O Tetra Lua Africano (Bathyaethiops caudomaculatus) é um peixe pouco conhecido, mas fácil de cuidar e que pode atingir um tamanho considerável. A espécie, ideal para aquários comunitários e muito pacífica, costuma viver bem quando mantida em grupos em grandes espaços.
Na natureza, o Tetra Lua Africano pode ser encontrado no Rio Sangha, na República Democrática do Congo, assim como também em Pool Malebo e no rio Lomami, um importante afluente do Rio Congo. A espécie também é vista em algumas áreas de Camarões, onde habitam águas lentas cobertas por uma vegetação densa.
Esses peixes possuem corpos grandes e com coloração amarelo-ouro. Além disso, apresentam uma grande mancha preta na base da barbatana caudal e exibem uma pequena mancha vermelha sob a barbatana dorsal.
Continue lendo para conhecer as principais características do Tetra Lua Africano.
Ficha Técnica
Nome: Tetra Lua Africano, African Moon Tetra, African Moonfish, African Moon Characin;
Nome Científico: Bathyaethiops caudomaculatus (Pellegrin, 1925);
Família: Alestidae;
Origem da Espécie: Drenagem do Rio Sangha na República Democrática do Congo e Camarões;
Comprimento: Até 8 cm;
Expectativa de Vida: Entre 3 e 5 anos;
Nível de Dificuldade: Fácil / Moderado;
Parâmetros da Água
pH: Manter entre 6.3 – 7.3;
Dureza da água: Entre 5 – 12;
Temperatura: Manter entre 23°C – 27°C;
Características
Alimentação
Onívoro. O Tetra Lua Africano irá aceitar uma variedade enorme de alimentos, mas o ideal é alimentá-los com rações secas de alta qualidade, como pellets ou flocos.
Você pode complementar a dieta desse peixe adicionando alimentos vivos e congelados, como bloodworms, dáfnias, assim como também pequenos invertebrados e larvas.
Confira algumas excelentes rações que separamos para o Tetra Lua Africano:
Foto | Produto | Preço | |
---|---|---|---|
Tetra Color Flakes 20g Tetra Para Todos Os Tipos de Peixe Todas As Fases, | R$ 30,75 | Comprar na Amazon |
Última atualização em 2024-12-04 / Links de Afiliados / Imagens de Amazon Product Advertising API
Temperamento / Comportamento
O Tetra Lua Africano é conhecido por ser um peixe pacífico e gregário. Portanto, você deve manter no mínimo 6 indivíduos juntos para que se sintam mais confortáveis e seguros.
Além disso, a espécie prefere nadar na região superior do aquário.
Compatibilidade
Simplesmente pelo fato do Tetra Lua Africano ser um peixe pacífico, você pode colocá-lo com muitas outras espécies. No entanto, elas devem possuir os mesmos requisitos de manutenção.
Evite apenas colocá-los com espécies maiores e mais agitadas, assim como também com peixes que adoram mordiscar barbatanas.
Você pode adicioná-los com muitos outros caracídeos.
Reprodução / Acasalamento
Distinguir o macho da fêmea é algo bastante fácil para essa espécie. As fêmeas tendem a ser mais encorpadas na região do abdômen e mais gordinhas indo em direção à cauda. Além disso, a mancha vermelha sob a barbatana dorsal é um pouco menor do que a dos machos.
Infelizmente, não há muita informação sobre a reprodução desses peixes em cativeiro, no entanto, posso imaginar que eles se reproduzem de maneira semelhante a outras espécies de tetras africanos.
Sabe-se que esses peixes preferem desovar em grupos e em locais com vegetação densa. Então, você pode providenciar um grupo de 6 peixes ( 3 machos e 3 fêmeas) e condicioná-los em um um aquário com um fundo repleto de musgo de java. Eles irão desovar em meio as folhas do musgo.
Quando a desova estiver completa, remova os pais para evitar que os ovos sejam comidos. Por fim, quando os alevinos estiverem nadando pelo aquário, você poderá alimentá-los com infusórios.
Configuração do aquário
O aquário precisa ter no mínimo 76 litros para um grupo de 6 exemplares dessa espécie.
Além disso, o ambiente deve ser bem plantado, mas com áreas abertas na frente do aquário para que eles possam nadar livremente.
Referências Bibliográficas
Paugy, D., 1984. Characidae. p. 140-183. In J. Daget, J.-P. Gosse and D.F.E. Thys van den Audenaerde (eds.) Check-list of the freshwater fishes of Africa (CLOFFA). ORSTOM, Paris and MRAC, Tervuren. Vol. 1. (Ref. 5331)