O Tetra Neon Verde (Paracheirodon simulans) é um parente bem próximo do Tetra Neon e do Tetra Cardinal. Ao contrário de seus parentes, essa espécie habita exclusivamente rios de águas negras e quentes, com fluxo lento e vegetação ribeirinha densa.
Além disso, esses locais possuem substrato arenoso coberto com galhos, troncos e raízes submersas. Embora esse peixe possua faixas e parâmetros de água semelhantes ao P. axelrodi, os dois não são encontrados juntos, já que o Tetra Neon Verde prefere águas mais quentes.
Atingindo um tamanho máximo de 2 cm de comprimento, o Tetra Neon Verde é considerado o menor membro da família dos caracídeos. As fêmeas costumam ser mais gordinhas do que os machos, mas seu pequeno tamanho tende a dificultar a distinção dos sexos.
Em relação as cores, o Tetra Neon Verde se parece bastante com o P. innesi, embora seja menor e a mancha vermelha na lateral de seu corpo seja menos destacada. Além disso, a faixa lateral azul-esverdeada se estende até a base da nadadeira caudal.
Ficha Técnica
Nome: Tetra Neon Verde, Green Neon Tetra, False Neon Tetra;
Nome Científico: Paracheirodon simulans (Géry, 1963);
Família: Characidae;
Origem da Espécie: Bacias dos rios Negro e Orinoco;
Comprimento: Até 2 cm;
Expectativa de Vida: Até 5 anos;
Nível de Dificuldade: Moderado;
Parâmetros da Água
pH: Manter entre 5.5 – 6.0;
Dureza da água: Entre 3 – 10° dGH;
Temperatura: Manter entre 22- 29°C;
Características
Alimentação
Onívoro. Na natureza, O Tetra Neon Verde se alimenta de pequenos invertebrados, crustáceos, algas filamentosas, assim como também de frutos caídos na água.
Nos aquários, ele irá aceitar rações sem maiores problemas. No entanto, o ideal é fornecer uma variedade de alimentos incluindo vivos e congelados como, por exemplo, dáfnias, bloodworms e artêmias.
Abaixo, listarei algumas excelentes rações para esses peixes. Portanto, caso queira adquiri-las, basta clicar nos links:
Última atualização em 2025-01-17 / Links de Afiliados / Imagens de Amazon Product Advertising API
Temperamento / Comportamento
O Tetra Neon Verde é um peixe bastante pacífico, embora não seja ideal para aquários comunitários devido ao seu pequeno tamanho e requisitos de água.
Como são peixes de cardume, você deve manter no mínimo oito exemplares no aquário. Acima de tudo, mantê-los em grupos fará com que se sintam menos tímidos e apresentem um comportamento mais próximo daquele visto na natureza.
No geral, esses peixes costumam ocupar a região intermediária e superior do aquário, embora possam ser vistos nadando e se alimentando nos níveis inferiores.
Compatibilidade
Por ser um peixe bastante delicado e pequeno, o Tetra Neon Verde não é a melhor escolha para compor aquários comunitários. No entanto, você consegue mantê-los com peixes pequenos e pacíficos.
Você consegue mantê-los com outros caracídeos pequenos e não agressivos, assim como também com coridoras e outros loricarídeos menores.
Fique atento aos requisitos de água, já que o Tetra Neon Verde requer águas muito mais quentes do que a maioria dos peixes tropicais.
Reprodução / Acasalamento
As fêmeas costumam ser maiores e mais redondas do que os machos dessa espécie.
A reprodução do Tetra Neon Verde é considerada bastante difícil. No entanto, os melhores resultados são obtidos quando eles estão em grandes grupos.
Cada fêmea pode colocar até 130 ovos. A água deve ser muito mole e ácida, e o aquário deve possuir plantas de folhas finas como, por exemplo, musgo de java, para que os ovos possam cair entre elas.
Os peixes adultos devem ser removidos do aquário uma vez que a desova tenha acabado para evitar a predação dos ovos.
Mantenha o aquário no escuro, pois os ovos são sensíveis à luz. A eclosão ocorre em cerca de 24 horas e você pode alimentar os alevinos com infusórios.
Configuração do aquário
O aquário precisa ter no mínimo 40 litros para um grupo de oito peixes dessa espécie.
A manutenção geralmente apresenta poucos problemas, embora seja necessário algum cuidado, pois os peixes vendidos em lojas são, na maioria das vezes, coletados na natureza e podem ser sensíveis.
O ideal é montar um aquário bem plantado, compreendendo um substrato arenoso, além de algumas raízes e troncos.
A adição de serapilheira criaria um ambiente mais próximo daquele encontrado na natureza. Além disso, esse tipo de material traz consigo o crescimento de colônias de micróbios à medida que se decompõem na água, ou seja, isso pode fornecer uma valiosa fonte secundária de alimento para alevinos.
Não há necessidade de usar turfa natural, já que a coleta é insustentável e ambientalmente destrutiva.
O Tetra Neon Verde parece gostar mais de ambientes escuros e, portanto, você deve evitar iluminação forte no aquário. Adicione algumas plantas como, por exemplo, Microsorum, Taxyphyllum ou Cryptocoryne para compor o ambiente desses peixes.
Não se esqueça de adicionar algumas plantas flutuantes para diminuir a incidência de luz que entra no aquário.
Referências Bibliográficas
Robins, C.R., R.M. Bailey, C.E. Bond, J.R. Brooker, E.A. Lachner, R.N. Lea and W.B. Scott, 1991. World fishes important to North Americans. Exclusive of species from the continental waters of the United States and Canada. Am. Fish. Soc. Spec. Publ. (21):243 p. (Ref. 4537)