O Tetra Fortuna (Moenkhausia costae) é um lindo peixe encontrado nas águas do Rio São Francisco e seus afluentes na região nordeste do Brasil. A espécie, considerada bastante ativa, habita áreas rasas e com vegetação abundante, onde costuma viver em grandes cardumes para defesa contra a predação na natureza.
Nos aquários, seu jeito agitado e seu padrão exclusivo de cores contando com uma listra preta na cauda, adicionam brilho a espécie, fazendo com que ela seja considerada muito popular em aquários plantados.
Como o Tetra Fortuna é um animal bastante resistente, eles aceitam uma ampla gama de condições de água, mas devem ser mantidos em aquários cobertos, pois adoram realizar saltos.
Continue lendo esse artigo para conhecer um pouco mais sobre essa interessante espécie brasileira.
Ficha Técnica
Nome: Tetra Fortuna, Blackline Tail Tetra, Blackline Tetra;
Nome Científico: Moenkhausia costae (Steindachner, 1907);
Família: Characidae;
Origem da Espécie: América do Sul (Brasil – Rio São Francisco e Itapicuru);
Comprimento: Até 5,9 cm;
Expectativa de Vida: Entre 3 e 5 anos;
Nível de Dificuldade: Fácil;
Parâmetros da Água
pH: Manter o pH da água entre 6.5 – 7.2;
Dureza da Água: 5° – 18° dH;
Temperatura: Manter entre 22°C – 26°C;
Características
Alimentação
Onívoro. O Tetra Fortuna aceita a maioria dos alimentos vendidos para peixes ornamentais. Então, você deve fornecer uma ração em flocos de alta qualidade, como grânulos, flocos ou pellets. Entretanto, para realçar as cores do animal, você deve fornecer algum tipo de alimento vivo ou congelado.
Em relação aos alimentos vivos, podemos incluir bloodworms, dáfnias e artêmias.
Abaixo, listarei algumas excelentes rações para esses peixes. Então, caso queira comprá-las, basta clicar nos links:
Foto | Produto | Preço | |
---|---|---|---|
Tetra Color Flakes 20g Tetra Para Todos Os Tipos de Peixe Todas As Fases, | R$ 30,95 | Comprar na Amazon |
Última atualização em 2025-01-02 / Links de Afiliados / Imagens de Amazon Product Advertising API
Temperamento / Comportamento
O Tetra Fortuna é um peixe bastante pacífico e sociável. Eles são muito resistentes e toleram uma faixa enorme de condições de água. No entanto, eles devem ser mantidos em grupos com no mínimo 6 exemplares para se sentirem confortáveis.
Além disso, mantê-los em cardumes farão com que fiquem com suas cores mais realçadas. Eles irão demonstrar um comportamento mais natural, ainda mais se estiverem acompanhados de fêmeas para chamar a atenção.
A espécie costuma nadar na região intermediária e superior do aquário.
Veja também:
Compatibilidade
O Tetra Fortuna pode viver em aquários comunitários com muitas outras espécies diferentes sem nenhuma dificuldade. Mas, procure evitar peixes com nadadeiras longas, já que eles podem acabar beliscando.
Os companheiros ideais de aquário para esses peixes incluem outros caracídeos e habitantes do fundo da América do Sul. No entanto, evite adicioná-los com espécies de Tetras muito maiores e agressivos, caso contrário, eles ficarão estressados e serão derrotados na hora de buscar comida.
Reprodução / Acasalamento
É um tanto quanto difícil distinguir os machos das fêmeas desses peixes. Os machos costumam ser um pouco menores e mais coloridos do que elas, e seus corpos são um pouco mais finos. Em contrapartida, as fêmeas são mais opacas, um pouco maiores, e seus estômagos são mais rechonchudos e redondos.
Infelizmente, não há relatos de reprodução desses peixes em aquários domésticos. No entanto, acredita-se que eles se reproduzam de maneira semelhante a outras espécies de Moenkhausia.
Então, monte um aquário de reprodução separado e deixe-o com pouca luz e com água mole. Aumente um pouco a temperatura e adicione muitas plantas dentro desse aquário, pois isso fornecerá áreas sombreadas para eles desovarem.
Sobretudo, para ter alevinos saudáveis, você precisará escolher a fêmea mais forte e o macho com as melhores cores, colocá-los no aquário de reprodução e continuar alimentando-os com rações e alimentos vivos.
Veja também:
Quando estiverem prontos para reproduzir, eles travarão suas nadadeiras e, quando isso ocorrer, farão um movimento próximo das plantas que mais se assemelha a uma cambalhota. Então, a fêmea irá liberar cerca de uma dúzia de ovos por vez, e o macho irá fertilizá-los.
A maioria dos peixes desse gênero desovam na parte da manhã, e a fêmea põe até algumas centenas de ovos. Feito isso, você deve remover os pais, pois eles podem comê-los.
Após cerca de 24 – 36 horas, os ovos começarão a eclodir e, 3 – 4 dias depois, os alevinos estarão nadando pelo aquário. Os filhotes costumam crescer bem rápido.
Configuração do aquário
O aquário precisa ter no mínimo 75 litros para um pequeno grupo de 6 peixes da espécie. Além disso, o ambiente para esses peixes deve ser bem plantado e ter um substrato e fundo escuros para destacar melhor suas cores.
Lembre-se que eles são animais muito rápidos e requerem espaço para nadar, ou seja, ao utilizar plantas procure adicioná-las nas regiões do fundo e nos cantos. Deixe grandes áreas abertas no meio para que eles possam nadar livremente.
A iluminação do aquário também deve ser bem suave.
Referências Bibliográficas
Lima, F.C.T., L.R. Malabarba, P.A. Buckup, J.F. Pezzi da Silva, R.P. Vari, A. Harold, R. Benine, O.T. Oyakawa, C.S. Pavanelli, N.A. Menezes, C.A.S. Lucena, M.C.S.L. Malabarba, Z.M.S. Lucena, R.E. Reis, F. Langeani, C. Moreira et al. …, 2003. Genera Incertae Sedis in Characidae. p. 106-168. In R.E. Reis, S.O. Kullander and C.J. Ferraris, Jr. (eds.) Checklist of the Freshwater Fishes of South and Central America. Porto Alegre: EDIPUCRS, Brasil. (Ref. 38376)