O Tetra Green Fire (Aphyocharax rathbuni) é um pequeno peixe que habita águas claras no Rio Paraguai na América do Sul, e é conhecido também como Redflank Bloodfin e Rathbun’s Bloodfin. Em seu habitat natural, eles preferem viver em riachos e afluentes sombreados por vegetação suspensa ou flutuante e com fluxo de água lento.
Esses peixes são considerados muito pacíficos, além de serem perfeitos para aquários plantados e comunitários. Para mantê-los saudáveis, você precisa criar no mínimo 15 ou mais exemplares juntos, pois isso ajuda a desenvolver um comportamento mais natural.
De um modo geral, o Tetra Green Fire é um peixe fácil de alimentar e costuma aceitar artêmias, bloodworms, tubifex, dánias, assim como também rações em flocos de alta qualidade.
Continue lendo esse artigo para conhecer um pouco mais sobre a espécie.
Ficha Técnica
Nome: Tetra Green Fire, Redflank Bloodfin, Rathbun’s Bloodfin
Nome Científico: Aphyocharax rathbuni (Eigenmann, 1907)
Família: Characidae
Origem da Espécie: América do Sul (Bacia do Rio Paraguai);
Comprimento: Até 2,7 cm;
Expectativa de Vida: Entre 3 – 6 anos;
Nível de Dificuldade: Fácil;
Parâmetros da Água
pH: Manter o pH da água entre 6.0 – 7.5
Dureza da Água: 4° – 8° dH
Temperatura: Manter entre 20°C – 26°C
Características
Alimentação
O Tetra Green Fire não é um comedor muito exigente e, por isso, irá aceitar a maioria dos alimentos disponíveis para peixes ornamentais.
Como já mencionamos no começo do artigo, eles irão apreciar alimentos vivos, congelados e liofilizados, por exemplo, artêmias, bloodworms, tubifex, dáfnias entre outros.
Selecionei as melhores rações do mercado para o Tetra Green Fire. Então, caso queira comprá-las, basta clicar nos links abaixo:
Imagem | Produto | Descrição | Preço |
---|---|---|---|
Tetramin | Alto índice de digestibilidade, ao mesmo tempo que ajuda a acelerar o crescimento dos peixes. Embalagem: 20g |
Comprar na Amazon | |
TetraColor | Alimento diário que ajuda a realçar as cores naturais dos peixes, principalmente dos que possuem cores laranjas. Embalagem: 20g |
Comprar na Amazon | |
Jbl NovoColor | Produto perfeito para realçar as cores dos peixes; Nutritivo e de fácil digestão; Embalagem: 18g |
Comprar na Amazon |
Temperamento / Comportamento
O Tetra Green Fire é conhecido por ser um peixe muito pacífico e brincalhão. Para se manterem saudáveis, eles precisam estar em grupos e, por isso, você de manter no mínimo 15 exemplares no aquário.
Quando estão em grupos, costumam nadar sempre juntos, causando um efeito bastante bonito.
Compatibilidade
Escolher os companheiros de aquário para o Tetra Green Fire não é uma tarefa das mais difíceis, já que eles são animais muito pacíficos e se dão bem com a maioria das espécies de pequeno porte.
Então, você pode mantê-los com danios, rasboras, cobrinhas kuhli, guppies, plati e peixe espada, coridoras, bem como outros tetras pequenos.
Lembre-se apenas de que eles gostam de beliscar as nadadeiras de espécies mais lentas, embora não tendam a ser agressivos. Por exemplo, kinguios e outros peixes com nado lento podem ter problemas se ficarem juntos desses animais.
Reprodução / Acasalamento: A reprodução desses peixes não é muito difícil, embora você precise de um aquário de criação que possua pouca iluminação.
Veja também:
Esse aquário deve ser bem plantado com plantas de folhas finas, como a cabomba ou musgo de java, pois os ovos são adesivos e isso lhes proporcionará refúgio enquanto a desova estiver ocorrendo.
Os peixes adultos, por sua vez, devem ser condicionados no aquário principal com uma boa quantidade de alimentos vivos, por exemplo, artêmias ou bloodworms. É fácil identificar as fêmeas quando estão prontas para procriar, pois ficam visivelmente bem mais gordinhas.
Quando elas estiverem bem gordinhas, você pode colocá-las juntas dos machos em um aquário de reprodução, e a desova deve começar dentro de 24 horas (às vezes mais). Sobretudo, a desova ocorre na parte da manhã e a fêmea irá produzir cerca de 500 ovos. A eclosão ocorre entre 2 – 3 dias e os alevinos estarão nadando pelo aquário por volta do quarto dia.
Assim que os alevinos começarem a nadar pelo aquário, comece a alimentá-los com infusórios ou rações trituradas bem finas. A taxa de crescimento desses peixes é bastante rápida, mas você deve realizar trocas parciais de água com frequência para aumentá-la.
Configuração do aquário
O aquário precisa ter no mínimo 60 litros para um grupo de 15 peixes da espécie. Além disso, deve ser bem plantado e com um substrato arenoso.
Certifique-se de adicionar troncos, raízes e seixos, mas lembre-se que eles não são muito exigentes em relação a iluminação e, por isso, você pode adicionar uma luminária apenas para plantas low-tech.
Por fim, o fluxo de água também não precisa ser forte, pois eles são oriundos de pequenos afluentes e riachos de águas lentas.
Referências Bibliográficas
Lima, R.S., 2003. Subfamily Aphyocharacinae (Characins). p. 197-199. In R.E. Reis, S.O. Kullander and C.J. Ferraris, Jr. (eds.) Checklist of the Freshwater Fishes of South and Central America. Porto Alegre: EDIPUCRS, Brasil. (Ref. 38382)