O Tetra Neon Negro (Hyphessobrycon herbertaxelrodi) quando colocado em um aquário decorado com muitas plantas e um substrato escuro, dá um show à parte. Essa espécie possui grande personalidade e pode ser mantida em grupos e em aquários comunitários com diversos outros peixes pacíficos.
De fato, em aparência, eles se assemelham ao Tetra Neon comum, com sua faixa horizontal que parece cintilar. No entanto, essa espécie pode ser facilmente diferenciada devido a sua faixa preta abaixo da linha brilhante neon.
Como o Tetra Neon Negro é um peixe bastante pacífico, pode ser mantido em aquários comunitário sem maiores problemas. Acima de tudo, eles são as melhores opções disponíveis para esse tipo de aquário e ideais para iniciantes.
Sobretudo, por serem fáceis de alimentar, prosperam em muitas condições diferentes, mesmo em águas mais duras e alcalinas que seu habitat natural na Amazônia. Entretanto, quando mantidos em água mole e ácida, eles desovam com extrema facilidade, tornando-os os candidatos perfeitos para aqueles que procuram um peixe para reprodução.
Ficha Técnica
Nome: Tetra Neon Negro, Black Neon Tetra
Nome Científico: Hyphessobrycon herbertaxelrodi (Günther, 1860)
Família: Characidae
Origem da Espécie: América do Sul (Bacia do Rio Paraguai)
Comprimento: Até 3.2 cm
Expectativa de Vida: Até 5 anos
Parâmetros da Água
pH: Manter o pH da água entre 5.5 – 7.5
Dureza da Água: 6° – 15° dH
Temperatura: Manter entre 23°C – 27°C
Características
Nível de Cuidado: Iniciante;
Alimentação: Onívoro. Na natureza, o Tetra Neon Negro se alimenta, por exemplo, de pequenos invertebrados e plantas, e muito provavelmente incluem minúsculos crustáceos, algas filamentosas e frutas caídas.
No entanto, nos aquários, eles aceitam todos os tipos de alimentos, incluindo os vivos, frescos e rações em flocos. Para manter um bom equilíbrio em sua dieta, forneça um alimento em flocos de altíssima qualidade, além de artêmias (vivas ou congeladas) ou bloodworms.
Temperamento / Comportamento: O Tetra Neon Negro costuma nadar por todas as regiões do aquário e, por isso, não possuem preferência por um determinado local. Eles são peixes perfeitos para aquários comunitários, pois são muito ativos e pacíficos.
Procure manter esses tetras sempre em grupos com no mínimo 6 exemplares, pois assim se sentirão mais seguros e suas cores realçarão.
Compatibilidade: Os melhores companheiros para o Tetra Neon Negro são, por exemplo, os vivíparos, danios, rásboras, outros tetras e a maioria dos peixes de fundo e gouramis pacíficos.
Reprodução / Acasalamento: Para reproduzir essa espécie, procure montar um aquário com no mínimo 40 litros. Esses peixes requerem água mole e ácida para desovar, uma vez que a maioria das tentativas fracassadas em reproduzi-los, estejam relacionadas as condições inadequadas de água.
Então, a água do aquário deve ser ligeiramente ácida com um pH de 6.0 e uma dureza de água que fique em torno de 4°dH ou menos. Adicione muitas plantas vivas para fornecer locais de desova, bem como plantas flutuantes para ajudar a manter o aquário escuro.
Veja também:
Adicione o casal ou grupo reprodutor no aquário escuro e aumente gradualmente a quantidade de luz até que ocorra a desova. Os ovos parecem ser sensíveis à luz, então, após o processo de desova, mantenha o aquário escurecido. Coloque um pequeno filtro para ajudar a fornecer um fluxo e oxigenação suave na água. Da mesma forma que para otimizar o processo, condicione os machos e fêmeas com muitos alimentos vivos.
A barriga da fêmea ficará bastante arredondada quando estiver cheia de ovos. Mas, lembre-se de manter grupos com 1 ou 2 machos para várias fêmeas.
Contudo, o Tetra Neon Negro desova na parte da manhã, e cada fêmea pode produzir várias centenas de ovos. Acima de tudo, elas depositarão ovos minúsculos, claros e levemente pegajosos entre as plantas. A eclosão ocorre entre 22 – 26 horas e os filhotes aparecerão 3 – 4 dias depois.
Os alevinos são muito pequenos, o que os torna bastante difíceis de criar. Por isso, durante os primeiros dias, alimente-os com infusórios até que eles possam aceitar micro-vermes ou náuplios de artêmias.
Lembre-se que os alevinos devem ser mantidos isolados, já que precisam ficar grandes o suficiente para não serem comidos por outros peixes.
Tamanho do aquário: O aquário precisa ter no mínimo 80 litros para um pequeno grupo desses peixes.
Além disso, o aquário deve ter um substrato de areia de rio com troncos e raízes torcidas. Adicione algumas folhas de amendoeira, o que deixará a água com cor de chá, simulando um pouco seu habitat natural.
Em relação a iluminação, eles preferem locais pouco iluminados, ainda assim terão suas cores bem realçadas.
Referências Bibliográficas
Lima, F.C.T., L.R. Malabarba, P.A. Buckup, J.F. Pezzi da Silva, R.P. Vari, A. Harold, R. Benine, O.T. Oyakawa, C.S. Pavanelli, N.A. Menezes, C.A.S. Lucena, M.C.S.L. Malabarba, Z.M.S. Lucena, R.E. Reis, F. Langeani, C. Moreira et al. …, 2003. Genera Incertae Sedis in Characidae. p. 106-168. In R.E. Reis, S.O. Kullander and C.J. Ferraris, Jr. (eds.) Checklist of the Freshwater Fishes of South and Central America. Porto Alegre: EDIPUCRS, Brasil. (Ref. 38376)