O Tetra Neon (Paracheirodon innesi) é um dos peixes queridinhos de muitos aquaristas espalhados pelo mundo. A espécie, que é considerada relativamente resistente, é encontrada na bacia do Rio Paraguai, Taquari e também no Pantanal.
Na natureza, o Tetra Neon habita afluentes de fluxo lento em regiões de águas escuras, sob densas copas de árvores que permitem a passagem de pouca luz. Além disso, eles são sempre vistos em cardumes nas camadas médias dos rios e se alimentam de vermes e pequenos crustáceos.
Este pequeno peixe pode atingir cerca de 4 centímetros de comprimento e possui uma expectativa de vida que gira em torno de 5 a 8 anos, embora haja relatos de exemplares que viveram até 10 anos. Ele é bastante parecido com o Tetra Cardinal, mas a faixa lateral vermelha, característica marcante desses animais, só vai até a metade de seu corpo.
Quando mantido em aquários bem cuidados, o Tetra Neon será fácil de manter e resistirá às doenças. No entanto, assim como acontece com qualquer outro peixe de aquário, se o ambiente for mal conservado, ele poderá sucumbir rapidamente. Uma das doenças mais comuns relacionadas ao Tetra Neon é conhecida como Doença do Tetra Neon (Plistoforose).
Continue lendo o artigo para conhecer as principais características e necessidades da espécie.
Ficha Técnica
Nome: Tetra Neon, Neon Tetra;
Nome Científico: Paracheirodon innesi (Myers, 1936);
Família: Characidae;
Origem da Espécie: América do Sul (Sudeste da Colômbia, Leste do Peru e Oeste do Brasil);
Comprimento: Até 4 cm;
Expectativa de Vida: Entre 5 e 8 anos;
Nível de Dificuldade: Moderado;
Parâmetros da Água
pH: Manter o pH da água entre 5.0 – 7.0;
Dureza da Água: Entre 2 – 10dH;
Temperatura: Manter entre 20 – 26°C;
Características
Alimentação
Onívoro. O Tetra Neon irá aceitar praticamente todo tipo de alimento pequeno, seja ele vivo, fresco ou em flocos.
Para manter um bom equilíbrio em sua dieta, forneça uma ração em flocos de alta qualidade todos os dias. Além disso, forneça também artêmias (vivas ou congeladas) ou bloodworms algumas vezes na semana.
Essa espécie deve ser alimentada várias vezes ao dia, mas forneça uma quantidade que eles consigam comer em no máximo 3 minutos.
Que tal adquirir algumas rações de excelente qualidade para os seus Neons? Selecionei as quatro melhores do mercado! Então, caso queira adquiri-las, basta clicar nos links abaixo:
Última atualização em 2024-12-23 / Links de Afiliados / Imagens de Amazon Product Advertising API
Temperamento / Comportamento
O Tetra Neon é considerado um peixe bastante pacífico. No entanto, para que se sinta confortável e exiba um comportamento mais próximo daquele visto na natureza, você deve manter um grupo com no mínimo seis exemplares.
Quando esses peixes se sentem seguros e confiantes, por exemplo, exibirão um espetáculo de cores que irão impressionar todos aqueles que chegarem perto do aquário.
Compatibilidade
Por ser considerado um peixe pacífico, o Tetra Neon pode conviver tranquilamente com outros peixes em aquários comunitários. No entanto, é importante frisar que ele deve estar na companhia de espécies pacíficas e de tamanho semelhante.
Alguns bons companheiros de aquário para o Tetra Neon incluem, por exemplo:
Em relação as espécies maiores, você pode adicioná-los com o famoso Acará Bandeira. De fato, essas duas espécies parecem viver bem sem maiores problemas.
Evite apenas os Tetras maiores, pois eles os comerão na primeira oportunidade. Então, a regra geral é que, se a boca do peixe for grande o suficiente para engolir o Tetra Neon, ele o fará cedo ou tarde.
Dimorfismo Sexual
O macho costuma ser mais esbelto do que a fêmea, o que faz com que a linha azul pareça mais reta. Como resultado, o corpo mais arredondado da fêmea produz linhas azuis mais dobradas.
Reprodução / Acasalamento
Esses peixes foram reproduzidos em cativeiro. No entanto, o procedimento é considerado difícil, embora seja mais fácil do que o do Tetra Cardinal.
A chave do sucesso na reprodução desses peixes está na água, pois ela deve ser mole e ácida. Com pares reprodutores compatíveis, e dadas as condições certas, esses peixes vão até mesmo desovar em aquários comunitários. Infelizmente, os ovos e os alevinos podem ser comidos nesse tipo de aquário, portanto, um aquário de reprodução separado é a melhor escolha.
O Tetra Neon se reproduz quando atinge os 9 meses de idade. Eles podem ser criados aos pares ou em cardumes, mas devem ser condicionados com alimentos vivos.
Selecione um par reprodutor ou um pequeno grupo e transfira-os para o aquário de reprodução. A barriga das fêmeas maduras ficarão bem arredondadas quando estiverem cheias de ovos e, por outro lado, os machos estarão exibindo as suas melhores cores. Contudo, para reproduzi-los em cardumes, deve haver pelo menos 5 peixes com uma proporção de 2 fêmeas para 1 macho.
Veja também:
O aquário de reprodução pode ser de 5 litros para um par reprodutor ou 40 litros para um grupo. O nível da água deve ser baixo, ou seja, deve ter no máximo 12 centímetros de profundidade. Mantenha o aquário pouco iluminado e com cerca de 1,5 centímetros de substrato. Além disso, adicione algumas rochas e plantas de folha finas como, por exemplo, Musgo de Java, para criar locais de desova.
Sobretudo, a temperatura ideal para a reprodução é de 24°C e a água deve ter uma dureza de 1 – 2 dGH e pH que varie entre 5.0 e 6.5. Adicione também um pequeno filtro para gerar um fluxo de água suave.
De acordo com algumas observações, o Tetra Neon costuma desovar no início da manhã e as fêmeas geralmente colocam até 130 ovos claros e pegajosos. Os ovos serão espalhados e os pais tentarão comê-los se não forem removidos. Tanto os ovos quanto os alevinos são sensíveis à luz e também propensos a adquirir fungos, portanto, mantenha o aquário pouco iluminado durante os estágios iniciais.
Os ovos irão eclodir em cerca de 24 horas e os alevinos estarão nadando pelo aquário em cerca de 3 ou 4 dias.
Por fim, os filhotes podem ser alimentados com alimentos líquidos ou infusórios até que fiquem grandes o suficiente para aceitarem náuplios de artêmias.
Configuração do aquário
O aquário precisa ter no mínimo 40 litros para um pequeno grupo de 8 exemplares dessa espécie.
O Tetra Neon é um peixe bastante ativo e vive bem melhor quando está na companhia de outros de sua espécie. Embora seja um pouco menos exigente em relação as condições de água que o Tetra Cardinal, ainda assim eles devem ter água de alta qualidade.
Esses peixes preferem ter um pouco de corrente para nadar, e isso pode ser feito adicionando um filtro canister. No entanto, certifique-se de que a entrada do filtro não seja grande o suficiente para engoli-los. Por exemplo, caso a entrada seja muito grande, você pode cobri-la com uma pequena malha ou esponja. Acima de tudo, a iluminação fraca fará com que as cores dos peixes fiquem mais realçadas.
Adicione alguma cobertura vegetal e um cascalho mais escuro. Uma configuração do tipo biótopo é uma ótima opção para este tetra e é muito fácil de montar. Para o substrato, por exemplo, use uma areia de rio com um pouco de troncos e raízes retorcidas. Além disso, adicione folhas de amendoeira para manchar a água com taninos e deixá-la com aspecto de cor de chá.
Desse modo, se você manter os parâmetros estáveis e uma configuração adequada para o Tetra Neon, ele viverá por muitos e muitos anos.
Referências Bibliográficas
Robins, C.R., R.M. Bailey, C.E. Bond, J.R. Brooker, E.A. Lachner, R.N. Lea and W.B. Scott, 1991. World fishes important to North Americans. Exclusive of species from the continental waters of the United States and Canada. Am. Fish. Soc. Spec. Publ. (21):243 p. (Ref. 4537)
9 Comentários
Pingback: Quais são os melhores peixes para se colocar em um aquário plantado? - MyAquarium
Pingback: 5 melhores peixes de cardume para você colocar no seu aquário! - MyAquarium
Pingback: Quais peixes eu posso colocar em um aquário com até 40 litros? - MyAquarium
Pingback: Limpa vidro (Otocinclus Affinis) - Ficha Técnica | MyAquarium
Pingback: Peixe Lápis Anão (Nannostomus marginatus) - MyAquarium
Pingback: Tetra Neon Verde (Paracheirodon simulans) - MyAquarium
Pingback: Tetra Pristella (Pristella maxillaris) - Ficha Técnica - MyAquarium
Pingback: Confira quais são as melhores rações para o Tetra Neon - MyAquarium
Pingback: 10 peixes ideais para colocar em um aquário pequeno! | MyAquarium