Se você está procurando por um peixe bonito, resistente e bastante curioso, o Tetra Fantasma Negro (Hyphessobrycon megalopterus) pode ser a escolha perfeita. A espécie, que não costuma ultrapassar os 5 cm de comprimento, é ideal para conviver com outros peixes em aquários comunitários.
Na natureza, o Tetra Fantasma Negro é encontrado nas bacias dos rios Paraguai e Guaporé, onde costuma viver em ambientes tanto com águas mais claras quanto em áreas com vegetação densa. Na maioria das vezes, a espécie pode ser vista em grupos e se alimentando de vermes, pequenos insetos e crustáceos.
O Tetra Fantasma Negro possui o formato típico dos “tetras“, sendo oval quando visto na lateral e fino quando visto de frente. Este peixe possui uma grande mancha preta atrás das brânquias, e outras manchas nas pontas de suas barbatanas dorsal e anal.
No geral, a espécie é muito resistente e ótima para iniciantes, pois se adapta muito bem às diferentes mudanças nas condições de água e aquários comunitários.
Continue lendo o artigo para conhecer as principais características e necessidades da espécie.
Ficha Técnica
Nome: Tetra Fantasma Negro, Black Phantom Tetra, Phantom Tetra;
Nome Científico: Hyphessobrycon megalopterus (Eigenmann, 1915);
Família: Characidae;
Origem da Espécie: América do Sul (Bacia dos rios Paraguai e Guaporé);
Comprimento: Até 5 cm;
Expectativa de Vida: Até 2 anos;
Nível de Dificuldade: Fácil;
Parâmetros da Água
pH: Manter entre 6.0 – 7.2;
Dureza da água: Entre 3 – 10;
Temperatura: Manter entre 23 – 28°C;
Características
Alimentação
Onívoro. Na natureza, o Tetra Fantasma Negro se alimenta de vermes, pequenos insetos e crustáceos. Em um aquário, ele irá aceitar todos os tipos de alimentos disponíveis incluindo, por exemplo, vivos, congelados e rações.
Para manter um bom equilíbrio em sua dieta, forneça uma ração em flocos de alta qualidade todos os dias. Durante alguns dias da semana forneça, por exemplo, bloodworms para melhorar a saúde geral e as cores do animal.
Abaixo, listarei algumas excelentes rações para a espécie. Então, caso queira adquiri-las, basta clicar em seus respectivos links:
Última atualização em 2024-12-03 / Links de Afiliados / Imagens de Amazon Product Advertising API
Temperamento / Comportamento
O Tetra Fantasma Negro é considerado um peixe resistente, mas deve ser mantido em grupos de seis ou mais para que se sinta seguro e feliz. Por ser um peixe muito ativo, deve estar em ambientes grandes e com espaço para nadar.
A espécie é famosa por se assustar com muita facilidade, então, certifique-se de colocar o aquário em um local calmo onde não haja muitas pessoas passando na frente o tempo todo.
Em relação aos grupos, procure evitar adicionar mais de um macho no mesmo ambiente, pois eles podem acabar brigando, embora não se machuquem de fato.
Compatibilidade
O Tetra Fantasma Negro pode ser mantido em aquários comunitários com uma grande variedade de peixes. Alguns bons companheiros de aquário incluem, por exemplo:
Dimorfismo Sexual
A fêmea é muito mais colorida do que o macho tendo lindas barbatanas adiposas, peitorais e anais avermelhadas. O macho, contudo, é mais acinzentado e possui a barbatana dorsal maior.
Reprodução / Acasalamento
Criar o Tetra Fantasma Negro não é uma tarefa das mais difíceis. A espécie costuma dispersar seus ovos e não exibe nenhum cuidado parental. Na maioria das vezes, o macho irá perseguir a fêmea em meio as plantas enquanto ela vai liberando seus ovos.
Uma fêmea pode espalhar entre 300 e 400 ovos em uma única desova. O ideal é manter apenas um casal durante a reprodução, pois os machos se tornam muito agressivos uns com os outros durante essa fase.
O aquário de reprodução deve ser pouco iluminado e bem plantado. Adicione muitas plantas de folhas finas para que a fêmea possa depositar seus ovos como, por exemplo, o famoso musgo de java, .
Uma vez que tenha obtido sucesso na desova, remova os pais do aquário, pois eles provavelmente comerão os ovos e os alevinos. A eclosão ocorre em pouco mais de um dia, mas alguns ovos podem acabar adquirindo fungos. Portanto, caso você presencie esse tipo de problema, remova todos os que estiverem infectados, para que o fungo não se espalhe para os demais.
Os alevinos estarão nadando pelo aquário após 5 dias da eclosão. Nos primeiros dias, você pode alimentá-los com infusórios, mas à medida que forem crescendo, forneça náuplios de artêmias.
Configuração do aquário
O aquário precisa ter no mínimo 76 litros para comportar um cardume de seis peixes da espécie, pois eles são muito ativos e precisam de espaço para nadar.
Procure decorar o aquário com plantas nas laterais e adicione troncos e raízes no meio. Em relação ao substrato, por exemplo, você pode usar areia de rio para compor o fundo.
Adicione também algumas plantas flutuantes para diminuir a quantidade de luz que entra no aquário, pois esses peixes gostam do ambiente um pouco mais escuro.
Por fim, o Tetra Fantasma Negro é um excelente saltador e, por isso, você deve adicionar uma tampa bem firme para evitar possíveis fugas.
Referências Bibliográficas
Lima, F.C.T., L.R. Malabarba, P.A. Buckup, J.F. Pezzi da Silva, R.P. Vari, A. Harold, R. Benine, O.T. Oyakawa, C.S. Pavanelli, N.A. Menezes, C.A.S. Lucena, M.C.S.L. Malabarba, Z.M.S. Lucena, R.E. Reis, F. Langeani, C. Moreira et al. …, 2003. Genera Incertae Sedis in Characidae. p. 106-168. In R.E. Reis, S.O. Kullander and C.J. Ferraris, Jr. (eds.) Checklist of the Freshwater Fishes of South and Central America. Porto Alegre: EDIPUCRS, Brasil. (Ref. 38376)
1 comentário
Pingback: Peixe Lápis Anão (Nannostomus marginatus) - MyAquarium