O Tetra Eilyos (Hyphessobrycon eilyos) é um pequeno peixe pacífico que pode se adaptar a uma variedade enorme de condições de água, embora a água mais dura possa impedir que ele atinja todo seu potencial quando se trata de suas cores.
A espécie é endêmica da Bacia do Rio Araguaia, no Brasil. Eles habitam pequenos rios de águas rasas, claras e que possuem correnteza fraca. Além disso, essas águas costumam ter muita matéria orgânica em decomposição, fazendo com que ela fique com aspecto de cor de chá. O substrato, na maioria das vezes é arenoso, e esses tetras preferem se reunir próximo de locais onde há bastante vegetação, troncos e raízes submersas.
Distinguir o Tetra Eilyos de outros tetras não é uma tarefa muito difícil, tendo em vista que ele não possui manchas umerais e caudais, bem como a presença de numerosos cromatóforos escuros na superfície lateral do corpo. Além disso, as nadadeiras pélvicas, caudal e adiposa são todas vermelhas, e esses peixes possuem cerca de 7 a 11 dentes maxilares.
Continue lendo o artigo para conhecer um pouco mais sobre as principais características e necessidades da espécie.
Ficha Técnica
Nome: Tetra Eilyos;
Nome Científico: Hyphessobrycon eilyos (Lima & Moreira, 2003);
Família: Characidae;
Origem da Espécie: América do Sul (Bacia do Rio Araguaia, Brasil);
Comprimento: Até 2,5 cm;
Expectativa de Vida: Entre 3 e 5 anos;
Nível de Dificuldade: Fácil / Moderado;
Parâmetros da Água
pH: Manter entre 5.5 – 7.5;
Dureza da água: Entre 1- 12;
Temperatura: Manter entre 24- 27.8°C;
Características
Alimentação
Onívoro. O Tetra Eilyos irá aceitar todo tipo de alimento fornecido incluindo, por exemplo, rações em flocos de alta qualidade, bem como alimentos vivos e congelados, como artêmias, dáfnias, bloodworms e larvas.
Você deve fornecer pequenas porções de alimento todos os dias, de preferência uma ou duas vezes por dia. Forneça apenas o que eles podem consumir em no máximo 3 minutos. E então, retire o que sobrou para evitar que a ração apodreça e acabe trazendo problemas em relação a qualidade da água.
Abaixo, vou listar algumas das principais rações que você pode fornecer para o Tetra Eilyos:
Última atualização em 2025-01-14 / Links de Afiliados / Imagens de Amazon Product Advertising API
Temperamento / Comportamento
Assim como muitos outros tetras, o Tetra Eilyos gosta de viver em grupos, e você deve adicionar no mínimo 8 exemplares para que ele possa se sentir confortável e seguro. A espécie não apenas se sairá melhor quando na companhia de outros peixes, mas também resultará em um cardume de aparência muito mais natural.
Além disso, é possível que você presencie algumas exibições e pequenas brigas entre os machos, quando estes estão tentando impressionar as fêmeas.
Compatibilidade
O Tetra Eylios é um peixe pequeno e assustado, então certifique-se de não colocá-los com espécies agitadas e briguentas.
Alguns bons companheiros de aquário para esses peixes incluem, por exemplo:
Dimorfismo Sexual / Acasalamento / Reprodução
Distinguir o macho da fêmea do Tetra Eilyos é bastante fácil. Sobretudo, os machos desenvolvem barbatanas anais e dorsais estendidas maiores à medida que vão crescendo, além de serem mais magros e coloridos do que as fêmeas.
Infelizmente, há pouca ou nenhuma informação sobre a reprodução desses peixes em cativeiro; no entanto, eles provavelmente se reproduzem de maneira semelhante a outras espécies de Hyphessobrycon.
Portanto, para obter sucesso na criação desses peixes, você precisará ter um aquário de reprodução separado. Esse ambiente precisa estar pouco iluminado e conter muitas plantas de folhas finas como, por exemplo, musgo de java, para dar aos peixes um local para depositar seus ovos.
A água deve ser mole e ácida, com um nível de pH entre 5.5 e 6.5, enquanto a dureza deve ficar entre 1 e 5 e a temperatura variar entre 24 e 28°C. Além disso, você pode adicionar um pequeno filtro de esponja para gerar uma correnteza fraca no aquário.
Veja também:
Você pode criar o Tetra Eilyos em grupos, com meia dúzia de indivíduos de cada sexo sendo um número ideal. Certifique-se de condicionar esse grupo com alimentos vivos, congelados ou liofilizados.
Quando as fêmeas estiverem visivelmente cheias de ovos e os machos exibindo suas melhores cores, selecione a fêmea mais gordinha e o macho mais colorido e transfira-os para o aquário de desova. Com toda a certeza, eles irão desovar na manhã do dia seguinte. No entanto, fique ciente de que os pais comerão os filhotes se tiverem oportunidade; por isso, remova os ovos ou os pais do aquário assim que você conseguir localizá-los.
A eclosão dos ovos ocorre entre 24 e 36 horas, e os alevinos começam a nadar pelo aquário em torno de 5 dias. Então, após a eclosão, você pode alimentá-los com infusórios até que fiquem grandes o suficiente para aceitarem náuplios de artêmias, microvermes e rações em flocos trituradas.
Lembre-se que os ovos e os alevinos são sensíveis à luz nos estágios inicias de vida e, portanto, você deve manter o aquário no escuro, se possível!
Configuração do aquário
O aquário precisa ter no mínimo 40 litros para um grupo de 8 peixes da espécie.
Assim como a maioria dos Tetras, o Tetra Eilyos vai preferir ambientes plantados e com substratos escuros para que possa se sentir mais seguro e exibir um comportamento mais natural.
Em relação a decoração do aquário, você pode adicionar troncos, raízes e criar esconderijos para esses peixes. Sobre a filtragem, eles preferem ambientes mais calmos e, por isso, você deve evitar filtros que gerem muita correnteza.
Referências Bibliográficas
Lima, F.C.T. and C.R. Moreira, 2003. Three new species of Hyphessobrycon (Characiformes: Characidae) from the upper rio Araguaia basin in Brazil. Neotrop. Ichthyol. 1(1):21-33. (Ref. 52338)