O Tricogaster Azul (Trichogaster trichopterus) é um peixe muito conhecido no hobby de aquarismo e é muito fácil de ser encontrado em pet shops. Essa espécie costuma possuir tons de azul muito bonitos e são extremamente resistentes. Na verdade, este grupo de peixes é de certa forma um dos mais resistentes à disposição dos aquaristas. Por isso, eles são perfeitos para quem está iniciando no hobby.
Assim como os bettas, o Tricogaster Azul possui um órgão chamado Labirinto, que lhes permite respirar o ar da atmosfera, assim como nós. Na natureza, por exemplo, se os corpos de água onde estão começam a secar ou ficar poluídos, eles usarão o órgão para respirar o oxigênio na superfície da água.
De um modo geral, essa espécie é considerada um bom peixe para viver em aquários comunitários. No entanto, eles não são tão pacíficos quanto outros de sua família e, à medida que crescem, podem atacar peixes menores.
Uma característica interessante desses peixes, é que eles são conhecidos por se alimentar da famosa hidra. A hidra é uma minúscula praga que possui tentáculos com veneno. Ainda assim, se quiser conhecer um pouco mais sobre elas, clique nesse link.
Ficha Técnica
Nome: Tricogaster Azul, Blue Gourami, Three-spot Gourami
Nome Científico: Trichogaster trichopterus (Pallas, 1770)
Família: Osphronemidae
Origem da Espécie: Encontrados em todo o sudeste da Ásia continental e Indonésia. Bacia do rio Mekong no sul da China, Vietnã, Laos, Camboja, Tailândia, Mianmar e Malásia, assim como também em partes do norte da Indonésia, Sumatra, Java e Kalimantan.
Comprimento: Até 15 cm
Expectativa de Vida: Entre 4 e 6 anos
Parâmetros da Água
pH: Manter o pH da água entre 6.5 – 8.0
Dureza da Água: 5° – 18° dH
Temperatura: Manter entre 20°C – 24°C
Características
Nível de Cuidado: Iniciante;
Alimentação: Onívoro. Na natureza, o Tricogaster Azul se alimenta de crustáceos, larvas de insetos e zooplâncton. Nos aquários, no entanto, eles aceitam todos os tipos de alimentos vivos, frescos e rações em flocos.
Então, para manter uma boa dieta para esses peixes, forneça uma ração em flocos de alta qualidade, além de bloodworms, artêmias ou qualquer outro tipo de alimento vivo. Como são onívoros, você também pode fornecer vegetais, como alface e espinafre.
Uma característica interessante nesses peixes é que eles são conhecidos por comer hidras. A hidra pode capturar peixes muito pequenos e paralisá-los com veneno e, então, prendê-los com os tentáculos. Se você estiver tendo problemas com elas, adicione alguns desses peixes no aquário.
Temperamento / Comportamento: O Tricogaster Azul é considerado um bom peixe para viver em aquários comunitários, mas não é tão pacífico quanto outros gouramis. Eles são conhecidos por atacar peixes menores, e por isso, os maiores da espécie devem viver apenas com peixes de mesmo tamanho.
Veja também:
Entretanto, esses peixes apresentam vários graus de agressividade. Alguns serão beligerantes e podem assediar outros peixes de maneira bastante insistente. Outros deles, no entanto, serão pacíficos ao ponto de serem bastante tímidos. O aquarista deve estar preparado para adaptar seu aquário a todos os tipos de personalidades.
Compatibilidade: Bons companheiros de aquário para esses peixes incluem, por exemplo, barbos, caracídeos, loricarídeos e botias. Eles podem ser mantidos com outros gouramis médios e grandes.
Reprodução / Acasalamento: Assim como a maioria dos outros peixes desta família, o Tricogaster Azul é um criador de ninhos de bolhas. A reprodução é bastante fácil, mas fornecer um aquário que seja de seu agrado pode ser o maior desafio.
Um casal terá mais chances de procriar se houver uma boa quantidade de plantas e área de superfície, além de uma temperatura ideal para que possam iniciar o processo de desova.
No entanto, antes da desova, o macho e a fêmea devem ser condicionados com pequenas quantidades de alimentos vivos e congelados várias vezes ao dia. Quando bem alimentadas, as fêmeas devem começar a ficar cheias de ovos, ficando bem gordinhas.
O aquário de reprodução precisa ter entre 40 e 50 litros e com uma coluna d’água de aproximadamente 15 cm. Contudo, mantenha uma temperatura constante de 26°C e adicione um pequeno filtro que agite a água de maneira bem suave, evitando fortes correntezas. Coloque também plantas flutuantes para ajudar a manter o ninho de bolhas no lugar.
Veja também:
Quando o casal estiver bem condicionado, coloque-o dentro do aquário de reprodução. O macho passará a maior parte do tempo construindo um grande ninho de bolhas, geralmente em um canto. Uma vez que o ninho esteja construido, ele começará a se exibir para a fêmea, tentando atraí-la para perto dele. Ele vai alargar suas nadadeiras e levantar sua cauda até que a fêmea permita que ele envolva seu corpo ao redor dela.
A fêmea irá desovar entre 700 e 800 ovos de uma única só vezes. No entanto, após esse processo, procure removê-la do aquário ou ela poderá ser morta pelo macho.
O macho, por sua vez, irá guardar os ovos no ninho até que eclodam. Após a incubação, os alevinos irão emergir do ninho e nadarão livremente pelo aquário. É nesse ponto que você deve remover o macho do aquário, pois ele pode comer os filhotes.
Alimente os alevinos com infusórios ou alimentos líquidos específicos até que fiquem grande o suficiente para aceitar artêmias.
Tamanho do aquário: O aquário precisa ter no mínimo 110 litros para um pequeno grupo desses peixes. Além disso, o aquário deve ser decorado de tal forma que permita a coexistência entre peixes mais agressivos e pacíficos. Isso significa que você deve fornecer esconderijos e bastante cobertura vegetal.
Referências Bibliográficas
Rainboth, W.J., 1996. Fishes of the Cambodian Mekong. FAO species identification field guide for fishery purposes. FAO, Rome, 265 p. (Ref. 12693)