O Tetra Ouro (Hemigrammus rodwayi) é um peixe pacífico e relativamente resistente. Não costuma ser uma espécie fácil de encontrar, mas caso os encontre, serão uma grande adição ao seu aquário.
Esses peixes ficam mais tímidos e não exibem suas cores características quando não estão em grupos com no mínimo 6 exemplares, portanto, procure manter no mínimo esse número, assim irão se sentir mais seguros e nadarão por toda parte.
Infelizmente, o Tetra Ouro não é recomendado para aquaristas iniciantes, tendo em vista que são suscetíveis a algumas doenças, especialmente parasitas na pele.
Ficha Técnica
Nome: Tetra Ouro, Tetra Pratinha, Lips
Nome Científico: Hemigrammus rodwayi (Durbin, 1909)
Família: Characidae
Origem da Espécie: América do Sul
Comprimento: Até 4 cm
Expectativa de Vida: Até 4 anos
Parâmetros da Água
pH: Manter o pH da água entre 5.5 – 7.5
Dureza da Água: 1° – 15° dH
Temperatura: Manter entre 24°C – 28°C
Características
Nível de Cuidado: Moderado / Difícil;
Alimentação: O Tetra Ouro aceita todos os tipos de alimentos. Para manter um equilíbrio, forneça uma ração em flocos de alta qualidade todos os dias, assim como também alimentos vivos e congelados, por exemplo, artêmias e bloodworms.
Temperamento / Comportamento: Essa espécie possui comportamento muito pacífico e não irá competir ou brigar com outros peixes no aquário. Procure mantê-los em um grupos com no mínimo 6 exemplares, mas de preferência 10 ou mais.
Compatibilidade: O Tetra Ouro se dá bem com boa parte dos peixes de água doce. O ideal, no entanto, é mantê-los com outras espécies de hemigrammus, peixe-lápis, ciclídeos anões e coridoras.
Reprodução / Acasalamento: Essa espécie foi reproduzida com sucesso em cativeiro, mas parece que os filhotes no aquário perdem sua coloração dourada.
Para reproduzi-los, no entanto, o ideal é mantê-los em um grupo de 12 indivíduos, com seis machos e seis fêmeas. Procure alimentá-los com alimentos vivos e a natureza deve seguir com o resto. A fêmea deposita os ovos nas plantas ou musgos no aquário.
Monte um aquário de reprodução separado, pois isso ajudará a aumentar o desenvolvimento dos alevinos. Esse aquário precisa ter pouca iluminação, mas com muitas plantas e moitas. Nesse caso, você pode adicionar uma tela no fundo do aquário para que os ovos possam passar por ela e também para que os pais não tenham acesso.
Veja também:
A água desse aquário precisa ser mole e ácida, mas aumente um pouco a temperatura dele. Quando desovarem, retire os pais do aquário, pois eles podem comer os filhotes.
Os ovos eclodem em no máximo 36 horas, os filhotes estarão nadando livremente no aquário em cerca de 4 dias. Nos primeiros dias, entretanto, alimente-os com infusórios até que estejam grandes o suficiente para aceitar microvermes, náuplios e artêmia.
Aqui vai uma observação importante: No estágio inicial, os alevinos são muito sensíveis a luz, então procure deixá-los em um ambiente bem escuro.
Tamanho do aquário: O aquário para um pequeno grupo de 6 exemplares dessa espécie precisa ter no mínimo 70 litros. Procure adicionar troncos, raízes e um punhado de folhas secas no aquário, criando um biótopo. As folhas devem ser trocas periodicamente, pois apodrecem na água. Além disso, elas servem para que a água fique com cor de chá, que é o ambiente ideal para esse peixe.
O Tetra Ouro não gosta de muita luz, então, deixe apenas uma luz fraca no aquário.
Referências Bibliográficas
Lima, F.C.T., L.R. Malabarba, P.A. Buckup, J.F. Pezzi da Silva, R.P. Vari, A. Harold, R. Benine, O.T. Oyakawa, C.S. Pavanelli, N.A. Menezes, C.A.S. Lucena, M.C.S.L. Malabarba, Z.M.S. Lucena, R.E. Reis, F. Langeani, C. Moreira et al. …, 2003. Genera Incertae Sedis in Characidae. p. 106-168. In R.E. Reis, S.O. Kullander and C.J. Ferraris, Jr. (eds.) Checklist of the Freshwater Fishes of South and Central America. Porto Alegre: EDIPUCRS, Brasil. (Ref. 38376)
1 comentário
Pingback: Confira 10 lindos peixes compatíveis com o Ramirezi - MyAquarium