O Zebra Super Red (Maylandia estherae) é um dos ciclídeos africanos mais populares e comuns criados em aquários. A espécie, que pertence ao grupo dos Mbunas, é bastante colorida, ativa e extremamente agressiva.
O Red Zebra, como também é conhecido esse peixe, é endêmico do Lago Malawi, na África. Ele é encontrado em cinco locais, incluindo os recifes de Minos, Chilucha, Metangula, Nkhungu, assim como também em Masinje. A maioria dos espécimes são coletados perto do Recife de Minos.
Assim como outros Mbunas, O Zebra Super Red é comumente encontrado próximo de áreas rochosas livres de sedimentos, onde se alimenta de Aufwuchs (um tipo de alga fibrosa resistente que se adere as rochas).
Em relação as cores, esse peixe costuma ter coloração avermelhada brilhante, mas embora seja chamado de “Zebra”, não possui nenhuma listra aparente. Na verdade, eles são completamente avermelhados em seu habitat natural.
Por fim, se o aquarista estiver disposto a realizar trocas parciais de água com frequência e fornecer companheiros adequados para o Zebra Super Red, ele será fácil de criar.
Continue lendo o artigo para conhecer as principais características e necessidades da espécie.
Ficha Técnica
Nome: Zebra Super Red, Red Zebra, Orange Zebra Cichlid, Esther Grant’s Zebra, Orange Blue Mouth Breeder;
Nome Científico: Maylandia estherae (Konings, 1995);
Família: Cichlidae;
Origem da Espécie: África (Lago Malawi);
Comprimento: Em cativeiro até 13 cm;
Expectativa de Vida: Até 6 anos;
Nível de Dificuldade: Moderado;
Parâmetros da Água
pH: Manter o pH da água entre 8.0 e 8.5;
Dureza da água: 9 e 16 °GH;
Temperatura: 24ºC a 26ºC;
Características
Alimentação
Onívoro. Na natureza, o Zebra Super Red se alimenta de Auwfuchs, um tipo de alga bastante resistente que se adere as rochas e que possui grande quantidade de invertebrados bentônicos e zooplâncton.
Nos aquários, a sua dieta deve ser composta de alimentos para peixes herbívoros porque, embora comam um pouco de proteína na natureza, a maior parte dessa dieta é composta por vegetais.
Uma outra característica muito comum desses peixes é que eles engordam facilmente, então tome cuidado para não alimentá-los demais. As algas que crescem no aquário já ajudam na alimentação, mas suplemente com uma ração de alta qualidade.
Abaixo, listarei algumas das principais rações disponíveis para esses peixes. Caso queira adquiri-las, basta clicar nos links:
No products found.
Temperamento / Comportamento
O Zebra Super Red é considerado um peixe muito territorial. No entanto, ele pode conviver com outros de sua espécie sem maiores problemas. Evite apenas adicionar outros machos no aquário, pois eles lutarão até a morte.
O recomendado é que você mantenha-o acompanhado de outras três fêmeas.
Compatibilidade
Como já mencionamos, O Zebra Super Red é muito agressivo e não é considerado um bom companheiro para outros peixes em aquários comunitários.
Além disso, se você adicioná-lo em um aquário com outras espécies, deve evitar colocar peixes que gostam de ficar no fundo do aquário. O Red Zebra adora ficar nessa região!
Alguns bons companheiros de aquário incluem outros ciclídeos Mbuna menos agressivos do Lago Malawi, mas que não possuam cores semelhantes. Evite também os que possuem formato semelhante, pois eles podem ser atacados ou até mesmo poderão cruzar entre si, o que não é recomendado.
Dimorfismo Sexual / Reprodução / Acasalamento
Alguns machos possuem cores azuis, enquanto as fêmeas são de cor laranja. No entanto, dependendo da localidade, também existem machos laranjas e fêmeas amarelas.
Em populações onde o macho e a fêmea são da mesma cor, eles podem ser sexados pelo tamanho (os machos são maiores do que as fêmeas) e pelas manchas em formato de ovos em sua nadadeira anal.
Para reproduzi-los, o ideal é que você tenha um macho com no mínimo três fêmeas no aquário. Condicione os peixes com uma dieta de alta qualidade composta principalmente de matéria vegetal.
O macho buscará limpar uma área do aquário para ser o local de desova. Mas, na maioria das vezes, ele escolhe uma rocha plana ou até mesmo o substrato pra fazer isso. Ele ficará com suas cores realçadas e tentará atrair a fêmea para acasalar nesse local.
Veja também:
Por ser um peixe muito vigoroso em suas atividades de procriação, você deve adicionar mais fêmeas ao aquário para evitar que ele acabe estressando um único peixe.
Quando uma fêmea fica pronta para desovar, ela se aproxima do local que foi previamente limpo pelo macho e coloca seus ovos, mas os põe em sua boca logo em seguida. O macho possui manchas em formato de ovos em sua barbatana anal e a fêmea ficará atraída por elas. Então, quando ela tenta pegá-los, o macho libera os espermatozoides para fertilizar aqueles ovos que estão em sua boca.
A fêmea irá carregar os ovos por cerca de 3 – 4 semanas antes de liberá-los. Ela ficará com a boca distendida e não comerá durante este período.
Quando os filhotes nascerem, você pode alimentá-los com rações dos adultos trituradas ou alimentos específicos para alevinos.
Configuração do aquário
O aquário precisa ter no mínimo 200 litros para um único exemplar da espécie. No entanto, caso queira criá-los em haréns com um macho e várias fêmeas, eu recomendo que você adicione-os em ambientes com mais de 400 litros.
O espaço deve ser decorado com um substrato arenoso e possuir muitas cavernas formadas com rochas e troncos. A adição de decorações no aquário ajuda a diminuir, por exemplo, a agressividade desses peixes, além de criar territórios para cada um deles.
Além disso, procure deixar alguns espaços abertos na frente do aquário para que eles possam nadar livremente.
Por fim, certifique-se de que as rochas fiquem bem firmes no fundo, pois esses peixes adoram revirar o substrato e podem acabar causando acidentes.
Referências Bibliográficas
Konings, A., 1995. Description of Pseudotropheus estherae sp. nov., the well-known red zebra cichlid from Lake Malawi. Tropical Fish Hobbyist (May 1995):206-210. (Ref. 40897)
1 comentário
Pingback: Quais são os 10 ciclídeos mais populares do Lago Malawi? - MyAquarium