O Tetra Panda (Aphyocharax nattereri) é um peixe bastante resistente e pouco exigente, sendo considerado muito ativo e com um grau elevado de agressividade em relação as espécies que nadam mais devagar e que tenham tamanho semelhante.
Esses peixes são nativos da América do Sul, onde podem ser encontrados tanto na bacia do rio Amazonas como também no rio Paraguai. Além disso, eles habitam sistemas de drenagens de rios, córregos rasos e afluentes que geralmente são sombreados pela cobertura vegetal das árvores ou de plantas flutuantes.
O Tetra Panda possui corpo prateado em forma de torpedo com alguns tons de verde que são refletidos em suas escamas atrás das placas branquiais. Este peixe é bastante único, pois possui também detalhes pretos que correm ao longo da espinha, desde a parte de trás das brânquias até a barbatana caudal e que depois continua ao longo da barbatana caudal inferior. A barbatana caudal também possui manchas brancas que se estendem, novamente, cerca de um terço do comprimento da barbatana.
No geral, o Tetra Panda é um bom peixe para se manter em um aquário, mas o aquarista precisa levar em consideração seu nível elevado de agressividade e que ele precisa viver em grupos para se manter saudável.
Continue lendo o artigo para conhecer um pouco mais sobre a espécie.
Ficha Técnica
Nome: Tetra Panda, Tetra Paraguaio, Dawn Tetra, Panda Tetra;
Nome Científico: Aphyocharax nattereri (Steindachner, 1882);
Família: Characidae;
Origem da Espécie: América do Sul (Bacia do rio Amazonas e Paraguai);
Comprimento: Até 3,1 cm;
Expectativa de Vida: Até 5 anos;
Nível de Dificuldade: Moderado;
Parâmetros da Água
pH: Manter entre 5.5 – 7.5;
Dureza da água: Entre 5 – 15;
Temperatura: Manter entre 24°C – 28°C;
Características
Alimentação
O Tetra Panda não é um comedor muito exigente e irá aceitar a maioria dos alimentos disponíveis. Embora eles prefiram alimentos vivos, ainda assim se adaptarão as rações.
Utilize uma ração em flocos ou grânulos de alta qualidade como base para a sua dieta. Adicione alimentos vivos, congelados ou liofilizados como, por exemplo, bloodworms, artêmias ou larvas. Lembre-se de que os alimentos vivos só devem ser dados de vez em quando.
Acima de tudo, certifique-se de que o alimento seja bem pequeno para caber em sua boca.
Abaixo, selecionei algumas das melhores rações disponíveis para esses peixes:
Foto | Produto | Preço | |
---|---|---|---|
Tetra Color Flakes 20g Tetra Para Todos Os Tipos de Peixe Todas As Fases, | R$ 37,79 | Comprar na Amazon |
Última atualização em 2025-01-17 / Links de Afiliados / Imagens de Amazon Product Advertising API
Temperamento / Comportamento
O Tetra Panda não é considerado um peixe pacífico, pois costuma beliscar seus companheiros de aquário que possuem nado lento e que tenham grandes barbatanas.
Tente mantê-los em um grupo com pelo menos seis membros, pois na natureza eles são encontrados em grandes cardumes. Além disso, mantê-los dessa forma ajuda a mitigar um pouco o comportamento agressivo.
O Tetra Panda prefere nadar na região superior do aquário.
Compatibilidade
Devido ao seu comportamento um tanto quanto agressivo com espécies de nado lento, você deve misturá-los apenas com outros caracídeos, junto de coridoras e pequenos loricarídeos.
Além disso, o Tetra Panda é um bom companheiro para Apistogramma e outros ciclídeos anões sul-americanos;
Reprodução / Acasalamento
Distinguir o macho da fêmea é uma tarefa bastante fácil. O macho possui marcações mais distintas, ousadas e uma marcação na barbatana anal, enquanto as fêmeas são mais encorpadas do que eles.
Para reproduzir esses peixes você precisará de um aquário de reprodução. Dessa forma, o ambiente deve conter água ácida, ser pouco iluminado e bem plantado. É aconselhável que você utilize plantas de folhas finas como, por exemplo, musgo de java, para que os ovos possam cair entre elas.
Sobretudo, você pode instigar a desova alimentando os peixes com uma dieta rica em alimentos vivos.
As fêmeas irão nadar ativamente no aquário quando estiverem prontas para desovar. Uma vez que elas tenham sido colocadas no ambiente de reprodução, adicione um ou dois machos mais saudáveis e coloridos, eles irão ficar se esbarrando nelas para incentivar a desova.
Veja também:
Os ovos serão liberados pelas fêmeas e os machos irão fertilizá-los imediatamente. Uma vez terminada a desova, remova os adultos, pois eles provavelmente comerão os ovos.
A eclosão ocorre em 24 horas após a postura, e os alevinos recém-nascidos se alimentarão de seus sacos vitelinos. Contudo, após 4 – 5 dias, eles estarão nadando pelo aquário e poderão se alimentar de infusórios e rotíferos.
Configuração do aquário
O aquário deve ter no mínimo 60 litros para um grupo de seis ou oito peixes dessa espécie. Além disso, o ambiente deve ser composto por muitas plantas. No entanto, forneça áreas com vegetação densa, juntamente de outras abertas para que eles possam nadar livremente. Adicione troncos e raízes para compor o aquário do Tetra Panda.
Procure colocar também plantas flutuantes, pois esses peixes adoram nadar na região superior do aquário. Lembre-se de adicionar uma tampa bem ajustada, já que eles são excelentes saltadores.
Por fim, como na natureza esses peixes são encontrados em pequenos riachos com muita vegetação, o fluxo de água deve ser reduzido para criar o ambiente ideal para a espécie.
Referências Bibliográficas
Lima, R.S., 2003. Subfamily Aphyocharacinae (Characins). p. 197-199. In R.E. Reis, S.O. Kullander and C.J. Ferraris, Jr. (eds.) Checklist of the Freshwater Fishes of South and Central America. Porto Alegre: EDIPUCRS, Brasil. (Ref. 38382)