O Tubarão Bala (Balantiocheilos melanopterus), também conhecido como Bala Shark ou Tubarão Prateado, apesar de sua aparência intimidadora, é considerado um gigante gentil. Esses animais são muito pacíficos e se dão bem com uma variedade enorme de companheiros. Embora possam enxergar criaturas menores como alimento quando atingem um certo tamanho, ainda assim podem conviver em aquários comunitários com outras espécies.
Eles são comumente chamados de tubarões por causa de sua aparência e da forma de sua barbatana dorsal. Estes animais exigem aquários grandes, primeiro devido ao seu tamanho, e segundo porque se saem melhores vivendo em grupos.
O Tubarão Bala é conhecido por ser um excelente saltador, portanto, fora o aquário grande, você precisará de uma boa tampa para evitar que ele se arrisque saltando para fora. Além disso, ele é um nadador bastante ativo e irá passar horas nadando ao redor do aquário, e quando mantido em grupos, pode formar pequenos cardumes.
De um modo geral, essa espécie não é muito difícil de cuidar, mas necessita de condições de água rigorosas e uma boa dieta para se manterem saudáveis. Por isso, sua dieta deve ser à base de proteínas como, por exemplo, bloodworms, artêmias e outros vermes. Além disso, ele deve comer no mínimo 3 vezes por dia para que possa crescer adequadamente.
Ficha Técnica
Nome: Tubarão Bala, Bala Shark, Tubarão Prateado, Shark Minnow, Bala Sharkminnow, Silver Shark
Nome Científico: Balantiocheilos melanopterus (Bleeker, 1850)
Família: Cyprinidae
Origem da Espécie: Continente Asiático: bacias de Mekong e Chao Phraya, Península Malaia, Sumatra e Bornéu. Animal raro ou extinto em muitas bacias hidrográficas.
Comprimento: Até 35 cm
Expectativa de Vida: 8 – 10 anos
Parâmetros da Água
pH: Manter o pH da água entre 6.0 – 8.0
Dureza da Água: Entre 5° – 12° dH
Temperatura: Devem ser mantidos entre 22°C – 28°C
Características
Nível de Cuidado: Intermediário, já que necessita de muito espaço para nadar.
Alimentação: Onívoro. Na natureza, o Tubarão Bala se alimenta de crustáceos, insetos, larvas de insetos e plantas. Nos aquários, por exemplo, eles irão aceitar uma grande variedade de rações para peixes de fundo, assim como também alimentos frescos e vivos.
Procure alimentá-los com uma ração de fundo de alta qualidade e com artêmias ou bloodworms algumas vezes durante a semana. Inclua também vegetais em sua dieta como, por exemplo, ervilhas com casca, espinafre cozido e frutas picadas.
Temperamento / Comportamento: O Tubarão Bala é considerado um peixe bastante pacífico, mas você deve evitar colocá-los com peixes muito pequenos, pois podem virar comida muito facilmente.
Embora pareça imponente, ainda mais se levarmos em consideração que podem ficar bem grandes, eles não irão se alimentar de outros peixes que possuam tamanho semelhante.
Veja também:
Você deve sempre mantê-los em grupos de 5 peixes para que possam se sentir confortáveis e seguros, pois quando são colocados sozinhos, podem incomodar seus companheiros à medida que crescem.
Compatibilidade: Por mais que seja um peixe pacífico, o Tubarão Bala deve ter um aquário próprio para ele, já que pode atingir um tamanho considerável.
Portanto, certifique-se de ter um aquário bem grande para comportar essa espécie e seus companheiros. Caso queira colocá-los com outros peixes, recomendo que adicione-os com Hypsibarbus wetmorei , Barilius , Cyclocheilichthys , Osteochilus , Barbonymus e Mystacoleucus
Reprodução / Acasalamento: Até onde sabemos, esses peixes não foram criados em aquários, embora seja criado para o comércio em grandes tanques com a utilização de hormônios.
Tamanho do aquário: O aquário necessita ter no mínimo 180 litros para um único exemplar dessa espécie ou 560 litros para um grupo de 5 peixes.
Como o Tubarão Bala é um animal que vai ficar relativamente grande, o ideal é que o aquário tenha um excelente sistema de filtragem e muita oxigenação. Além disso, o aquário deve possuir tampa, pois eles são excelentes saltadores.
Em relação a decoração, você pode utilizar um substrato escuro e adicionar alguns troncos para ajudar a realçar as cores e deixá-los mais seguros.
Referências Bibliográficas
FishLore. Aquarium Fish Information Disponível em: https://www.fishlore.com/freshwaterfish.htm. Acesso em 01 de abr. De 2019.
Kottelat, M., 2001. Fishes of Laos. WHT Publications Ltd., Colombo 5, Sri Lanka. 198 p. (Ref. 43281)
1 comentário
Pingback: Confira 5 lindos peixes de aquário parecidos com tubarão - MyAquarium