O Anjo Tricolor (Holacanthus tricolor) é um peixe muito bonito para se ter em um aquário marinho, no entanto, costuma ser um grande desafio para todos os tipos de aquaristas.
Eles são peixes tímidos que precisam de aquários calmos com muitas cavernas e rochas vivas que possam pastar e comer algas, além disso, o aquário precisa ter no mínimo 450 litros para um único exemplar. O Anjo Tricolor não costuma ser seguro para aquários com recifes de corais, pois podem mordiscá-los.
Entretanto, ao contrário de boa parte dos peixes da família Pomacanthidae, o Anjo Tricolor deve ser o primeiro peixe adicionado ao aquário. Depois de aclimatá-lo, por exemplo, você pode adicionar o restante dos outros peixes.
Ficha Técnica
Nome: Anjo Tricolor, Rock Beauty
Nome Científico: Holacanthus tricolor (Block, 1795)
Família: Pomacanthidae
Origem da Espécie: Atlântico Ocidental
Comprimento: Até 35 cm
Expectativa de Vida: Até 15 anos
Parâmetros da Água
pH: Manter entre 8.1 – 8.4
Dureza de Carbonatos: Entre 8° – 12° dKH
Temperatura: Manter entre 22°C – 26°C
Características
Nível de Cuidado: Difícil.
Alimentação: Na natureza, o Anjo Tricolor se alimenta de esponjas, corais, algas e pequenos seres. Nos aquários, por exemplo, eles possuem rações próprias, muitas delas em gel, criadas para atender suas necessidades.
Sobretudo, além de oferecer rações variadas, complemente sua dieta com alimentos vivos.
Temperamento / Comportamento: O Anjo Tricolor costuma viver em recifes de corais, afinal, os peixes mais jovens se alimentam de parasitas (ou muco) de outros animais nas chamadas “estações de limpeza”.
Entretanto, devido ao seu comportamento territorial, evite colocá-los com peixes de mesmo tamanho, agressivos ou muito pequenos. Além disso, ofereça abrigo para todos.
Veja também:
Compatibilidade: Essa espécie pode conviver apenas com outros animais, por exemplo, camarões, caramujos e caranguejos. Evite outros peixes que possuem comportamento agressivo ou até mesmo peixes pacíficos, pois eles podem atacá-los, mas peixes menores não devem ser incomodados por eles, caso o aquário seja grande.
Reprodução / Acasalamento: Até hoje não foi realizada a reprodução dessa espécie em cativeiro, ou seja, ainda não há informações disponíveis sobre o assunto.
Tamanho do aquário: O Anjo Tricolor precisa de um aquário com no mínimo 450 litros para um único exemplar, assim como também uma excelente filtragem. No entanto, trocas parciais de água de 10 – 15% devem ser feitas a cada 2 semanas para que a água permaneça com as condições ideais.
De preferência, utilize um aquário mais largo e longo, ao invés de alto, da mesma forma que acrescente muitas rochas vivas para que possam acomodar grandes quantidades de esponjas e algas, bem como muitos esconderijos para a espécie.
Referências Bibliográficas
Allen, G.R., 1985. Butterfly and angelfishes of the world. Vol. 2. 3rd edit. in English. Mergus Publishers, Melle, Germany. (Ref. 4858)
1 comentário
Pingback: Peixe-Borboleta de Cauda Vermelha (Chaetodon collare) - MyAquarium