O Tetra Olho-de-fogo (Hemigrammus ocellifer) é um pequeno peixe de cardume pacífico, que não precisa de aquários muito grandes para viver e é ideal para iniciantes.
A espécie é originária da América do Sul, onde pode ser encontrada em vários locais ao longo do rio Amazonas e na bacia do rio Orinoco. Na natureza, esses peixes habitam rios, lagos, assim como também afluentes de fluxo lento cobertos com vegetação densa.
O Tetra Olho-de-fogo é um bom peixe para manter em aquários comunitários, pois é animado, colorido e muito pacífico. A espécie possui duas marcações únicas, uma perto da cabeça logo atrás dos olhos e outra na base da barbatana caudal que parece piscar quando é captada pela luz do aquário. Além disso, seu corpo possui cor prateada com uma linha lateral escura que atravessa a metade dele.
No geral, o Tetra Olho-de-fogo é um peixe muito resistente e ideal tanto para aquaristas iniciantes quanto para experientes.
Continue lendo o artigo para conhecer as principais características e necessidades da espécie.
Ficha Técnica
Nome: Tetra Olho-de-fogo, Head-and-taillight Tetra, Beacon Fish;
Nome Científico: Hemigrammus ocellifer (Steindachner, 1882);
Família: Characidae;
Origem da Espécie: América do Sul (Rios da Guiana e Guiana Francesa, Suriname e Amazonas);
Comprimento: Até 4,9 cm;
Expectativa de Vida: Até 5 anos;
Nível de Dificuldade: Fácil;
Parâmetros da Água
pH: Manter entre 6.0 – 8.0;
Dureza da água: Entre 5 – 19;
Temperatura: Manter entre 22 – 26°C;
Características
Alimentação
Onívoro. O Tetra Olho-de-fogo irá aceitar todo tipo de alimento que você oferecer. No entanto, para manter uma boa dieta e ajudar a realçar suas cores, você deve oferecer rações de alta qualidade e também alimentos vivos e congelados como, por exemplo, bloodworms, dáfnias e artêmias.
Abaixo, confira algumas das melhores rações disponíveis para peixes onívoros. Então, caso queira comprá-las, basta clicar nos links:
Última atualização em 2025-01-17 / Links de Afiliados / Imagens de Amazon Product Advertising API
Temperamento / Comportamento
O Tetra Olho-de-Fogo é um peixe muito animado, colorido e pacífico. Então, ele irá se adaptar muito bem em diferentes tipos de aquários.
Além disso, como é uma espécie de cardume, deve ser mantida em grupos com no mínimo seis ou mais indivíduos. Esse peixe costuma habitar a região do meio e superior do aquário.
Compatibilidade
Embora seja considerado um peixe pacífico, o Tetra Olho-de-fogo pode beliscar peixes que apresentam barbatanas longas e nado lento. Então, os companheiros de aquário para esses peixes incluem, por exemplo:
Você também consegue mantê-los com a maioria dos Gouramis e Ciclídeos Anões. No entanto, eles não estarão seguros com espécies maiores que podem enxergá-los como alimento, como o Acará Bandeira.
Dimorfismo Sexual
As fêmeas costumam ser mais arredondadas do que os machos, principalmente quando vistas de cima. A bexiga natatória interna no macho é pontiaguda e mais visível do que a da fêmea. Além disso, como ele é praticamente um peixe translúcido, é possível visualizar a bexiga por meio de uma luz forte.
Acasalamento / Reprodução
Reproduzir o Tetra Olho-de-Fogo não é uma tarefa muito difícil, embora seja necessário montar um aquário separado se você quiser salvar o maior número de filhotes possíveis.
O aquário precisa ser pouco iluminado e conter muitas plantas de folhas finas como, por exemplo, Musgo de Java. As folhas dessas plantas darão ao peixe um local para que seus ovos pegajosos possam ser depositados. Também é aconselhável cobrir o fundo do aquário com algum tipo de malha, para que os ovos possam cair entre seus buracos e os pais não consigam pegá-los.
Você pode reproduzir o Tetra Olho-de-fogo mantendo-o em grupos com no mínimo seis indivíduos de cada sexo. Além disso, condicionando-os com alimentos vivos e congelados, a desova deve ocorrer naturalmente sem maiores problemas.
Veja também:
Lembre-se que os adultos irão comer os ovos se tiverem chance, então assim que a desova ocorrer, você deve removê-los do aquário. Os ovos normalmente eclodem em cerca de 24 e 36 horas, e os filhotes começam a nadar por volta do terceiro dia.
Sobre a alimentação dos alevinos, você pode fornecer infusórios nos primeiros dias até que eles fiquem grandes o suficiente para aceitarem artêmias ou microvermes. Infelizmente, os ovos e os alevinos são bastante sensíveis à luz nos estágios iniciais, então mantenha o aquário longe da luz direta ou indireta.
Configuração do aquário
O aquário precisa ter no mínimo 70 litros para um grupo de seis peixes dessa espécie.
Como o Tetra Olho-de-fogo é um peixe criado com muita frequência em cativeiro, ele se sairá bem em diferentes tipos de configurações de aquário. No entanto, parece que ele se dá melhor em ambientes onde há muita vegetação e pouca iluminação.
Se você quer vê-los em seu auge, configure um aquário do tipo biótopo para eles. Use um substrato de areia de rio e adicione alguns troncos, galhos, assim como também raízes torcidas. Adicionando esse tipo de material, fará com que a água fique com aspecto de cor de chá.
Você pode adicionar plantas resistentes e fáceis de cuidar. Mas certifique-se de que elas não necessitem de muita iluminação, pois esses peixes preferem ambientes escuros. No entanto, uma boa ideia para o aquário do Tetra Olho-de-fogo é adicionar algumas plantas flutuantes para escurecê-lo.
Referências Bibliográficas
Lima, F.C.T., L.R. Malabarba, P.A. Buckup, J.F. Pezzi da Silva, R.P. Vari, A. Harold, R. Benine, O.T. Oyakawa, C.S. Pavanelli, N.A. Menezes, C.A.S. Lucena, M.C.S.L. Malabarba, Z.M.S. Lucena, R.E. Reis, F. Langeani, C. Moreira et al. …, 2003. Genera Incertae Sedis in Characidae. p. 106-168. In R.E. Reis, S.O. Kullander and C.J. Ferraris, Jr. (eds.) Checklist of the Freshwater Fishes of South and Central America. Porto Alegre: EDIPUCRS, Brasil. (Ref. 38376)