquário dependerá basicamente dos tipos de plantas que você estiver planejando criar. Felizmente, há uma variedade enorme de luminárias de LED que são adequadas para diferentes tipos de ambientes, desde aquários que necessitam de pouca iluminação, quanto para aqueles que exigem um espectro de luz completo.
O Tetra Colombiano não é um peixe sujão e, por isso, não precisará de uma filtragem poderosa. De qualquer forma, ele gosta de ter um ambiente com água limpa. O sistema de filtragem para essa espécie deve conter uma vazão 5 vezes maior do que o volume do aquário.
Referências Bibliográficas
Zarske, A. and J. Géry, 2002. Der blaurote Kolumbien-Salmler Hyphessobrycon columbianus n. sp. – ein neuer Salmler (Teleostei, Characiformes, Characidae) aus dem kolumbianischen Darien. Das Aquar., Nr. 391:23-30. (Ref. 44097);