O Tricogaster Cobra (Trichopodus pectoralis) é um peixe que fica relativamente grande, podendo atingir cerca de 25 cm de comprimento. Embora não sejam os peixes mais bonitos de sua família, ainda assim, possuem uma aparência marcante.
Assim como as cobras, esses peixes possuem cores amareladas e uma linha escura no meio do corpo, além de várias listras diagonais escuras, especialmente na metade posterior, embora nem sempre sejam visíveis.
No geral, o Tricogaster Cobra costuma ser um peixe muito resistente e fácil de cuidar, o que o torna uma excelente opção para iniciantes que possuam aquários grandes. Além disso, possuem comportamento agradável e pacífico e isso acaba fazendo com que essa espécie possa conviver em aquários comunitários com muitas outras.
Ficha Técnica
Nome: Tricogaster Cobra, Snakeskin Gourami, Siamese Gourami, Snake-skinned Gourami
Nome Científico: Trichopodus pectoralis (Regan, 1910)
Família: Osphronemidae
Origem da Espécie: Encontrados na Ásia. Originário do Extremo Oriente tropical na Tailândia e Camboja ao sul do Vietnã, Malásia, Bacia do Mekong no Laos, Malakka, assim como também em Chao Phraya.
Comprimento: Até 25 cm
Expectativa de Vida: Entre 4 e 6 anos
Parâmetros da Água
pH: Manter o pH da água entre 6.0 – 8.3
Dureza da Água: 2° – 30° dH
Temperatura: Manter entre 23°C – 28°C
Características
Nível de Cuidado: Iniciante;
Alimentação: Onívoro. Na natureza, o Tricogaster Cobra se alimenta de plantas aquáticas. Nos aquários, esses peixes aceitam todos os tipos de alimentos vivos, frescos e rações em flocos. Para manter uma boa dieta, forneça uma ração em flocos de alta qualidade, assim como também bloodworms, artêmias e quaisquer outros tipos de vermes.
Além disso, a dieta desse animal na natureza consiste em alimentos verdes, então eles precisam receber uma oferta regular de vegetais (como rações à base de spirulina) e vegetais frescos, como alface.
Temperamento / Comportamento: O Tricogaster Cobra é conhecido por ser o mais pacífico de todos os gouramis. Apesar de ficarem bastante grandes, eles são excelentes peixes comunitários. Para se ter uma ideia, eles não comem os filhotes de outros peixes e nem os seus próprios. Mas por serem muito tímidos, precisam ser colocados com espécies pacíficas.
Compatibilidade: Em relação aos companheiros de aquário, esses peixes podem ser mantidos com membros da família cyprinidae, como barbos, danios maiores e rasboras. Além disso, podem conviver com tetras, coridoras e outros loricarídeos e ciclídeos pacíficos, por exemplo, o Acará Bandeira.
Veja também:
Reprodução / Acasalamento: O Tricogaster Cobra é um peixe fácil de reproduzir e, como a maioria dos peixes dessa família, são construtores de ninhos de bolhas. Eles se reproduzirão quando atingirem cerca de 12, 5 cm de comprimento. Os machos participarão de “combates bucais” entre eles. Esses combates não parecem com os dos ciclídeos, mas sim com os do Peixe Beijador.
Os ninhos de bolhas desta espécie são bem pequenos e eles constroem sob plantas ou pedaços de vegetação flutuante, embora eles sejam os mais prolíficos de todas as espécies do gênero. Para se ter uma ideia, uma fêmea pode colocar cerca de 5.000 ovos em uma única desova.
No entanto, para iniciar a desova, deve-se condicioná-los com pequenas ofertas de alimentos vivos e congelados várias vezes ao dia. Quando as fêmeas estiverem mais gordinhas e começarem e se encher de ovos, você pode colocá-los no mesmo aquário de reprodução.
Em relação ao aquário, este deve ter no mínimo 30 litros e com um nível baixo de água, com cerca de 13 cm de coluna d’água. O ideal é que também contenha muitas plantas flutuantes, para que o macho possa formar o ninho de bolhas.
Uma vez que o casal tenha sido colocado no aquário de reprodução, o macho começará a montar o ninho de bolhas, logo em seguida, ficará se exibindo para a fêmea tentando atraí-la para o local de desova. Depois de alguma insistência, ele conseguirá levá-la para baixo do ninho e a envolverá com o seu corpo no famoso abraço nupcial.
Veja também:
Durante o abraço nupcial a fêmea libera os ovos e, então, o macho os fertiliza e o casal volta a desovar, produzindo até 5.000 ovos. Seus ovos, assim como os alevinos, são bem leves e irão flutuar até a superfície, por isso a importância de ter um aquário separado para a reprodução.
Após a desova, nem o macho nem a fêmea têm interesse nos ovos. Todos os que não forem para o ninho não serão coletados e, por isso, serão completamente ignorados.
Por fim, os ovos eclodem em cerca de 36 horas e os alevinos começam a nadar pelo aquário depois de 3 dias. Em relação a alimentação, os alevinos podem se alimentar de infusórios ou alimentos líquidos específicos para eles.
Tamanho do aquário: O Tricogaster Cobra gosta de aquários grandes, mas com pouca iluminação. Eles costumam nadar por todos os cantos, porém gostam de ficar nas partes intermediárias e superiores do aquário.
Os adultos podem viver tranquilamente em aquários com 130 litros. É desejável manter o aquário em uma sala com a temperatura mais próxima a do aquário, para evitar danos ao órgão labirinto desses peixes. Além disso, eles não gostam de fortes correnteza, por isso, procure manter uma boa filtragem que forneça um fluxo suave de água.
Sobre a decoração, eles vivem melhor em aquários com substratos escuros. Sobretudo, procure adicionar esconderijos para que eles possam se sentir mais seguros. Está espécie aprecia plantas e, principalmente, plantas flutuantes.
Referências Bibliográficas
Rainboth, W.J., 1996. Fishes of the Cambodian Mekong. FAO species identification field guide for fishery purposes. FAO, Rome, 265 p. (Ref. 12693)