O Vivíparo Anão (Heterandria formosa) é conhecido por ser o menor peixe encontrado na América do Norte. Nativos de planícies costeiras da Carolina do Sul e Louisiana, nos Estados Unidos, esses peixinhos são muito fáceis de cuidar e ideais para iniciantes.
Embora não seja muito comum no comércio de peixes ornamentais aqui no Brasil, essa espécie costuma aceitar uma variedade enorme de condições de água. Inclusive, eles já foram mantidos em temperaturas que chegaram aos 6°C, ou seja, não se importavam muito com as temperaturas extremamente frias do inverno.
Continue lendo esse artigo para entender um pouco mais sobre as principais características e necessidades do Vivíparo Anão.
Ficha Técnica
Nome: Vivíparo Anão, Least Killifish, Peixe Mosquito Americano
Nome Científico: Heterandria formosa (Girard, 1859)
Família: Poeciliidae
Origem da Espécie: América do Norte (Carolina do Norte até o sul da Louisiana).
Comprimento: Até 3,6 cm
Expectativa de Vida: Até 1 ano
Parâmetros da Água
pH: Manter o pH da água entre 7.0 – 8.0
Dureza da Água: 9° – 19° dH
Temperatura: Manter entre 20°C – 26°C
Características
Nível de Cuidado: Iniciante;
Alimentação: O Vivíparo Anão é um peixe onívoro. Isso quer dizer que ele vai aceitar praticamente tudo o que você der para ele comer.
Esses pequenos peixinhos gostam de alimentos vivos, por exemplo, artêmias e dáfnias, e a dieta deles deve conter uma boa quantidade desses alimentos. Além disso, eles também se alimentam de algas, mas procure adicionar uma boa ração que possua todos os nutrientes e vitaminas necessárias para nutri-los.
Utilize uma boa ração em flocos triturada e você já terá bons resultados.
Então, pensando na saúde dos seus peixes, deixarei uma lista abaixo com algumas excelentes rações para eles. Para comprá-las, basta clicar nos links abaixo:
Imagem | Produto | Descrição | Preço |
---|---|---|---|
Tetramin | Ração de fácil digestão, que ao mesmo tempo ajuda a acelerar o crescimento dos peixes. Embalagem: 20g |
Comprar na Amazon | |
TetraColor | Alimento diário que ajuda a realçar as cores naturais dos peixes. Embalagem: 20g |
Comprar na Amazon |
Temperamento / Comportamento: Por mais que o Vivíparo Anão seja um peixe pacífico, não é ideal para conviver em aquários comunitários. Os machos, em particular, são bem pequenos e podem ser vistos como lanche para a maioria das outras espécies.
Embora eles possam brigar entre si enquanto competem pelas fêmeas, os danos são quase imperceptíveis, mas procure mantê-los em grupos com no mínimo 6 exemplares.
Compatibilidade: Procure manter o Vivíparo Anão com outras espécies pequenas, por exemplo, peixes-lápis, coridoras, limpa-vidros e camarões de água doce.
Reprodução / Acasalamento: A reprodução desse peixe é bastante fácil, já que é quase impossível evitar que eles se reproduzam caso você tenha machos e fêmeas em um mesmo aquário.
Veja também:
Os machos dessa espécie costumam ser muito menores do que as fêmeas e possuem um gonopódio enorme.
Os parâmetros da água não são muito importantes aqui, desde que estejam dentro dos intervalos aceitáveis para eles, mas o aquário deve ser bem plantado para que se sintam confortáveis.
Mantenha-os em grupos com vários de cada sexo para que possam se reproduzir de forma rápida.
O período de gestação dura cerca de 4 semanas e eles têm um processo de produção de alevinos um pouco diferente da maioria dos outros vivíparos, conhecido como “superfoetação”. Nesse processo, contudo, os alevinos podem estar em diferentes estágios de desenvolvimento no útero da mãe.
Como resultado deste processo, os alevinos são descartados de forma contínua, em vez de ninhadas definidas. Então, é bem provável que você veja filhotes nascendo a cada dia se tiver mais de uma fêmea no aquário.
Por fim, os alevinos já nascem com um tamanho razoável, portanto, você pode alimentá-los com rações trituradas ou artêmias. Os pais não costumam comer os filhotes.
Tamanho do aquário: O aquário precisa ter no mínimo 12 litros para um pequeno grupo de 6 peixes da espécie. Além disso, você deve fornecer uma filtragem com pouca movimentação e deixar o aquário bem plantado para que se sintam seguros.
Referências Bibliográficas
Page, L.M. and B.M. Burr, 1991. A field guide to freshwater fishes of North America north of Mexico. Houghton Mifflin Company, Boston. 432 p. (Ref. 5723)